TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento - Demonstração de Fluxos de Caixa 2

Por:   •  29/2/2016  •  Dissertação  •  358 Palavras (2 Páginas)  •  480 Visualizações

Página 1 de 2

O estudo de caso retrata a situação de John Stacey, um estudante de MBA e engenheiro na empresa Aldhus Corporation, onde este estava bastante preocupado com sua situação, pois devido ao atraso de um voo perdera uma aula muito importante de seu curso.

A aula que John perdera era dedicada à apresentação e discussão da demonstração de fluxos de caixa, aula esta que John tinha a certeza que a matéria cairia no teste semanal. John que havia entrado no MBA por sugestão de um diretor da Aldhus, estava desesperado e preocupado de não conseguir obter a nota mínima para aprovação no teste. Movido pelo desespero John entrou em contato com uma colega de trabalho, a controller assistente Lucille Barnes.

John pediu ajuda a Barnes, perguntando se a mesma poderia ceder um pouco de seu tempo e ajudá-lo a entender um pouco mais sobre fluxos de caixa. Barnes aceitou o pedido e se mostrou muito solícita em ajudar o colega.

Naquela mesma tarde, quando os dois marcaram uma reunião para conversarem, John levou suas dúvidas e algumas anotações que conseguira, anotações muito sintéticas e de difícil entendimento para quem não tinha assistido as aulas.

Lendo o material que John havia levado e percebendo as confusões e dúvidas do rapaz Lucille começou a tentar explicar de uma forma mais simples aos questionamentos de John.

Buscando uma forma de melhor exemplificar o conteúdo para John, Lucille apresentou a ele três demonstrações de fluxos de caixa, cada um de uma empresa diferente.

Lucille enumerou para John que a demonstração de fluxos de caixa era dividida em três partes, que são:

Atividades operacionais – atividades que mostram as entradas e saídas das operações fundamentais da empresa, por exemplo a venda de bens ou serviços e saídas de caixa para compra de estoque e pagamentos de salários.

Atividades de investimento – atividades que mostram compra e venda de ativos, por exemplo a venda de imóveis, compra de equipamentos e empréstimos. Geralmente estes ativos não são mantidos para revenda.

Atividades de financiamento – atividades que mostram fluxos associados ao aumento ou a diminuição de recursos de investimento e credores da empresa, também inclui dividendos que são fluxos de caixa associados aos investidores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (49.3 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com