TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS E AGRÁRIA

Por:   •  16/2/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.779 Palavras (8 Páginas)  •  492 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO[pic 2]

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS E AGRÁRIA
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE NOVA MUTUM

ADMINISTRAÇÃO

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

Nova Mutum – MT
2016

BRUNA LOISE MEURER
ERICA ELISA LONGO
OSVALDO DE SOUZA NETO

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

Trabalho apresentado à disciplina Metodologia científica do curso de Administração da Universidade do Estado de Mato Grosso sob a orientação do prof. Valdenir José Dotto.

Nova Mutum – MT
2016

SUMÁRIO

[pic 3]

1. TEMA        3

2. PROBLEMÁTICA        3

3. OBJETIVOS        3

3.1. Objetivo Geral        3

3.2. Objetivo Específico        3

4. JUSTIFICATIVA        3

5. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        4

6. METODOLOGIA        6 

7. CRONOGRAMA        7

8. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICA        8

1. TEMA

Recrutamento e Seleção


2. PROBLEMÁTICA        

        A ausência de processo de recrutamento e seleção em algumas empresas, provoca limitações na escolha de pessoas adequadas para ocupar o cargo certo e desempenhar a função proposta, repercutindo assim mau atendimento aos clientes.

3. OBJETIVOS        

3.1. Geral        


         Mostrar como o recrutamento e a seleção de pessoas podem resultar em melhorias nas organizações.

3.2. Específico        

  • Identificar métodos de processo seletivo e os critérios adequados para minimizar custos e procurar garantir sucesso para a organização.
  •  Levantar possíveis causas que levam algumas empresas a não realizarem o processo de recrutamento.
  • Identificar o nível de conhecimento das organizações em relação com recrutamento e seleção.

4. JUSTIFICATIVA

As empresas atualmente estão sempre em busca de melhores resultados, maior qualidade na prestação de serviços e um bom atendimento visando maiores lucros e oportunidades. Isto só é possível através do desenvolvimento das pessoas que estão inseridas no ambiente organizacional, pois estas são responsáveis pela existência da empresa. Sendo assim atrair pessoas certas para ocuparem as funções corretas só é possível através de um processo de recrutamento e seleção eficaz. O processo de recrutar e selecionar pessoas são uma atividade de metodologia própria de cada empresa e não pode ser visto como sem importância. Através deste estudo de caso, dessa pesquisa, justifica-se o desenvolvimento de tal projeto e a necessidade de identificar técnicas de recrutamento e seleção que sejam aplicáveis em pequenas e grandes organizações.

Em empresas de pequeno e médio porte, o processo de recrutamento e seleção é feito de forma irregular sendo na maioria das vezes realizado por gerentes de departamentos ou colaboradores mais antigos da empresa, o que leva a erros, gastos desnecessários com admissão e demissão, perda de tempo e potencial.

         Para profissionais na área de Administração (gestores, recrutadores, selecionadores, assistentes, encarregados envolvidos com ARH) e profissionais da área de saúde (como psicólogos que desenvolvem suas carreiras e estudos na área organizacional) é interessante demonstrar como esse processo de Recrutamento e Seleção, pode ser rápido, simples e eficaz na contratação de um colaborador, independente dos métodos e técnicas utilizados e demonstrados neste projeto.

        A partir dessas considerações, entende-se que é uma área que precisa se aprimorar mais em relação à qualificação dos profissionais. O mundo mudou, as formas de gerenciamento das organizações mudaram, portanto, estas mudanças precisam permear o grupo gestor de recursos humanos no sentido de acompanhar as mudanças tecnológicas que impactam diretamente nos processos de produção e gestão das organizações.

5. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        
        
        Quando se fala em recrutamento refere-se à busca por mão-de-obra para abastecer o processo seletivo de determinada empresa, tendo com função buscar pessoas para atender as necessidades da empresa, atraindo candidatos com perfil adequado para determinada vaga.

Nesse sentido, é reconhecido que:

O Recrutamento corresponde ao processo pelo qual a organização atrai candidatos no MRH para abastecer seu processo seletivo. O recrutamento tal como ocorre com o processo de comunicação é um processo de duas mãos: ele comunica e divulga oportunidade de emprego, ao mesmo tempo em que atrai os candidatos para o processo seletivo. Se o recrutamento apenas comunicar e divulgar, ele não atinge seus objetivos básicos. O fundamental é que atraia e traga candidatos para serem selecionados. (CHIAVENATO, 2008, p. 114).                                                                        

A seleção funciona como um filtro que permite que apenas aquelas pessoas que apresentam características desejadas pela empresa ingressem na mesma. Em uma época em que a competição é um fator presente nas organizações, à concorrência por profissionais com qualidade e que agreguem valor, são determinantes no diferencial de qualidade das empresas. O recrutamento e seleção tornam-se ferramentas fundamentais para o alcance deste êxito. Assim, é importante reconhecer que:

Em termos mais amplos, a seleção busca, dentre os vários candidatos recrutados, aqueles que são mais adequados aos cargos existentes na organização ou às competências necessárias, o processo seletivo visando a manter ou aumentar a eficiência e o desempenho humano como eficácia da organização.         (CHIAVENATO, 2008, p. 133).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (142.6 Kb)   docx (327.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com