TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ferramentas para alcançar a qualidade geral do processo

Artigo: Ferramentas para alcançar a qualidade geral do processo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2013  •  Artigo  •  1.102 Palavras (5 Páginas)  •  689 Visualizações

Página 1 de 5

ETAPA 3

Um dos objetivos básicos da cultura da qualidade é educar o profissional a confiar menos no feeling e a trabalhar preferencialmente com dados. Ao contrário do que possa parecer à primeira vista, essa postura não reprime a criatividade, mas a desenvolve. Dispor de informações reais sobre o que está ocorrendo modifica a forma de atacar os problemas: em lugar de buscarmos soluções por "tentativa e erro", podemos analisar a questão de forma sistemática e projetar uma solução. Trabalhar com dados, por outro lado, é um desafio: como coleta-los? Como organiza? Como usa-los? As ferramentas apresentadas a seguir resolvem, na maior parte dos casos, essas questões. São quase todas muito simples, de fácil utilização.

Para fins didáticos, as ferramentas apresentadas foram divididas em dois grupos. O primeiro inclui as ferramentas básicas propriamente ditas, cujo objetivo é auxiliar o profissional na análise de problemas e que compreendem o fluxograma, a folha de verificação, o gráfico de Pareto, o diagrama de causa e efeito, o gráfico de tendência, o histograma, a carta de controle e o gráfico de dispersão. O outro grupo compreende as ferramentas auxiliares, que complementam as ferramentas básicas ou que servem para apoiar a sua utilização: o brainstorming, a técnica nominal de grupo, os diagramas de apresentação, a análise de forças de campo, o checklist e a análise de capacidade de processos.

As ferramentas podem ser usadas isoladamente, mas os melhores resultados serão obtidos com uma abordagem sistematizada de solução de problemas. É preciso, em outras palavras, administrar o esforço coletivo na solução de problemas e na consequente busca de melhoria da qualidade. É necessário estimular o trabalho em equipe e uma intensa interação entre as pessoas. O texto discute brevemente algumas alternativas para integrar essas ferramentas em um método de trabalho.

As ferramentas básicas são o "arroz com feijão" da engenharia da qualidade. O seu uso intensivo pode representar, entre outros aspectos, um ponto de partida para a melhoria no ambiente de trabalho e para a redução de custos operacionais. As ferramentas básicas da qualidade são:

Fluxograma

Folha de verificação

Gráfico de Pareto

Diagrama de causa e efeito

Histograma

Carta de controle

Gráfico de dispersão

Além das ferramentas tradicionais, temos também as novas ferramentas da qualidade, que saõ descritas abaixo:

Diagrama de afinidade - Estudo e análise de não conformidades, buscando a definição da causa-raiz.

Diagrama de relação - Busca elucidar o entendimento de um processo produtivo, onde pode se enxergar as entradas e saídas, causas e efeitos na relação entre processos. Aconselhável quando é necessário entender os pontos de gargalo ou falhas operacionais

Diagrama de árvore - Organizar os meios de se atingir um objetivo. É válido para algo que se exija um planejamento com alguns passos e o envolvimento de mais de uma pessoa.

Diagrama de processo decisório - consiste num modelo gráfico onde são esquematizadas possíveis decorrências de decisões relativas à solução de um problema. O diagrama tende a detectar situações não previstas, possibilitando abortar sua ocorrência ou, caso ela seja inevitável, listar as ações para neutralizá-la. Assim, pode-se tanto antecipar quais problemas serão derivados de uma tomada de decisão, quanto evitar sua ocorrência.

Matriz de Priorização - Fornece um método no qual a atenção do grupo é focalizada para as opções que de fato são mais relevantes, estabelecendo uma classificação numérica de prioridade entre as opções. Normalmente, a lista de opções a ser priorizada corresponde às tarefas de implementação do Diagrama em Árvore.

Matriz de relacionamento - Estimula o pensamento multidimensional através da investigação sistemática das relações entre dois ou mais conjuntos de dados verbais. Além de indicar a presença, também mostra a intensidade das relações entre os fatores analisados. O ponto mais importante na utilização de uma matriz é decidir como combinar os conjuntos de fenômenos e fatores correspondentes.

Diagrama de Atividades - O método do diagrama de setas estabelece o plano diário mais adequado para um projeto e acompanha eficientemente seu progresso. As setas representam as atividades do projeto e junção delas evidencia sequenciamento das atividades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com