TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESCASO E FALTA DE SEGURANÇA DOS SERVENTES OU PEDREIROS EM UM CANTEIRO DE OBRAS, CAUSANDO GRAVES ACIDENTES

Por:   •  23/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.240 Palavras (5 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIÃO METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO E CULTURA - UNIME

 CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

MARIA LUIZA GOMES DA SILVA

GISELLE ARAUJO LIMA

WILLER GOES BARRETO

THIAGO SANTOS SOUZA

JACSON SOUZA SANTOS JÚNIOR

CAIQUE SANTANA BASTOS

DESCASO E FALTA DE SEGURANÇA DOS SERVENTES OU PEDREIROS EM UM CANTEIRO DE OBRAS, CAUSANDO GRAVES ACIDENTES

ITABUNA

2015

MARIA LUIZA GOMES DA SILVA

GISELLE ARAUJO LIMA

WILLER GOES BARRETO

THIAGO SANTOS SOUZA

JACSON SOUZA SANTOS JÚNIOR

CAIQUE SANTANA BASTOS

DESCASO E FALTA DE SEGURANÇA DOS SERVENTES OU PEDREIROS EM UM CANTEIRO DE OBRAS, CAUSANDO GRAVES ACIDENTES

Pré-Projeto apresentado ao curso de Engenharia Civil da União Metropolitana de Educação e Cultura, como parte dos requisitos para obtenção de notas.

Orientador(a): Prof. Milena Alves  

ITABUNA

2015

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO / PROBLEMA        

2        OBJETIVO GERAL        

2.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS        

3        JUSTIFICATIVA        

4        REFERENCIAL TEÓRICO        

5        METODOLOGIA        9

       REFERÊNCIAS        10


  1. INTRODUÇÃO / PROBLEMA

Segurança do trabalho pode ser entendida como um conjunto de medidas que são adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger e integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador. Atualmente há uma grande necessidade de tomar medidas mais eficazes em relação a segurança do trabalhador, devido aos altos índices de acidentes no setor, isso se deve as mas políticas que as empresas estão aplicando bem como a desatenção dos próprios trabalhadores.

Neste contexto, o problema foi definido pelo descaso e falta de segurança dos serventes ou pedreiros em um canteiro de obras, causando graves acidentes.

  1. OBJETIVO GERAL

Objetivo deste projeto é transmitir aos estudantes de engenharia civil a importância do uso de utensílios de segurança na construção civil. Formando futuros profissionais competentes e preparados para o mercado de trabalho

2.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Mostrar os índices de acidentes de trabalho na construção civil no âmbito nacional;
  • Analisar as causas dos acidentes de trabalho na área da construção civil        
  • Sugerir medidas preventivas a serem implementadas nos canteiros de obras sob responsabilidade do Engenheiro Civil.
  1. JUSTIFICATIVA

A escolha desse tema se deu através dos autos índices de descaso e acidentes registrados no Brasil.

Área da construção civil é considerada a atividade campeã de acidentes de trabalho com mortes no país e é bastante preocupante, pois colocam o setor em evidencia no cenário nacional de estatísticas negativas. De acordo com o Anuário Estatístico do Ministério da Previdência Social, em 2012 foram 62.774 ocorrências, dos quais 36.379 se enquadram como "acidentes típicos", como as quedas em altura que é a causa mais comum de lesões e morte.

No mundo inteiro, os trabalhadores da construção civil têm três vezes mais probabilidades de sofrer acidentes mortais e duas vezes mais de sofrer ferimentos. Com a atual construção de grandes usinas hidrelétricas no país e de obras voltadas para as Olimpíadas em 2016, a preocupação é a de que o aquecimento da construção civil acabe repercutindo também num aumento do número de acidentes.


  1. REFERENCIAL TEÓRICO

O acidente de trabalho no Brasil constitui-se em um problema que envolve os mais diversos setores produtivos. O setor da construção é um dos que acusam maior índice de acidentes de trabalho, apesar de apresentar uma legislação considerada rica. A reformulação da NR-18 fez com que o Brasil passasse a contar com uma norma relativa à segurança e medicina do trabalho na construção civil comparável às normas vigentes em países do primeiro mundo.

ARAÚJO e MEIRA (1996) constataram que a nova NR-18 ainda não é cumprida de forma satisfatória pelas empresas, devido a falta de conhecimento de seu conteúdo e a não priorização de ações voltadas para a segurança por parte das empresas. Diversas outras pesquisas vem alertando sobre as deficiências na aplicação da norma. Têm sido observadas desconformidades em praticamente todos os itens descritos na NR-18.

As empresas que possuem menos de 20 trabalhadores fica obrigadas a elaborar PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais). Estes documentos devem completar os aspectos desta NR, recomendações e praticas de segurança e as exigências contidas em outras normas da Portaria, tendo como as principais.

NR-4 (SESMT – Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho):

De acordo com essa norma, a construção civil, antes classificada como atividade econômica degrau de risco 3 (três), passa a ser classificada como grau de risco 4 (quatro) a partir da Portaria nº 1, de 12 de maio de 1995.

A Portaria nº 169, de 14 de julho de 2006, suspende o prazo de entrada em vigor da Portaria de 1995, permanecendo, então, grau de risco 3 (três) para a construção civil.

NR-5 (CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes): A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) visa à segurança e saúde do trabalhador no seu ambiente de serviço.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (114.1 Kb)   docx (21.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com