TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FRANQUIA SUBWAY

Por:   •  7/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  23.612 Palavras (95 Páginas)  •  466 Visualizações

Página 1 de 95

1.1 – Segmento de negócio

O objetivo deste trabalho é avaliar o segmento de fast-food no Brasil, mais especificamente, o crescimento da procura pela população por alimentação fora do lar, porém com a preocupação com sua saúde, buscando alimentos saudáveis de forma rápida e com muita qualidade.

Na busca de empresas neste segmento, encontramos a rede de franquias Subway,. que opera no segmento de alimentação, especificamente na confecção de lanches naturais, sendo que sua composição, tem sua especificidade, na escolha total do cliente, desde a escolha do tamanho, tipo de pão e recheio, tudo isso com preços acessíveis e variáveis de acordo com a escolha do cliente.

Para análises mercadológicas e planejamento foram coletadas informações, diretamente com a franquia Subway e entrevista com um franqueado que já atua na região.

Como o setor de alimentação está em constante expansão no Brasil e a preocupação cada vez maior com a saúde geral da população, concluímos que a implantação de uma unidade Subway de rua seria bastante viável no centro da cidade de Suzano.

1.2 – O negócio

        De acordo com a revista Pequenas Empresa, Grandes Negócios, o mercado de fast-food cresce rapidamente no Brasil e neste ano deverá alcançar um faturamento de R$ 50 bilhões, alta de 82%, em valores, se comparado com o ano de 2008. Serão nada menos que 406 mil pontos de venda, informa um relatório divulgado pela Mintel, empresa britânica de pesquisa e inteligência de mercado presente em dez países e que completará, em dezembro, um ano no país. E as previsões são ainda mais animadoras, revela o levantamento. A Mintel prevê um crescimento de 47% no número de lojas de fast-food no Brasil, estimando que haverá 480 mil estabelecimentos até 2018, quando o faturamento do mercado alcançará R$ 75 bilhões.

CAPÍTULO 2 – SUMÁRIO EXECUTIVO

Este plano de negócio tem como objetivo analisar um empreendimento do setor alimentício, mais especificamente do setor fast food, voltado para lanches naturais, que será instalado na área central da cidade de Suzano.

Idéia inédita na cidade, já que a maioria dos estabelecimentos que fornecem lanches naturais são as padarias de alto nível, mas não de forma flexível de acordo com o desejo do cliente.

Acreditamos no sucesso do empreendimento ainda, pela força da marca Subway e pelo crescente sucesso da franquia já localizada no shopping center da cidade, o que a primeira vista parecia incoerente, após observarmos o perfil da cidade, encontramos outro caso de sucesso, neste caso, da franquia Mcdonalds, cuja primeira loja foi aberta no mesmo shopping e recentemente, uma segunda loja foi estabelecida na área central de Suzano alcançando o mesmo sucesso, com o diferencial do Delivery com relação a primeira loja.

A intenção da loja na área central, seria o grande número de comércios estabelecidos nas três principais ruas do centro, onde há poucos locais que ofereçam esse tipo de refeição, e a dificuldade de pessoas que tem dificuldade de locomoção até o shopping no curto período de horário de almoço principalmente.        A história da Subway teve início em 1965 quando Fred DeLuca, um garoto de 17 anos , havia acabado de terminar o ensino médio e, preocupado com como faria para pagar a tão sonhada faculdade de medicina, resolver pedir conselho a um amigo da família, dr. Peter Buck. Este o aconselhoua abrir um restaurante de sanduiches do tipo submarino o que deixou Fred bastante confuso, mas para Peter Buck era simples. Bastava alugar uma loja, construir um balcão, comprar comida, abrir o negócio e em breve conseguiria juntar o dinheiro para pagar a sua faculdade. Se Fred resolvesse seguir o seu conselho, Peter seria seu sócio e lhe emprestaria U$ 1000 para inciar o negócio.

        Assim, em 28 de agosto de 1965 Fred DeLuca e Dr. Peter Buck abriram seu primeiro restaurante na cidade de Bridgeport, estado de Connecticut. Em seu primeiro deia de funcionamento, o restaurante originalmente chado de Pete’s Super Submarines, vendeu 312 sanduiches que custavam entre U$ 49 e U$ 69. O restaurante se tornou um sucesso e em 1974 eles já possuiam e operavam 16 unidades pelo estado de Connecticut. O nome Subway começou a ser utilizado em 1968, na abertuda da quinta unidade.

        DeLuca queria que o negócio crescesse rapidamente, então, para que seus planos de expansão fossem atingidos, resolveu começar a franquear a marca. Em 1989, a rede já estava presente em todos os estados americanos com 3.000 unidades em funcionamento (SUBWAY).

        A marca chegou ao Brasil em 1994, mas não conseguiu se firmar devido ao modelo de negócio, mas em 2003 a Subway resolveu voltar a investir no Brasil, reestruturou o modelo , mantendo os conceitos originais da Subway, abrindo lojas menores com aluguéis mais baixos e em melhores localizações, além de outras melhorias.

        Com esse modelo a empresa conseguiu se reerguer e nos primeiros três anos passaram apenas três lojas para cinquenta e três. Hoje são mais de 14.000 lojas em todo território nacional e está em franca expansão. Contando com apelo de seu cardápio e com o fato dos consumidores estarem mais conscientes da necessidade de uma refeição mais saudável, os gerentes de desevolvimento da Subway acreditam que esse número pode chegar a 16.000 até 2016.

CAPÍTULO 3 – A GESTÃO DA EMPRESA

3.1 - Visão:

Clara e permanente demonstração, para a comunidade, da natureza e da essência da empresa em termos de seus propósitos, do escopo do negócio e da liderança competitiva, para prover a estrutura que regula as relações entre a empresa e os principais interessados e para os objetivos gerais de desempenho da empresa. (HAX e MAJLUF, 1984 p. 17).

Ser líder no mercado regional de sanduíches naturais e fortalecer o hábito de consumo de produtos saudáveis.

A SUBWAY® é a maior cadeia do mundo de sanduíches tipo “submarino” com mais de 29000 unidades em 86 países, superando na Austrália, Estados Unidos e Canadá o número de franquias do MC Donald’s.

3.2 - Missão:

Conforme o autor Oliveira, a missão é o motivo principal da existência da empresa; o motivo pelo qual atua-se ou atuará na área.  

A SUBWAY® tem a missão de fornecer subsídios a empreendedores para que estes possam competir com a indústria mundial de fast-food. Os novos entrantes serão treinados e capacitados para que possam operar o restaurante e, além disso, a franquia avalia juntamente com o empreendedor os possíveis locais de abertura do novo negócio, presta assessoria e fornece um guia operacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (159.1 Kb)   pdf (1.3 Mb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 94 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com