TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filme henry ford

Por:   •  30/9/2015  •  Resenha  •  727 Palavras (3 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 3

FORD- O HOMEM E A MÁQUINA

O filme em análise traz em suas cenas o empreendedorismo de um homem que revolucionou o setor industrial de sua época. O filme constitui-se das lembranças de Henry Ford, um jovem que desde muito cedo tinha em suas ideologias o plano industrial/ automobilístico.

Ford foi necessariamente um grande idealizador que entendia muito bem de todos os seus maquinários e acessórios, mas deixa a desejar de forma até mesmo exagerada as questões administrativas de sua empresa. Sendo ele considerado o pai da chamada linha de produção ele visava muito mais o volume do que precisamente o lucro e isto o levou a sérios problemas tais como: as horas exaustivas de trabalhos, a desmotivação de seus funcionários, a necessidade de pagamento de autos salários, além do stress dos seus empregados que ocasionou até mesmo violência física no ambiente de trabalho.

A centralização da administração de sua empresa foi outra questão muito observada em todo o desenrolar do filme, mesmo delegando poderes ao presidente que na oportunidade era o seu próprio filho Edsel Ford, Henri Ford sempre tomou a palavra não respeitando as decisões de seu filho como presidente da entidade, levando a um fracasso inevitável a administração dessa gestão familiar, mas as observações que o filho de Ford fazia, eram observações relevantes, neste momento a empresa da família que até então já possuía os 100% das ações, encontrou uma concorrente que vislumbrava um crescimento considerável em relação à empresa de seu pai, que também era mal assessorado.

Ford ao que pôde se apreciar durante o filme não se preocupava muito com os gastos desordenados, se percebia facilmente ele demitir seus funcionários (administradores/ contadores/ engenheiros) por simplesmente não concordarem com algumas de suas atitudes, tais funcionários era considerado por ele como “parasitas”, pois ganhavam dinheiro sem fazer esforço algum. Nesse contexto muitas pessoas competentes deixaram a Ford Motor Company, o que culminou com a dependência total de seu fundador.

Na primeira metade do século XX, Ford começa a fabricar em série o carro Modelo T lançado precisamente em 1908 que a priori fez um grande sucesso, diante do cenário de crescimento e sucesso a Ford Motor Company passou a ser vista como moderna para a época o que levou ao senhor Ford torna-se um bilionário devido à tamanha aceitação de seu veículo pela sociedade. Vendidos exatos 15 milhões de Modelos T, a Ford Motor Company resolve fechar as portas por quase um ano para trabalhar em um novo modelo, Ford não usou nenhum critério, nem mesmo um bom planejamento, pois não era necessário fechar a empresa para pensar um novo carro, esta atitude descabida levou a entidade a perder muito dinheiro e deixar quase 60 mil funcionários desempregados.

A partir de 1921 a venda do Modelo T começou a cair consideravelmente e deu-se exatamente pela concorrência da Chevrolet, esta empresa gerenciada por Sloan resolveu investir em novos modelos de carros e preços variados e ao que tudo indica inovou no modelo de administração, enquanto na Ford havia a centralização, na GM era o contrário. Não é difícil entender o final desta concorrência. Se por um lado havia inovação, novos modelos de carros e cores, além de novos modelos administrativos, por outro havia a desorganização e a permanência de produção de um produto único e ultrapassado, o que ocasionou durante toda a década de 1920 o sucesso da GM, que ultrapassou a Ford no mercado e nos lucros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (61.2 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com