TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento: Samarco - O papel da empresa no empoderamento das pessoas.

Por:   •  25/1/2018  •  Resenha  •  1.076 Palavras (5 Páginas)  •  557 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

Fichamento de Estudo de Caso

Disciplina: COMUNICAÇÃO E ESTRATÉGIA EMPRESARIAL,                                                Tutor: Prof. NILTON MARLÚCIO DE ARRUDA

2017


Estudo de Caso : “Samarco: O papel da empresa no empoderamento das pessoas.”

REFERÊNCIA: FISCHER. Rosa Maria, Supervisora da Elaboração do caso em estudo de caso disponível na Biblioteca da universidade Estácio de Sá.

O estudo nos apresenta as atividades da mineradora Samarco, relatando um planejamento estratégico corporativo no ano de 2004. O estudo se inicia com a apresentação de uma proposta socioambiental apresentada por Sérgio Dias (Gerente de Meio Ambiente). Sérgio é direto com sua afirmativa citando que “a responsabilidade social é um de nossos bens mais preciosos”, item de extrema importância por fazer parte da missão da empresa. Algo que é executado de acordo com o estudo de caso e também citado na comunicação e estratégia empresarial é a “pregação” da missão da empresa a seus colaboradores, o que é de extrema importância para que todos tenham olhares na mesma direção.

Ao se tratar do papel da empresa no empoderamento das pessoas, podemos avaliar a Samarco como um grande exemplo na maior parte dos períodos citados no estudo de caso, a mesma possuía vários projetos e iniciativas com grandes resultados, como: Projeto Salvamar e Programa Bento Rodrigues (desenvolvimento econômico, social, cultural e ambiental).

Projeto Salvamar, “foi um projeto com objetivo claro e específico: promover a recuperação da diversidade de peixes e da qualidade da água por meio da reciclagem e reutilização do óleo queimado pelos motores de barcos pesqueiros. Veja, essa é uma iniciativa da Samarco considerada modelar, pois atingiu seus objetivos sem implicar em envolvimento mais profundo da empresa com as comunidades.”. O projeto obteve grande sucesso por conscientizar a comunidade e não envolver tão diretamente a empresa na execução, mas sim no investimento e acompanhamento de resultados. A Samarco criou um sistema de Gestão Ambiental, o qual foi elaborado a partir da capacitação de um grupo de funcionários de Ubu, um dos funcionários que residia em uma vila de pescadores identificou a oportunidade de usar seu conhecimento adquirido para evitar o derrame de óleo ao mar juntamente aos pescadores locais, que já descartavam óleos usados pelos seus motores no mar. A idéia foi utilizar as instalações locais da Samarco para a reciclagem do óleo que anteriormente era descartado no mar e que o mesmo fosse revendido aos pescadores com o custo do processo, o que se refere a um valor quatro vezes menor ao que era pago pelos mesmos anteriormente. Além disso o projeto conscientizava aos pescadores da importância de seus feitos com o projeto e ressaltava seus resultados que refletiam diretamente na preservação do ecossistema. A partir daí eram exibidos mensalmente a eles os resultados através de um painel instalado nos coletores com informações de crescimento e comparativos a meses anteriores, podendo assim amplificar o conhecimento dos resultados e a diferença que faziam com o projeto.

Programa Bento Rodrigues, “”buscava o engajamento efetivo dos moradores. A experiência que vivemos lá aponta para a necessidade de redefinirmos nossas práticas de atuação social. O aprendizado obtido ali indica que a atuação social da Samarco nos municípios por onde passam o minero duto e a faixa de servidão deve buscar resultados mais satisfatórios no relacionamento com os moradores.”. O programa era voltado para a educação popular ambiental e desenvolvimento local sustentável em Bento Rodrigues (Distrito de Mariana - MG), o programa trouxe melhora na relação da empresa com a comunidade, seu intuito principal era demonstrar a população as preocupações tomadas pela empresa com sua segurança, contribuir para seu crescimento e  desenvolvimento, com a identificação e tratamento de seus problemas, os auxiliando com possíveis soluções. Este programa em especial foi aplicado em 3 fases.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (111.1 Kb)   docx (31.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com