TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento - Trabalho final - Gerenciamento de Custos

Por:   •  9/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.980 Palavras (12 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO DE PROJETOS

Fichamento de Estudo de Caso

Ana Bárbara Silva Sales

Trabalho da Disciplina Gerenciamento de Custos,

                                                                Tutor: Prof. Marcelo José

Fortaleza

2017

TÍTULO: Gerenciamento de Custos

CASO: Apple Computer 2006

REFERÊNCIA: Yoffie, David B.; Slind, Michael. Apple Computer, 2006. Harvard Business School 708-P03.30 De Maio 2007.

TEXTO:

Tomando como Base o “Caso Apple Computer 2006. ” Considerando que o Gerenciamento de Custo é a base para o sucesso e o lucro da empresa, deve ser elaborador cuidadosamente objetivando tornar o ganho e o valor da empresa sustentável.

No Caso Apple verificamos que há uma característica muito forte de seu fundador: Um visionário, negociador, mente aberta para o novo que não tinha medo de arriscar.

Acredito que baseado em suas características de negócio, Steve Jobs implementou mudanças para tornar o negócio em lucrativo após uma grande crise.

Usando suas características pessoais, Steve Jobs transformou os clientes em aficionados, eu mesma, tive que voltar ao Foco do Gerenciamento de Custos muitas vezes para conduzir o que era o foco da disciplina sem ficar pensando no que esta empresa representa.

A filosofia da empresa em criar produtos de qualidade, faz com que seu público vire realmente fã. O grande desafio é ter um preço em que todos consigam comprar. Como ter um produto de alta performance e qualidade sem custo alto?

Tornar os produtos atrativos, inovadores diferenciados com alta qualidade, faz com que seus consumidores sejam verdadeiros fãs. Embora o mercado de PC não tenha ampliado, muitos outros produtos foram lançados: iPod, iPad, iTunes, etc.

Saber até quanto pode gastar na criação de cada produto é o desafio desta questão. Entre preços competitivos, baixos custos e desenvolvimento de novos produtos. A empresa se manteve no mercado adotando medidas de impacto de acordo com seus condutores principais: Scalley, Splinder e Jobs.

__________________________________________________________________________________

Em 2006, as ações da Apple subiram consideravelmente seu valor. Seu concorrente, a Dell, havia comentado em 1997 que a Apple deveria encerrar suas atividades. Não foi à toa, pois a Apple estava passando pelos 5 anos mais críticos de suas atividades. Em 2005 ela apresentou lucro líquido de U$1,3 bilhões para 13,9 bilhões. Suas vendas aumentaram numa taxa composta anual de 27%. Elevou sua cotação para U$86,00 – de seu mínimo U$7,00(em 1997).

Em seu retorno a empresa, Steve Jobs implementou diversas mudanças: Produzir produtos inovadores (iMac e o Sistema operacional OS X), havia lançado a rede de varejo da Apple e acelerado a terceirização de tarefas chaves.  Em 2005 lançou uma mudança inesperada: a Apple passava a utilizar os Chips da Intel. A supressa era por conta desta juntamente com a Microsoft formava a base de seu principal concorrente. Devido a essas mudanças a Apple conseguiu manter seus clientes entusiasmados, embora sua participação em mercado de PCs fosse pequena. Sua linha geradora de lucros, os IPods, a Apple se arriscou de forma agressiva em mercados nunca pensado antes. Jobs se deparou com a incerteza: O sucesso da Apple era passageiro? Ou finalmente Jobs tinha encontrado uma estratégia sustentável.

 História da Apple: Steve Jobs e Steve Wozniak fundaram a Apple em 1976, utilizando a garagem dos pais de Jobs, confeccionaram o Apple I. Após alguns meses admitiram novo sócio Mike Makkula Jr, um investidor que acreditava na filosofia de Jobs: Levar Computador de fácil utilização para homens, mulheres e crianças. Em abril de 1978 lançaram Apple II, um computador relativamente simples que as pessoas poderiam utilizar sem grandes segredos. O Apple tornou o mercado de PCs muito lucrativo e a Apple se tornou líder no mercado em 1980. Em dezembro de 80, a Apple realizou oferta pública de suas ações e foi bem-sucedida.

Em 1981, a IBM se lançou no mercado de PCs com uma grande diferença em software baseado no SO DOS que era relativamente aberto e outra empresas poderiam copiar. Comutadores da Apple era muito melhor com relação ao seu gráfico e Som e portando mais atrativos, apesar disso perdeu muito mercado até o final de 1982, eram somente 6,2%.

Com o lançamento do Macintosh a empresa obteve ganhos em termos de facilidade de uso, projeto industrial e elegância Técnica, no entanto, a falta de softwares compatíveis limitou suas vendas. Com o Lucro líquido da empresa caindo em 17% entre 83 e 84, em abril de 85 o conselho da empresa afastou Jobs de seu papel operacional e alguns meses depois Jobs deixou a companhia para fundar a Next.

Os anos de Scalley 1985 – 1993: o CEO desejava tornar a Apple numa empresa líder de na área de editoração Eletrônica e setor educacional. Deste modo, houve uma explosão em vendas e a Apple se tornou a empresa de PCs mais rentável do mundo.  

Em 1990 a Apple era possuía alternativa significativa de software e Hardware do mercado compatível com IBM PC. Desenvolvia seus produtos a partir do Zero usando chips, unidades de disco e monitores exclusivos e forma pouco comum para gabinetes. Desenvolveu sistema operacional proprietário (OS) e diversos periféricos inclusive impressoras.

Os analistas consideravam os produtos da Apple mais versáteis que as máquinas IBM PC. A Apple conseguia oferecer soluções completas de Hardware e Software para seus clientes na condição ‘plug and play’ ao contrário das máquinas IBM PC. Um analista comentou: “A maior parte dos usuários de PCs IBM ‘aguentam’ suas máquinas, porém os clientes da Apple ‘adoram’ seus Macs”

A paixão pela Apple permitiu que vendessem seus produtos com preço mais elevado. O Mac chegou a custar 10 mil dólares. Deste modo, começaram a perceber problemas à vista, pois a IBM PC baixou o preço de seus produtos. A estrutura de custos da Apple destinava 9% de suas vendas para pesquisa e desenvolvimento (P&D) elevado se comparado aos outros fabricantes como a Compaq (5%) e outros fabricantes clone da IBM (1%). Scalley decidiu produzir produtos de baixo preço atraente para o mercado de consumo de grande escala e lançar produtos a cada 6 a 12 meses. Produziu o MAC Classic que custava U$999 e o Notebook Power Book muito elogiado pela mídia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (153.7 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com