TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Falta de Mão de Obra Qualificada

Por:   •  21/4/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  940 Palavras (4 Páginas)  •  521 Visualizações

Página 1 de 4

Administração

Falta de mão de obra qualificada nas pequenas empresas metalúrgicas brasileiras.

O que está ocasionando a falta de mão de obra qualificada nas pequenas empresas metalúrgicas da zona sul de Bragança Paulista SP?

A falta de mão de obra qualificada pode atrair estrangeiros para a cidade  Bragança Paulista, segundo a literatura?

Qual a maior principal preocupação das pequenas empresas metalúrgicas de Bragança Paulista sobre o aspecto da falta de mão de obra qualificada segundo a literatura?

Descritores: falta de mão de obra qualificada nas empresas metalúrgicas - fator de falta de mão de obra qualificada

O Brasil vem enfrentando grandes problemas na área de educação, deixando de investir em coisas úteis para investir em divertimento, como por exemplo, a copa do mundo de futebol de 2014. A fome de ganhar dinheiro em cima dos estrangeiros foi maior que a vontade de dar uma melhora de educação para os patriotas. Antes de chamar os convidados para sua casa, certifique-se que ela esteja limpa e organizada.

O que explica a falta de mão de obra qualificada no Brasil e quais são os antecedentes históricos da escassez atual? Embora as respostas a essas perguntas tenham matizes variados, muitos observadores citam o pouco investimento feito pelo país em educação como principal responsável pelo déficit atual de mão de obra. (ANDERSON. 2012, online).

A maior parte dos especialistas acredita que a solução para a escassez de mão de obra no Brasil é de longo prazo e requer a ampliação do acesso à educação, construção de mais escolas e melhora da qualidade das instituições educacionais já existentes. (ANDERSON. 2012, online).

A Educação é um dos fatores mais importantes no desenvolvimento de um país, através dela atingem-se melhores desempenhos na área tecnológica, industrial, cultural, na saúde, na inclusão social, entre outras. (REINER. 2010, online).

O nível de corrupção, de criminalidade e de desigualdade social é inversamente proporcional ao nível de escolaridade de um povo. Para termos um futuro Brasil mais ético, com menos desigualdade social, com uma classe política melhor e desenvolvido economicamente precisamos de investimento pesado em educação hoje. (REINER. 2010, online).

Podemos considerar também que o Brasil não investiu em educação quando podia e hoje paga por isso, essa é a maior causa desse problema, apontam muitos observadores.  (ANDERSON. 2012).

De acordo com essa pesquisa, o problema da falta de mão de obra qualificada requer uma solução de longo prazo, investir em escolas, construir mais e aumentar a qualidade nas já existentes. (ANDERSON. 2012).

Todo esse problema da falta de mão de obra qualificada gira em torno de investimentos não feitos pelo nosso país. Dão prioridade as coisas menos importantes e deixa as principais de lado, educação é o principal investimento que tem que ser valorizado.

Os brasileiros estão perdendo espaço no mercado por conta da qualificação, os estrangeiros perceberam esse problema no nosso país e estão migrando para cá, já que estão autorizados a trabalharem aqui.

Segundo pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), de abril deste ano, 69% das empresas enfrentam dificuldades por falta de mão de obra qualificada. Das companhias consultadas, 52% afirmam que o maior desafio é a baixa qualidade da educação básica e 78% das empresas procuram resolver essa questão qualificando trabalhadores por seus próprios meios até mesmo no local de trabalho. (CAMPOLINA, SOUZA. 2012, online).

Com isso, temos percebido o aumento de vistos para profissionais de outras nacionalidades trabalharem no Brasil. Segundo o Ministério do Trabalho, em 2010, 56.006 profissionais estrangeiros foram autorizados a trabalhar no país, um aumento de 30% em relação a 2009. Já no primeiro semestre de 2011, foram 26.500 vistos, ou 19,4% mais do que nos seis primeiros meses de 2010. (CAMPOLINA, SOUZA. 2012, online).

De acordo com o texto, mais da metade das empresas consultadas, afirmam que á acarretado pelo baixo nível de qualidade da educação básica. (CAMPOLINA, SOUZA. 2012).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (126.8 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com