TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Faculdade

Por:   •  23/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  563 Palavras (3 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 3

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Direitos Humanos

Aula-tema 03: A Evolução dos Direitos Fundamentais: Direitos Econômicos e Sociais e os Novos Direitos da Solidariedade

NOME

BRUNA DAS VIRGENS

RA

9902010389

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional

ANO

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Direitos Humanos

Aula-tema 03: A Evolução dos Direitos Fundamentais: Direitos Econômicos e Sociais e os Novos Direitos da Solidariedade

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Direitos Humanos, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do(a) tutor(a) Lidiane Pires Lopes

Anhanguera Educacional

2015

Texto 1: “Titularidade e objeto do direito à saúde e geração de direitos humanos em que se classifica” (utilize no mínimo 15 e no máximo 20 linhas)

O direito à saúde é resultado atribuído à conquista da segunda geração dos direitos fundamentais que são os direitos sociais de titularidade coletiva que visam promover a igualdade material e justiça social.

        Protegido pela constituição federal através do artigo 196 que outorga ao estado o dever de garantir por meio de politicas sociais e econômicas o acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação. O direito a saúde e garantias do estado são fundamentais para constituição de uma sociedade com justiça social e moderna, conquistado após um evento catastrófico que ficou conhecido como a primeira guerra mundial e consolidado após a segunda guerra este direito de titularidade coletiva protege a todos porem afeta cada um em particular.

        Os direitos sociais universais são fundamentais para evolução de toda e qual quer sociedade e a saúde que esta contida nesta família de direito quando estruturada através de politicas competentes, implica no índice de desenvolvimento humano ideal para continuação e desenvolvimento da vida.

Texto 2: “Titularidade e objeto do direito ao meio ambiente e a geração de direitos humanos em que se classifica” (utilize no mínimo 15 e no máximo 20 linhas)

O objeto de direito ao meio ambiente é de titularidade difusa e pertence à terceira geração dos direitos fundamentais, ainda não plenamente reconhecida, é o direito de solidariedade que visa preservar o ambiente natural, cultural e a democracia.

        Resguardado pelo artigo 225 da constituição federal que impõe ao poder público e à coletividade o dever de defender e preservar o meio ambiente para os presentes e futuras gerações. Os titulares desta família de direito são pessoas indetermináveis e ligadas por circunstancias de fato ou objeto indivisível de forma que os indivíduos não têm disponibilidade sem afetar os demais titulares do bem jurídico, ou seja, é um direito exercido por um e por todos.

        Este direito fundamental garante o desenvolvimento e o patrimônio comum à humanidade e uma capacidade digna para vivencia das pessoas. É um direito relevante para a sociedade, do qual o indivíduo não pode dispor sem afetar a coletividade, não divisível em relação aos titulares, que trazem uma conflitualidade social que contrapõem diversos grupos sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (93.3 Kb)   docx (176.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com