TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Pesquisa: Inglês como segunda lingua para crianças nos anos iniciais

Por:   •  15/11/2016  •  Projeto de pesquisa  •  536 Palavras (3 Páginas)  •  593 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Esse projeto tem como função o estudo a respeito da aprendizagem da língua inglesa por crianças dos três aos seis anos de idade.

A problemática desse tema é definida pela necessidade que temos de nos comunicar na sociedade atual e a importância que um idioma estrangeiro implica nisso, tendo como cerne a língua inglesa.

Podem-se observar vários anúncios oferecendo aprendizagem de um novo idioma de maneira rápida e eficaz, porém, será que essa habilidade serve para qualquer pessoa em qualquer idade? Afinal, qual é a melhor idade para se iniciar esse aprendizado? O indivíduo exposto a uma nova língua após a alfabetização apresenta um processo de aquisição muito mais difícil.

A construção desta pesquisa partirá da ideia de que quanto mais cedo a criança for exposta a uma nova língua, mais fácil será o seu aprendizado. Diante diversos questionamentos que temos a respeito desse método de ensino durante a educação infantil, esse trabalho mostrará que os fatores que afirmam essa ideia, vão além da importância de estar inserido nesse mundo de diversos idiomas, pois essa aprendizagem auxilia no desenvolvimento neurológico, beneficiando atitudes e habilidades em outros campos de conhecimento.

Segundo Carvalho (2009) e Izidoro (2010), a língua estrangeira trabalhada na escola infantil tem um grande valor, pois é nesta fase que ascrianças apresentam maior facilidade de aprender uma nova língua. As crianças ao desenvolverem a falaexpressam-se de forma espontânea ao mesmo tempo em que ampliam seu vocabulário. É importante, noaprendizado de uma língua estrangeira, que as palavras e estruturas ensinadas sejam repetidamente ouvidas efaladas para que sejam bem assimiladas.O ensino de segunda língua na educação infantil, para crianças de três a seis anos, é positivo, masdeve resumir-se a oralidade, para que não atrapalhe a alfabetização na língua materna.

A aprendizagem de uma nova língua é dividida em três processos diferentes, que será esclarecido nesse trabalho, sendo estes: a língua materna; segunda língua e língua estrangeira.  

OBJETIVOS

A pesquisa tem como objetivo comparar a aquisição da língua materna, da segunda língua e da língua estrangeira; verificar os processos de como esse aprendizado acontece; identificar os benefícios que o ensino de uma nova língua apontam no desenvolvimento cognitivo infantil.

METODOLOGIA

Para a realização desse projeto, foi feito um levantamento bibliográfico através de artigos com os ideais do tema. Foram feitos fichamentos para serem usados como base e melhor entendimento. Para a realização da pesquisa, pretendo desenvolver um estudo de caso, com base nas teorias desenvolvidas por alguns autores.

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

                                                            MÊS/ANO

ATIVIDADES

AGO/2013

SET/2013

OUT/2013

NOV/2013

Delimitação do tema

X

Pesquisa bibliográfica

X

Elaboração do projeto

X

Avaliação do projeto

X

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CARVALHO, Raquel Cristina Mendes de. A educação infantil descobrindo a língua inglesa: interação professor/aluno. Trab. linguist. apl., Campinas,  v. 48, n. 2, Dec. 2009. Disponível em: . Acesso em  23  Nov. 2013. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (71.3 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com