TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNÇÃO FINANCEIRA

Projeto de pesquisa: FUNÇÃO FINANCEIRA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.743 Palavras (11 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 11

ADMIN. FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA I Prof. Adm. Antonio Peixoto.

II – A FUNÇÃO FINANCEIRA

1. O Papel das Finanças

O que são Finanças? – Podemos definir como a arte e a ciência de administrar fundos, entre pessoas, empresas e governo.

Os administradores financeiros são responsáveis pelos orçamentos, previsões financeiras, administração de caixa, administração de crédito, análise de investimento e captação de fundos.

A relação da administração financeira com a economia, está no fato de o administrador financeiro ter que conhecer todo o arcabouço econômico, para bem cumprir sua função, de forma que terá que utilizar as teorias econômicas para realizar operações comerciais com eficiência. Sendo exemplos a análise da oferta e procura, as estratégias de maximização dos lucros e a teoria de preços.

A relação da administração financeira com a contabilidade, está no fato de que em pequenas empresas, o Controller freqüentemente assume a função financeira e em grandes empresas, muitos contadores estão intimamente envolvidos em várias atividades financeiras. No entanto, há duas diferenças básicas entre contabilidade e finanças: a ênfase no fluxo de caixa

(contador – regime de competência e, administrador – regime de caixa) na tomada de decisão ( contador – volta sua atenção para coleta e apresentação de dados financeiros, administrador financeiro analisa os demonstrativos contábeis, desenvolve dados adicionais, baseado em suas avaliações acerca dos riscos e retornos inerentes).

2. Atividades-Chaves do Administrador Financeiro

• Realizar análise e planejamento financeiro – Transformação dos dados financeiros, de forma que possam ser utilizados para monitorar a situação financeira da empresa; avaliação da necessidade de se aumentar (ou reduzir) a capacidade produtiva; determinação de aumentos (ou reduções) dos financiamentos requeridos;

• Tomar decisões de investimento - determinam a combinação e o tipo de ativos constantes do balanço patrimonial da empresa;

• Tomar decisões de financiamento - Observar às necessidades, os prazos e alternativas de financiamento disponíveis. Essas decisões são tomadas com base no balanço patrimonial e nos efeitos que terão sobre o fluxo de caixa.

3. O papel do administrador financeiro na administração da qualidade total (TQM)

Deve aplicar a todos os aspectos das operações de uma empresa, pois permeia toda empresa e afeta a todos. Assim, a qualidade é de responsabilidade de todos.

Benefícios e custos da Gerência pela Qualidade Total (TQM) – No passado consideravam a qualidade e produtividade mutuamente excludentes, uma aumentava em detrimento da outra. Recentes experiências demonstram que a medida que aumenta a qualidade aumenta também a produtividade. A melhoria da qualidade reduz os custos ao reduzir o tempo, materiais e serviços para corrigir os erros. Isto, terá um efeito positivo nos lucros operacionais.

A TQM em ação - Dois exemplos notáveis da TQM em ação são a Ford Motor Company e a Du Pont. A Ford, cujo lema é “Qualidade é a Tarefa nº 1, conseguiu uma significativa redução de custos de mão-de-obra, custos indiretos de fabricação e matéria-prima, necessários para produzir seus carros. Agora, ela requer um terço a menos de horas trabalhadas para montar seus carros, em comparação com a rival, General Motors, uma economia de aproximadamente

$ 800 por carro. A Du Pont desfrutava de 80% de participação de mercado com o plástico Kalrez, até que os concorrentes japoneses, com melhor serviço ao cliente, começaram a fazer incursões. A empresa rapidamente reagiu, reduzindo seu ciclo de produção em mais de 75%, diminuindo o tempo para tomar os pedidos em mais de 50% e aumentou a pontualidade de entrega de 70% para 100%. Com resultados, as vendas aumentaram em 22%.

Oportunidades de carreira em serviços financeiros – Bancos e instituições correlatas, planejamento das finanças, investimentos, bens imóveis e seguros.

Oportunidades de carreira em administração financeira

Cargo Preparação e Descrição

Analista financeiro - Analisar planos financeiros e orçamentários

Analista/gerentes de orçamento de - Responsável pela avaliação e recomendação de

Capital propostas de investimentos em ativos.

Gerente de Projetos Financeiros - Obtém financiamento para investimentos em ativos.

Gerente de Caixa - Responsável por manter e controlar os saldos de

caixas diários da empresa.

Analista/gerente de crédito - Administra a política de crédito da empresa por meio

da análise e avaliação das solicitações de crédito.

Administrador de fundos de pensão - É responsável pelos ativos e passivos do fundo

de pensão dos empregados.

4. Estrutura da Função Financeira

O porte e a relevância da função de administração financeira dependem do tamanho da

empresa. Nas pequenas empresa, a função financeira geralmente é desempenhada pelo departamento de contabilidade. À medida que a empresa cresce, essa função se transforma num departamento separado e ligado diretamente ao presidente da empresa, com a supervisão do diretor financeiro, com auxílio de um tesoureiro e de um controller.

5. A Visão Financeira e o Fluxo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com