TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fayole Classical School

Seminário: Fayole Classical School. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  Seminário  •  710 Palavras (3 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 3

Escola Clássica Fayol.

Elaborar um texto de no máximo três páginas fazendo analogia das verificações feitas no passo 2 com os dias atuais na empresa ‘JC Confecções’ e entregar ao professor na data solicitada.

Podemos observar que a JC Confecções não tem planejamento, organização, direção e nem tão pouco controle, que são o alicerce da administração, é possível notar também, quenão são aplicados os princípios propostos por Frederick W. Taylore Henri Fayol, princípios esses, que foram de suma importância para a administração atual, haja vista que vários dos conceitos são utilizados em grande parte de empresas. A falta de preparo causa falhas graves que colaboram para o mau funcionamento e falta de eficiência da instituição.

Primeiramente, a JC não separa cargos e funções, não fundamentando a tese de divisão do trabalho e hierarquia, isso dificulta a comunicação interna e intensifica as chances de erros cometidos por funcionários e desperdício de recursos, uma vez que ninguém consegue adquirir habilidade em uma tarefa específica. Atualmente a maioria das fábricas e linhas de produção, aplicam essa teoria, obtendo bons resultados, minimizando os erros, poupando recursos e melhorando a qualidade dos produtos, pois o funcionário acaba se acostumando com o trabalho e aprendendo técnicas para melhor realiza-lo. Não só na parte de produção, mas a empresa de modo geral deve ter uma divisão coerente, em grande parte as instituições optam pela divisão de funções de acordo com as seis funções básicas propostas por Fayol, algo que deixa a desejar na JC Confecções, pois a empresa se divide em apenas duas partes: administrativa e setor produtivo, o que faz com que funcione desordenadamente.

Hoje em dia existem muitas políticas de benefícios e incentivos aos trabalhadores, inclusive aqueles propostos pela administração científica, de incentivos salariais por produção, como também da teoria clássica, que propõe salários justos do ponto de vista da empresa e do funcionário. Apesar de não ser o dinheiro, o único fator motivacional de uma empresa, ele tem grande peso nesse aspecto. Observando o caso da empresa em questão, não podemos ter certeza de que existem problemas de remuneração, no entanto, é certo de que os funcionários estão desmotivados, o que significa que estão descontentes por algum motivo e o salário pode ser um deles. A empresa também não adota um plano de carreira, que também pode ser considerado desmotivacional, já que os colaboradores não têm perspectivas de ascensão e melhora no âmbito trabalhista. Tais fatores podem causar a falta de estabilidade, algo muito importante na visão de Fayol, não havendo motivação os empregados tendem a buscar outro trabalho que atenda melhor suas necessidades, levando a rotatividade, que é algo negativo para a empresa.

Outra característica presente na JC Confecções, é que os funcionários, aparentemente, não têm preparo para lidar com os clientes, deixando-os insatisfeitos. Desde a teoria científica, Taylor já propunha uma solução para este problema, que atualmente foi aperfeiçoada e é adotada por muitas empresas, principalmente grandes corporações, o chamado treinamento profissional tem a função de instruir o colaborador a respeito tanto de funções específicas, como para o atendimento ao cliente, nos treinamentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com