TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento: Estácio Logística e Serviço

Por:   •  26/1/2018  •  Trabalho acadêmico  •  527 Palavras (3 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Fichamento de Estudo de Caso

Richard Jhonatan Freitas Cosmo Felício

Trabalho da Disciplina Logística e Serviços

                                                 Tutor: Prof. MARCELO JOSE PINHO BARBOSA

Rio de Janeiro

2017


FICHAMENTO

TÍTULO: Logística e Serviços

CASOS:  “Zara: TI para Moda Rápida (1) ” e “Crise vira oportunidade para ferrovias (2)”

REFERÊNCIAS:

  1. MCAFEE, Andrew et al. Zara: TI para Moda Rápida. 610-P01, Havard Business School. 2007.
  2. Crise vira oportunidades para ferrovias. 2015.

Os casos ilustram muito bem alguns dos principais aspectos abordados pela disciplina “Logística e Serviços”, o primeiro no tocante ao papel do TI na cadeia logística e o segundo sobre o peso do custo de transporte na escolha do modal para distribuição física do produto

Como impacto da era do conhecimento, novas demandas e característica são agregadas a logística. Surge então novas abordagens : Gerenciamento Logístico Integrado; Gerenciamento de distribuição física, compras e suprimento; e Gerenciamento do fluxo de produção e serviços ao cliente.

A busca por competitividade, característica do mercado globalizado, faz crescer a importância da logística empresarial para atender aos clientes e reduzir os custos operacionais através do gerenciamento da cadeia de suprimentos (GCS).Além de tornar a Tecnologia da Informação (TI) ferramenta indispensável na cadeia logística.

O caso Zara retrata de forma didática o papel da TI no fluxo das informações dentro de uma organização e o tamanho impacto da implantação de um novo sistema nas atividades da empresa. Em um ambiente globalizado a rapidez na tomada de decisões pode representar o sucesso ou o fracasso , tendo em vista as rápidas mudanças de demandas pelos clientes, ainda mais se tratando de artigos de vestuário, que sofrem influência das estações do ano, moda, tendências, etc. Contudo, a forma adotada pela Inditex em que existe alto feedback dos clientes e vendedores, baixo estoque, produção conforme demanda, baixo custo de propaganda,e ótima localização para escoamento da produção se tornou uma fórmula de sucesso e fez dessa empresa uma gigante da indústria do vestuário.

Analisando o segundo caso, podemos observar aspectos importantes da logística empresarial aplicados em um cenário de crise econômica e busca por redução de custos. Sempre existiu uma forte tendência em tornar a entrega física rápida, flexível e oportuna em detrimento dos custos de transporte para atender as demandas dos clientes. Contudo, em um cenário de crise econômica em que não é necessário grandes estoques e atividade comercial possui um ritmo mais lento, a busca por modais com melhor custo se torna fator de sucesso na manutenção da competitividade empresarial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (124.4 Kb)   docx (30.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com