TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Embraer

Por:   •  18/5/2016  •  Resenha  •  790 Palavras (4 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 4

CASO: Embraer: A Líder Mundial em Jatos Regionais

REFERÊNCIA: GHEMAWHAT, P.; HERRERO, G.; MONTEIRO, L. F. Embraer: A Líder Mundial em Jatos Regionais. USA: Harvard Business School, 2000.

No início dos anos 2000, a Embraer era a quarta maior fabricante de aeronaves comerciais do mundo, atrás da Boeing, Airbus e Bombardier. A Embraer foi fundada pelo governo brasileiro em 1969 pelo Ministério da Aeronáutica do Brasil que criou a Embraer para fabricar aeronaves militares e comerciais SJC. A Embraer deveria contratar recursos de uma empresa estatal com a agilidade de uma empresa privada. Os órgãos federais, preferencialmente deveriam que comprar aviões da Embraer.

A Embraer não pagaria impostos ou tarifas sobre matérias-primas, peças ou equipamentos que não eram disponíveis no país que seriam importados. E ainda, as empresas brasileiras poderiam investir 1%a.a seus impostos de renda em ações da Embraer. E com isso ajudou a empresa alavancar. A Embraer teve seus primeiros pedidos de exportação do Uruguai e do Chile. Em 1978, Flórida ao adquirir três Bandeirantes convenceu a Embraer a pedir uma certificação da FAA. Com isso as vendas para os EUA cresceram de cinco para trinta e nove em 1981.

A Fairchild uma antiga líder do mercado registrou queixa à Comissão Internacional do Comércio (ITC) dos EUA, pedindo o aumento de 44% aos Bandeirantes para contrabalançar os subsídios que a Embraer recebia do governo. A ITC rejeitou o pedido. Com o sucesso de vendas do Bandeirante, um turboélice começou a ser desenvolvido em Brasília, um desempenho bem desenvolvido com um sucesso comercial, mas muito questionado pelo ponto de vista financeiro.

No final da década de 1980, a Embraer começou a ter uma queda por muitas razões, o fim da Guerra Fria levou ao cancelamento de diversos programas militares no mundo todo e com isso afetou os pedidos de aeronaves de passageiros. No século 20, o Brasil e outros países de grande porte, passou por problemas macroeconômicos, as pressões no orçamento levaram a uma limitação nas compras do governo, a inflação disparou. Os preços só foram controlados com a implantação do Plano Real em 1994.

Em 1998, Ozires Silva deixou a empresa para assumir a presidência da Petrobras, o ministro da infraestrutura voltou a presidência da Embraer, ele ajudou a convencer o governo brasileiro que a única saída era a privatização. Protestos atrasaram a privatização por dois anos. Em 1995, a Embraer nomeou Mauricio Botelho para ser o CEO da empresa, nos anos seguintes Botelho alterou a estrutura.

O ERJ 145, foi criado em 1989 como versão mais alongada do turboélice, após a privatização cabiam aos assuncionistas a decisão sobre a continuação do projeto no valor de U$$ 240 milhões. Um dos principais concorrentes do ERJ 145 era o CRJ-200 da Bombardier, a Embraer estava confiante na vitória do ERJ 145. A Bombardier era uma companhia muito maior do que a Embraer, na liderança das vendas a três anos, já havia vendido quase 100 da sua unidade de CRJ-200, enquanto a Embraer vendia o seu primeiro ERJ 145. Em 1999, a Embraer apresentou a ideia a diretoria para desenvolver uma nova família de jatos regionais e foi aceito. E o tráfego de jatos regionais cresceria rapidamente. Em uma análise feita por uma firma de Miami contratada pela Embraer indicou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (67.4 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com