TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE INTERVENÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NAS SERIES INICIAIS

Por:   •  10/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  3.259 Palavras (14 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDaGOGIA

PROJETO DE INTERVENÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NAS SERIES INICIAIS

[pic 3]

Linhares

2014

PROJETO DE INTERVENÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NAS SERIES INICIAIS

Linhares

2014

2. OBJETIVO GERAL

  • Investigar as dificuldades encontradas por alunos quanto ao ensino de matemática de duas turmas do (Quarto Ano do Ensino Fundamenal); levando-se em consideração a implantação dos jogos educativos nas aulas de matemática como alternativa para se aprender brincando.

2.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Mostrar aos discentes e comunidade educativa envolvida no projeto a diferença entre um jogo comum e um jogo adaptado para o ensino de matemática.
  • Aplicar os jogos educativos em contextos apropriados ao ensino da disciplina.
  • Estimular o aprendizado da matemática através do lúdico.
  • Oferecer condições para que as quatro operações fundamentais que são elas: adição, subtração, multiplicação e divisão sejam exploradas através dos jogos educativos trabalhados nas aulas de matemática.

3. REFERENCIAL TEÓRICO

        Diante dos inúmeros avanços pelos quais têm passado nossa sociedade contemporânea, e em especial a educação, não se pode pensar em trabalhar com aulas de matemática que não viabilizem o interesse do aluno, pois é grande o número de jogos eletrônicos disponíveis na internet e de games que despertam a curiosidade de nossas crianças em idade escolar, por isso cabe a escola se renovar quanto ao ensino de matemática adicionando de forma gradual ao ensino tradicionalista mecanismos como os jogos educativos; para que alcancemos os resultados esperados na execução desta disciplina escolar.

        E, pensando nessa proposta Mendonça (2001 apud RIBEIRO, 2004, s/p), diz que:

Ensinar e aprender matemática pode e deve ser uma experiência feliz. Curiosamente quase nunca se cita a felicidade dentro dos objetivos educativos, mas é bastante evidente que só poderemos falar de um trabalho docente bem feito quando todos alcançarmos um grau de felicidade satisfatório.

        Nesse sentido, o que se defende aqui é sem dúvida a inserção dos jogos matemáticos como estratégia viável para que professores e alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental; consigam alcançar o sucesso desejado onde a felicidade se completa com o alcance dos objetivos propostos pela escola; que é o da aprovação de seus alunos com eficácia e como garantia de que os conteúdos trabalhados em sala de aula foram de fato suficientes para assegurarem o avanço dos alunos nas séries subsequentes em relação ao ensino de matemática que muitas vezes é angustiante e deficitário, pois como cita Sousa (2002 apud RIBEIRO, 2004, s/p):

[...] as crianças não são adultos em miniatura; elas pensam e agem como crianças. Portanto, é compreensível que não se sintam estimuladas a aprender com quadros negros repletos de exercícios de fixação, que são atividades repetitivas e cansativas. Além disso, essa metodologia de ensinar exige que elas permaneçam sentadas e caladas por um longo período.

           Assim, cabe ao professor buscar novas estratégias que prendam a atenção dos alunos dessa modalidade de ensino, pois como vimos ensinar não é transmitir regras, mas sim, trabalhar em sintonia com aquilo que desperte a curiosidade do discente. E, uma das maneiras de se alcançar essa estratégia de ensino na área da matemática é usando os jogos educativos quando o assunto trabalhado no decorrer das aulas assim o propuser, pois como vimos é possível que o professor o ensine a matemática através do lúdico, onde a felicidade se completa com a realização de atividades tidas como complexas para determinada faixa etária de ensino, uma vez que o lúdico não busca a memorização de regras, o que não levaria o aluno a sentir-se desmotivado em participar dos jogos educativos trabalhados pelo professor no âmbito de sala de aula, mas sim este mesmo aluno irá se inserir de forma espontânea e prazerosa, ao mesmo tempo, em que buscará resolver os cálculos a ele proposto, por se tratar de um jogo educativo, pois o que dificulta o ensino de matemática não é o fato de a disciplina ser difícil como comentam alunos e professores, mas sim a maneira como ela é repassada aos alunos é o que a torna distante. E, através desta metodologia o discente consegue resolver cálculos matemáticos sem que ele mesmo o perceba que está trabalhando com as quatro operações matemáticas que são elas: adição, subtração, multiplicação e divisão, pois o objetivo de se trabalhar com os jogos educativos é antes de qualquer coisa tornar o ensino de matemática prazeroso tanto para alunos, assim como, para educadores.

        Ainda é fundamental destacar que os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998 apud AVELLAR, 2010, p. 20), diz que:

Os jogos constituem uma forma interessante de propor problemas, pois permitem que estes sejam apresentados de modo atrativo e favorecem a criatividade na elaboração de estratégias de resolução e busca de soluções, além de possibilitar a construção de uma atitude positiva perante os erros, uma vez que as situações sucedem-se rapidamente e podem ser corrigidas de forma natural, no decorrer da ação, sem deixar marcas negativas.

        Então como visto logo acima, a proposta de se trabalhar com os jogos educativos nas aulas de matemática é mais uma tentativa para que se aproxime a mesma da vida educacional de nossos estudantes de forma saudável e prazerosa, pois somente através desta metodologia é que os alunos não irão se sentir decepcionados diante dos erros cometidos, pois o objetivo maior dos jogos educativos é a competição entre ambos visando assim à busca de uma solução imediata para que o adversário vença o opositor, tornando a esta prática prazerosa e acima de tudo estimulante para que operações básicas do ensino da matemática sejam valorizadas e assim conhecidas pelos educandos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)   pdf (226.5 Kb)   docx (74.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com