TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FATORES QUE IMPEDEM A PARTICIPAÇÃO POPULAR E O CONTROLE SOCIAL

Por:   •  13/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  7.100 Palavras (29 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 29

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP-POLO DE JUAZEIRO- BA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA

DISCIPLINAS NORTEADORAS: GESTÃO URBANA E SERVIÇOS PÚBLICOS; LICITAÇÕES, CONTRATOS E CONVÊNIOS; FINANCIAMENTOS PÚBLICOS; POLÍTICAS PÚBLICAS E ESTADO E PODER LOCAL

DANIEL ALVES DE SOUZA- RA: 4033685823

MAICON OLIVEIRA DE SÁ- RA-3501642242

LUIZ PAULO DE CASTRI SANTOS- RA-4206747570

WILLIAN DA SILVA MATIAS- RA- 418259179

DESAFIO PROFISSIONAL IV

TUTOR EAD: SÖNIA ALVES MARTINS

JUAZEIRO / BA

NOVEMBRO/ 2017

Sumário

1.        INTRODUÇÃO        3

2.PASSO 1 APRESENTAR OS EXEMPLOS DE AÇÕES/GESTÃO QUE, RESULTARAM EM MUDANÇAS.        5

3.PASSO 2 GESTÃO PÚBLICA DOS ESPAÇOS DEMOCRÁTICOS: MUNICIPAL, ESTADUAL E NACIONAL, E NOS PODERES EXECUTIVO, LEGISLATIVO E JUDICIÁRIO.        7

3.1. FATORES QUE IMPEDEM A PARTICIPAÇÃO POPULAR E O CONTROLE SOCIAL        11

4.PASSO 3- ANÁLISE CRÍTICA SOBRE A NECESSIDADE DE CONCEBER OS PRINCÍPIOS NORTEADORES DA GESTÃO PÚBLICA E DAS AÇÕES QUE ENVOLVEM PODER E GESTÃO.        15

5.PASSO 4- DESAFIO NA BUSCA DE AÇÕES/GESTÃO.        19

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS        24

7. REFERËNCIA BIBLIOGRÁFICA        25

  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho possui como tema a análise das políticas públicas de previdência social na efetivação da cidadania dos idosos no Brasil, a partir de uma análise teórico metodológica da duplicidade da perda dos valores dos benefícios previdenciários em virtude da incidência do novo período de base de cálculo e do fator previdenciário, assim como também, dos índices de reajustes anuais concedidos aos benefícios com valor superior ao mínimo. Tal análise levará em consideração o Princípio da Irredutibilidade do valor dos benefícios e o preceito constitucional da Conservação do seu Valor Real. Segundo Lima1 , o Princípio geral da irredutibilidade salarial fundamenta-se principalmente no princípio da progressão social, vejamos:

1. No princípio da progressão social, segundo o qual o trabalhador não pode sofrer redução do seu padrão de vida; 2. Nos caracteres do salário, que são: a) sinalagma (relação de equivalência supletiva das obrigações); b) caráter alimentar, o que lhe garante a qualidade de crédito preferencial; c) caráter forfetário (não está sujeito aos riscos de empreendimento); d) persistência em caso de paralisação das atividades independente da vontade do obreiro; e) natureza composta do salário (fixo mais adicionais); f) irredutibilidade; g) determinação heterônoma do salário (lei, instrumentos coletivos, regulamento de empresa, contrato individual); h) proporcionalidade com a natureza da prestação.”

Neste contexto apresentam-se como possíveis hipóteses: 1. No atual contexto brasileiro a Previdência Social é um fator importante para a efetivação da cidadania, mas não permite a plena efetivação dos direitos sociais, e, principalmente, vem causando a perda dos mesmos, particularmente em razão da incidência do fator previdenciário e dos valores dos índices de reajustes anuais dos benefícios de aposentadoria. 2. Analisando a atual conjuntura social brasileira e a duplicidade da perda dos valores auferidos nos benefícios de aposentadoria concedidos pela Previdência Social, acredita-se que as políticas públicas de previdência social não cumprem os ditames constitucionais de inclusão social, minimização das desigualdades e de direito da condições mínimas de subsistência. 3. As políticas públicas de previdência social concretizam seu objetivo de inclusão social, minimização das desigualdades e o direito a condições mínimas de subsistências, promovendo a efetivação da cidadania e dos direitos sociais, garantidores da dignidade da pessoa humana, mesmo com a incidência do fator previdenciário e dos valores dos índices de reajustes anuais dos benefícios de aposentadoria.

Demonstra-se, portanto, que o objetivo deste trabalho é analisar a contribuição das políticas públicas de previdência social2 na efetivação da cidadania e concretização da dignidade da pessoa humana, sua relevância e limitações face aos diferentes níveis de valores auferidos nos benefícios concedidos, em virtude da incidência do fator previdenciário e dos índices de reajustes anuais concedidos aos benefícios superiores ao mínimo.

Objetiva-se ainda especificamente analisar os conceitos e pressupostos de políticas públicas, da Seguridade Social e da cidadania; apresentar elementos histórico-sociais da evolução dos direitos sociais e da Previdência Social no Brasil; avaliar o impacto social e econômico das políticas públicas de previdência social; analisar a incidência do novo período de base de cálculo e do fator previdenciário, como também dos valores dos índices de reajustes anuais dos benefícios acima do mínimo face aos Princípios da Irredutibilidade dos benefícios e da Conservação do valor real; e por fim analisar a concretização da cidadania dos idosos frente à dupla perda dos valores dos benefícios auferidos. O estudo de políticas públicas mostra-se importante, sob o ponto de vista prático, na medida em que uma melhor compreensão do tema proporciona ações mais adequadas e potentes. Do ponto de vista acadêmico, a compreensão teórica dos fatores determinantes das políticas são relevantes para obter-se uma melhor compreensão dos resultados das ações governamentais.

Desta forma, como se entende que as ações e decisões ligadas a previdência social constituem-se políticas públicas, o presente estudo demonstra ter a pertinência temática adequada à linha de pesquisa do mestrado. Um trabalho de pesquisa nesta área mostra-se importante, em razão do tema possui relevância social e científica, visto que a cidadania é uma conquista social, e está passando por um processo de redefinição desafiador, causado pela evolução social, pela globalização e pela redemocratização do Estado, sendo considerada como um atributo fundamental para se conquistar a dignidade da pessoa humana. Do ponto de vista da Ciência do Direito, o tema é importante porque permite caracterizar as políticas públicas de previdência social como pressuposto de efetivação da cidadania.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49.1 Kb)   pdf (376 Kb)   docx (200.3 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com