TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ferramentas de gerenciamento de qualidade

Projeto de pesquisa: Ferramentas de gerenciamento de qualidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  318 Palavras (2 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 2

Etapa 4 passo 3

Ferramentas da Gestão da Qualidade

São varias as ferramentas que poder ser utilizados no processo de gestão da qualidade. Essas ferramentas irão nos ajudar e a estabelecer melhorias de qualidade dentro do programa de qualidade, destacam-se: a técnica de coleta de dados, o diagrama de Pareto, o diagrama de causa e efeito, o método PDCA e o plano de ação.

A técnica de Coleta de dados é aplicada para dados que não são numéricos como ideias, opiniões e comentários, muito usado nas empresas que prestam serviços, o nome de Brainstorming significa Tempestade de Ideia, mais que uma técnica de dinâmica de grupo, e uma criatividade em equipe A técnica de brainstorming tem varias aplicações mas e frequentemente usada em desenvolvimento de novos produtos, publicidade, resolução de problemas, gestão de processos, gestão de projetos, as principais partes são encontrar os fatos, geração da ideia, encontrar a solução.

Já o método da Analise de Pareto permite dividir um problema em várias partes, o que o torna mais fácil de resolver, possibilitando a concentração de esforços sobre os mesmo, e um gráfico de colunas que ordena as frequências das ocorrências, da maior para menor.

O diagrama de causa e efeito foi criado por Kahika Ishikawa, e conhecido também como Espinha de Peixe, e uma ferramenta gráfica utilizada para o gerenciamento e controle da qualidade em processos diversos, especialmente na produção industrial. E uma ferramenta que mostra a relação entre um conjunto de causas que provocam um determinado efeito, desta forma é uma ferramenta analítica que parte de um problema de interesse e possibilita a identificação das possíveis causa deste problema, pode também ser utilizado na verificação e validação de software .

O PDCA para melhorias ou métodos de solução de problemas ou ainda o Q e uma ferramenta da qualidade utilizada no controle do processo para a solução de problemas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com