TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FACISAS – FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Por:   •  30/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.521 Palavras (7 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 7

FACISAS – FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

UNIC AEROPORTO - SINOP

ARQUITETURA E URBANISMO

PROJETO – SHOPPING CENTER

DANIEL FERREIRA GOMES PONTES

LUAN FRANCISCO TAVARES DE MIRANDA

MARCELO MAINARDI

RAFAELA PETRIKIC SILVA

ARQ. JULIANA KORMAN VALIENTE

SINOP

2017

FACISAS – FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

UNIC AEROPORTO - SINOP

ARQUITETURA E URBANISMO

PROJETO – SHOPPING CENTER

TRABALHO APRESENTADO COMO REQUISITO PARA OBTENÇÃO PARCIAL DE NOTA NA AVALIAÇÃO OFICIAL DA DISCIPLINA DE ATELIÊR DE PROJETO DE ARQUITETURA VI.

DANIEL FERREIRA GOMES PONTES

LUAN FRANCISCO TAVARES DE MIRANDA

MARCELO MAINARDI

RAFAELA PETRIKIC SILVA

ARQ. JULIANA KORMAN VALIENTE

SINOP

2017

MEMORIAL JUSTIFICATIVO

APRESENTAÇÃO

A cidade de Sinop, localizada no noroeste da região Centro-Oeste, médio-norte do estado de Mato Grosso, com estimativa de 130 mil habitantes aproximadamente, está entre as maiores cidades do estado. Conhecida como “Capital do Nortão” destaca-se atualmente cono polo de referência em todo norte mato-grossense.

Sinop é uma cidade planejada, observando critérios urbanísticos modernos, com traçado regular e quadras interligadas por mais de quatrocentos quilômetros de ruas e avenidas.

As áreas residenciais são limitadas por avenidas de aproximadamente até cinquenta metros de largura, com calçada de até sete metros. Existem praças, reservas naturais e áreas de lazer.

Sinop também se destaca por ser polo universitário contando com a faculdade UFMT, Unemat e duas particulares (Unic e Fasipe), tendo grande diversidade de cursos de graduação, fazendo com que assim atraia universitários novos todo ano para a cidade aumentando o crescimento populacional, juntamente assim aumenta o mercado imobiliário que se mostra bastante forte e em crescimento na cidade.

Estes fatores, econômicos e de crescimento populacional, que nortearam a decisão da implantação de um Shopping Center na cidade.

LOCALIZAÇÃO

O empreendimento será instalado em um terreno com 135.166,93m², localizado no futuro Loteamento Aeroporto. Este loteamento, em fase de execução, será implantado na sequência da Avenida Bruno Martini, a qual é planejada com fluxo intenso para acesso a faculdades, aeroporto e bairros nobres da cidade, interligando o centro da cidade às vias principais de acesso – BR-163 e Viaduto.

CARACTERÍSTICAS DO ENTORNO

O loteamento onde o terreno se encontra terá fins residenciais e comerciais, não possuindo indústrias em seu entorno. Por se tratar de um loteamento novo ainda em aprovação não contamos com construções em seu torno o que nos facilita na questão de fundação da obra não prejudicando vizinhos. Além-domas com a construção do empreendimento Shopping Center localizado em uma área nobre da cidade e de bela arquitetura impactará de forma positiva valorizando terrenos ao seu redor e para a construção e crescimento da cidade ao seu lado leste.

Este lado Sul vem crescendo muito nos últimos anos, a poucos tempos atrás era apenas tudo mato, quando saiu o primeiro loteamento nessa região todo mundo se dizia mais como fazer loteamento numa área tão distante da cidade que não se tem nada, com a vinda do Aeroporto a cidade foi se expandindo para a Região Sul e se tornando cada vez mais agravante e nobre, atualmente os loteamentos mais valorizados do mercado imobiliário Sinopense se encontra nessa região, porém ainda não temos atrativos como lojas mercados, lanchonetes coisas do tipo para atender essa região com isso se faz importante e atrativo a implantação do Shopping Center na região nobre da cidade, atraindo assim mais investidores e expansão.

CONCEITOS GERAIS DE ZONEAMENTO E OCUPAÇÃO

Segundo a legislação de Sinop, os afastamentos mínimos são 5,00m de frente e 1,50m de laterais e fundo, com sua taxa de ocupação de 80% e coeficiente de aproveitamento de 1,34 valendo para empreendimentos térreos mais dois pavimentos, para projetos comerciais devido à zona que se encontra o terreno destinado para comércio.

IMPLANTAÇÃO

A disposição do complexo no terreno considerou seus acessos, sua topografia e sua localização em relação aos pontos cardeais.

Desta forma o acesso principal ao Shopping Center é pela Rua N-1 que fica como um desvio a paralela a Avenida Bruno Martini que é a principal via de acesso a faculdades e aeroporto da cidade; deste, há o acesso ao estacionamento que fica a direita da entrada principal do shopping destinado a consumidores do empreendimento a ser realizado; o acesso todo se da pela entrada na Rua N-1 onde se tem um amplo estacionamento contando com 1.222 vagas para veiculo já incluindo os 2% para PCD e idosos, e 162 vagas para motocicletas.

Ao entrar no ao entrar no Shopping contamos com a praça de eventos que é o marco chefe do shopping onde direciona as lojas, escadas e elevadores. Na saída da praça de eventos temos lojas em um espaço mais aberto fazendo uma ligação do ambiente interno com o ambiente externo, onde no centro temos um Clube do Chopp que é um grande diferencial do nosso shopping para ter diversão tanto para as mulheres, homens e crianças.

As lojas do ambiente aberto contam com um lindo jardim arvores e um ambiente arrojados, as passarelas são em deck para criar mais o ambiente externo, todas passarelas são cobertas fazendo um contorno trapézio

O pavimento térreo do shopping contém três lojas ancoras, três megalojas, um hipermercado, noventa e cinco lojas satélites.

No segundo pavimento temos espaço de Parks&Games, 4 espaçosas salas de cinema, mais trinta lojas satélites e uma espaçosa praça de alimentação contendo 23 espaços para a implantação de fats food com tamanhos variados.

        

TIPOLOGIA ARQUITETÔNICA

        Sorriso não se destaca na região apenas pelos seus atributos ligados ao agronegócio, mas também como uma cidade que possui um apuro arquitetônico notável em suas edificações. Residências, comércios, edificações institucionais; todas primam por apresentar uma boa arquitetura, com variados estilos e uso de materiais, mas que dividem a característica de buscar uma contemporaneidade em sua concepção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (126.9 Kb)   docx (23.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com