TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Samarco: O Papel da empresa no empoderamento das pessoas

Por:   •  27/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  709 Palavras (3 Páginas)  •  916 Visualizações

Página 1 de 3

Samarco: O papel da empresa no empoderamento das pessoas

REFEÊNCIA: FISCHER, Rosa Maria, Supervisora da Elaboração do caso em estudo de caso disponível na Biblioteca da faculdade Estácio de Sá.

A Samarco é uma empresa fundada em 1974 ligada a duas empresas, que, juntas explorariam o itabirito, mineral com teor de ferro entre 50 e 55%, ainda não explorado no Brasil. Tornou-se em 2003 um complexo industrial controlado em partes iguais pela Vale do Rio Doce e pela anglo-australiana BHP Billiton. Tinha como atividades a produção de pelotas de minério de ferro e finos de minério concentrado. Algumas das atividades de produção da empresa acarretavam problemas ambientais como a poluição da água, do ar, visual e erosão por assoreamento. Então, alguns projetos surgiram para minimizar os impactos que afetavam a comunidade.

Sérgio Dias (Gerente de Meio Ambiente da Empresa), apresentou sua proposta para área sócio-ambiental, afirmando que “a responsabilidade social é um dos bens mais preciosos, atendendo aos interesses de todos os stakeholders”, envolvendo a qualidade de vida e o bem estar público interno da empresa, conseqüentemente reduzindo impactos negativos de atividades na comunidade e meio ambiente. Transmitir para comunidade a missão da empresa referente a parte ambiental, pode trazer diversos benefícios, além de despertar o interesse das proximidades em participar dos projetos, agrega valor a imagem da empresa tendo visibilidade por órgãos governamentais.

O projeto Salvamar, é um projeto com parceria da comunidade, colônias de pescadores, Secretaria Municipais de Meio Ambiente e escolas dos municípios de Anchieta e Guarapari para prevenir o lançamento de óleo dos barcos de pesca e turismo nos rios do município, onde, 90% desse resíduo pode ser reciclado, consequentemente reduzindo a necessidade de produção do mesmo. O resultado positivo do projeto acarretou no ganho de 5 prêmios, sendo eles, nacionais e internacionais.

O Programa de Educação Popular Ambiental de Bento Rodrigues foi criado inicialmente para tratar de educação ambiental, transformou-se para diminuir a tensão empresa e comunidade, pois, a população desconfiava de riscos iminentes de rompimento da barragem de Santarém (usada pela empresa para captação de água para uso industrial), que acarretaria riscos irreversíveis. Esse programa tinha como objetivo o engajamento da comunidade na identificação de seus principais problemas e na busca de soluções. Veremos a seguir algumas de suas fazes.

Primeira Fase: Feito um diagnóstico social das demandas da comunidade. Os pontos levantados tiveram como intuito a redução dos índices de desnutrição, verminoses da população e a redução de evasão escolar e repetências.         Nessa primeira fase a população não foi muito participativa.

Segunda Fase: Foi constatada a pouca participação da comunidade e com isso houve a necessidade da mudança no programa. Focado na organização comunitária e melhoria da infra-estrutura a idéia era que a comunidade resolvesse os problemas de maneira autônoma. Onde a empresa criou uma associação, mas, não colocou nenhum representante formal nela. Dando a comunidade oportunidade de desenvolver os processos com independência.

Terceira Fase: Teve como principio orientador, a criação de condições para que a própria comunidade seja agente do seu desenvolvimento, com novas propostas de atividades, exercícios sistemáticos, e questões locais relacionadas ao meio ambiente.

Os resultados obtidos através dessas iniciativas foram a redução no número de repetência dos alunos e de evasão escolar, diminuição da carência nutricional e queda da incidência de verminoses, redução de queimadas na região. Após o fim do apoio da Samarco e término formal do programa, as escolas abandonaram as importantes iniciativas de levantamento que vinham sendo realizadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (46.1 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com