TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Franquia - Franchising

Exames: Franquia - Franchising. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2013  •  2.339 Palavras (10 Páginas)  •  468 Visualizações

Página 1 de 10

Franchising

Franquia ou franchising empresarial é o sistema pelo qual o franqueador cede ao franqueado o direito de uso da marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semi-exclusiva de produtos ou serviços. A decisão por uma franquia exige do franqueador e do franqueado bastante conhecimento empresarial e certo garantias entre as partes. É preciso uma grande disposição de negociação, até se concluir pela assinatura do contrato definitivo. Para escolha de uma franquia devem ser avaliados em conjunto, todos os aspectos técnicos do Plano de Negócio, a maturidade e força da marca, a ética e respeito de padronização da rede, o potencial do negócio frente ao mercado; a adaptação à cultura local e regional; o nível de rentabilidade comparativo, e, principalmente, a confiabilidade entre as partes, evitando futuras decepções. Este estudo tem por objetivo mostrar o processo de se tornar um franqueado, bem como seus aspectos legais e financeiros.

A franchising surgiu nos Estados Unidos, na década de 50, como um sistema de negócios utilizado por pequenas empresas que concediam sua marca para outros estabelecimentos, sem muita preocupação com padrões e formatações. Aos poucos, o sistema foi amadurecendo, ganhou o nome pelo qual se tornou conhecido no mundo todo e um faturamento de participação significativa no Produto Interno Bruto de vários países.

No Brasil, as empresas começaram a chamar suas operações de franquia em meados da década de 80. Os precursores do sistema, como Yázigi International e Bob's, contam que trabalhavam com essa forma de negócios havia muito tempo, mas não usavam o termo franquia por não conhecê-lo. As redes passaram a formatar seus conceitos e a adotar o sistema oficialmente apenas na década de 90. Em 1994, a Lei do Franchising (nº 8.955/94) foi promulgada para regular as atividades do sistema.

Foi justamente naquela década que o franchising vivenciou seu maior crescimento, com grande procura por parte dos investidores. Com a explosão do sistema, multiplicaram-se os casos de sucesso, mas também grandes fracassos, o que acabou por determinar um processo de depuração das redes.

Para muitos, hoje o sistema ainda vive seu período de maturação e de maior profissionalização. As redes estão cada dia mais “antenadas” com os processos de gestão e preparadas para enfrentar a concorrência. Com a maior participação dos franqueados, muitas já operam e promovem o conhecimento mútuo, que certamente as fará crescer.

Franquia ou franchising empresarial é o sistema pelo qual o franqueador cede ao franqueado o direito de uso da marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semi-exclusiva de produtos ou serviços. Eventualmente, o franqueador também cede ao franqueado o direito de uso de tecnologia de implantação e administração de negócio ou sistemas desenvolvidos ou detidos pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem ficar caracterizado vínculo empregatício (sebrae).

Estatísticas

FONTE:

FONTE:

FONTE:

TIPOS DE FRANQUIAS

a) Franquia individual

Esse tipo de franquia está voltado à produção e comercialização de bens, que são produzidos pelo franqueador ou por terceiros previamente licenciados, sob a supervisão do franqueador. O franqueado comercializará exclusivamente em seu ponto de venda os produtos daquela marca. Esta não divide espaços com outras franquias, sendo a mais usual, por manter o conceito adequado de franquia. Como exemplo podemos citar a loja O Boticário, cuja atividade está essencialmente baseada na produção e comercialização dos produtos desta marca.

b) Franquia de conversão

O franqueador oferece uma forma original, pessoal e diferente de prestação de serviços, e cede a terceiros o direito de oferecer ao consumidor os mesmos serviços. Ao oferecer estes serviços o franqueado tem que obedecer aos padrões já conhecidos pelo consumidor. Nessa, a experiência empresarial e investimentos do franqueado se revertem para o franqueador, num mesmo ramo de negócios. Inclui os fracassos ou sucessos do empreendimento com adaptação às normas gerais da respectiva franquia. Aproveita e valoriza o ponto comercial já existente, visando maior rentabilidade e menor investimento entre as partes. Como exemplo, temos Fisk (curso de inglês), S.O.S Computadores e serviços autorizados Brastemp.

c) Franquia combinada

Esse tipo de franquia reúne franquias diferentes, com um mesmo franqueado, num mesmo ponto comercial. As unidades de negócios são similares, numa linha complementar de produtos/serviços, ou seja, há uma integração total de atividades, desde que não haja restrição por parte dos franqueadores.

d) Franquia shop in shop

O empresário, nesta modalidade, aproveita seu atual ramo de negócios, incluindo seu ponto comercial, para incorporar uma franquia, de outro ramo de negócios. Pode funcionar numa pequena loja, quiosque, carrinho, ponto de coleta de serviços, ou seja, com área reduzida para operação do negócio. Objetiva uma linha de produto/serviço específica e centralizada em unidades satélites.

3.2. Quanto à atuação geográfica

a) Franquia unitária

O franqueador cede o direito de implantação e operação ao franqueado. Exige uma unidade específica em local determinado, com exclusividade. Como exemplos têm: casas lotéricas, Correios e Telégrafos.

b) Franquia múltipla

Este tipo de franquia permite ao franqueado formar sua própria rede local ou regional, envolvendo outras franquias unitárias, após seu crescimento até o limite de mercado. As partes do negócio mantêm um controle rigoroso sobre a multiplicação da franquia em rede para não perderem unidade do negócio e proximidade com o público consumidor.

c) Franquia regional

Esta modalidade abre a atuação geográfica ao franqueado, por tempo e áreas determinadas. Envolve taxa de franquia regional, negociada em pagamento à vista na primeira etapa, e pagamentos sucessivos a cada unidade de franquia aberta. Faz parcerias, sob sua responsabilidade, por meio de contratos individuais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com