TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FID - FACULDADE INTEGRADA DE DIAMANTINO

Por:   •  21/4/2020  •  Resenha  •  1.787 Palavras (8 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 8

CHRISTIAN BARROSO

KENIA REGNA DO NASCIMENTO MORAES

JEFERSON OLIVEIRA LOPES

JULIA VANNI CATUNDA DE OLIVEIRA

REGIANE DE JESUS SILVA

ERA DIGITAL

DIAMANTNO – MT

2020

FID - FACULDADE INTEGRADA DE DIAMANTINO

CHRISTIAN BARROSO

KENIA REGNA DO NASCIMENTO MORAES

JEFERSON OLIVEIRA LOPES

JULIA VANNI CATUNDA DE OLIVEIRA

REGIANE DE JESUS SILVA

DIAMANTINO – MT

2020

Introdução

Neste prevê relato sobre a história da “Era da Informação”, desde seu presumido inicio até sua evolução nos dias atuais, será exposto de forma clara e objetiva os impactos que a informação e a tecnologia tiveram na história da humanidade, sua cultura, formas de trabalho, saúde, entre outros, bem como suas desvantagens e uma previsão para o futuro.

O que foi a Era da Informação

A “Era da Informação”, “Era Digital” ou “Era da Tecnologia”, foi o nome dado para o período que veio após a revolução industrial, sendo mais uma entre as varias outras revoluções que já aconteceram, trazendo formas inovadoras de produzir e transformar o meio onde vivemos, sendo basicamente a passagem da tecnologia eletrônica mecânica para a eletrônica digital.

Semelhante a Revolução Agrícola e a Revolução Industrial, a Revolução Digital marcou o início da Era da Informação, a Era Digital corresponde todas as transformação ocorridas após a Terceira Revolução Industrial.

A era da informação como outras eras que a sucederão, foi uma mudança na cultura e na forma das pessoas trabalharem, produzirem e até mesmo se relacionarem uma com as outras. “O que a máquina a vapor representou para os artesãos no século XVIII, O computador representou para os operários no século XX” (Pete Druck - Transformação Digital). A era da informação marcou o surgimento do que Pete Druck chamou de trabalhador do conhecimento.

Como se deu seu início

No seu inicio, se tratava apenas de inovações e ideais praticas, conhecimentos aplicados para melhorar os processos mecânicos já existentes e suas formas manuais de trabalho. A evolução da “Era Industrial” para a “Era da Informação”, foi algo gradativo. Conforme Tigre (2006 p.5) bem pontuou: “A mudança tecnológica não é um processo automático, pois representa a substituição de métodos já estabelecidos, causando prejuízo ao capital investido. É necessário haver uma combinação de fatores que incitem essa mudança e a possibilitem”.

Conforme vários estudos aplicados na área, a época de inicio aceitável foi após o ápice da revolução industrial, na fase da historia onde a mão de obra começou a ser substituída por máquinas, equipamentos, tecnologias mais avançadas que se tornaram de suma importância para que surgisse, consequentemente, as grandes fábricas industriais, contudo Peter Drucker, consultor de empresas e autor de vários livros sobre o assunto, entre eles, Administração em Tempos de Grandes Mudanças, expõe que pode ser determinado o início da “Era da Informação” a partir da atitude dos soldados americanos que, após voltar da II Guerra Mundial, tinham como uma das principais exigências as suas colocações imediatas em alguma universidade.

Hoje esta atitude, valorizando o conhecimento e a capacitação intelectual pode parecer obvio, contudo naquela época, anterior a II Guerra, o foco era um emprego fixo e a estabilidade financeira, em vez de busca por conhecimento. Contudo, por volta de 1946, o conhecimento já estava sendo mais valorizado do que o trabalho simplesmente operacional.

Todavia, segundo analises feitas pelo sociólogo Daniel Bell, pode-se determinar que a “Era da Informação” tem seu marco primordial uma década depois,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (52.4 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com