TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FICHA ESBOÇO DO PROJETO: IDÈIAS INICIAIS EXERCICÍO DE COMPREENÇÃO

Por:   •  15/9/2022  •  Seminário  •  387 Palavras (2 Páginas)  •  63 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes - CCHLA

* FICHA ESBOÇO DO PROJETO: IDÈIAS INICIAIS... *

- Tema (a pesquisa se concentra na área x da Geografia, com o tema y):

Habitação e equipamentos coletivos na RMN Funcional.

- Objeto a ser pesquisado (objeto que será utilizado para as análises):

Avaliar as inserções urbanas dos conjuntos, considerando o modelo da política implementada e a dinâmica urbana de cada município, compreendendo os movimentos de expansão do tecido urbano: contiguidade, frentes de expansão, inserções em áreas periurbanas e outros, destacando os municípios que compõem a RMN funcional em 2021.

- Título (se houver, pode ser provisório):

1. Objeto de estudo (caracterize brevemente o seu objeto de pesquisa):

2. Justificativa (aponte argumentos que justificam a execução dessa pesquisa – não vale dizer que é obrigatório para se formar):

3. Objetivos (detalhe os objetivos gerais e específicos da pesquisa):

Fazer um levantamento dos municípios de alta e média interação da região metropolitana de Natal, coma a identificação de praças, associações comunitárias, escolas, unidades de saúde, postos policiais etc.

Coleta e organização dos dados disponíveis no Sistema de Informação Geográfica, como por exemplo, os recursos disponíveis no My Maps, Google Earth e no Arcigs.

My Maps será utilizado para a localização e inserção de pontos da oferta de serviços,  inserindo inclusive ofertas de comércio e serviços de vários níveis da economia urbana, inclusive do circuito inferior.

Solicitar informações às prefeituras dos municípios citados e o ao governo do estado do Rio Grande do Norte em relação a infraestrutura, como a saúde, escolas, postos policiais e outros serviços coletivos.

Google Earth serão inseridos os polígonos dos empreendimentos e a dos equipamentos urbanos e comunitários.

Dados coletados no My Maps e no Google Earth serão salvos nos formatos kml e kmz que dialogam com softwares com maior capacidade de manipulação e análise dos dados, a exemplo do Arcgis.

0 Arcgis será o receptor das feições e formas - a parte vetorial - inseridas no My Maps, além de abrigar os arquivos oriundos do IBGE das bases de dados das Prefeituras - quando houver - e de demais órgãos que tenham dados relevantes para a pesquisa.  Neçe também serão inseridos os dados quantitativos, tabulados em planilhas de dados para análise estatística e espacial, para produção de mapas temáticos.

4. Ponto de partida (quais as questões introdutórias que me estimularam a estudar/pesquisar sobre tema/objeto):

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (68.1 Kb)   docx (450.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com