TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia AD Aula 5

Por:   •  19/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  555 Palavras (3 Páginas)  •  3.217 Visualizações

Página 1 de 3

Questões :

1. Qual o sentido da crítica de Aristóteles à Teoria das ideias de Platão?

Na teoria das Idéias de Platão há uma divisão entre os mundos real e das ideias. Basicamente Aristóteles defende que não poderia haver uma relação interna entre esses dois mundos por tão díspares que são. E uma relação externa entre eles também seria inviável já que isso implicaria em um ponto externo ao dois mundos, mas depois de outro externo aos dois mundos e ao primeiro ponto, e assim sucessivamente, com o limite de novos pontos conectores tendendo ao infinito.Dessa forma ou a relação é interna e facilmente explicável, porém sem a existência da dualidade, ou inexplicável pela necessidade infinita de pontos conectores que a justifiquem. Nenhum dos dois casos conseguiria justificar a existência de uma relação entre o mundo que se imagina e o mundo que se sente. Isso leva Aristóteles a propor uma “nova Filosofia”.

2. Como Aristóteles caracteriza a sua noção de realidade? No que consiste, para ele, o real?

Aristóteles passa a defender a existência de um ser único, inequívoco e concreto como menor partícula da realidade. Esse indivíduo é composto de matéria e forma. Todos os indivíduos de um mesmo gênero ou categoria são iguais entre si pela composição da matéria, mas diferem individualmente pela forma que essa matéria toma. Há de nos causar algum incõmodo essa abordagem, já que a forma aqui citada não é a da formatação física do ser/objeto. Esse é o nosso conceito de forma pelo senso comum. A FORMA citada por Aristóteles é o que há de espírito/alma/essência dentro de cada invólucro de matéria. Dessa forma ele não vê a ideia como algo etéreo e inexistente no mundo físico, mas apenas como associada a uma das entidades da realidade.

Basicamente preconiza a ideia não existe a não ser dentro de um container de matéria. Solapa o conceito de dualidade de Platão com essa abordagem, pois que os dois mundos coexistem no indivíduo real. Estão ali tanto a matéria quanto a ideia, acondicionados sob a mesma casca.

3. Compare a concepção de conhecimento e do processo de conhecer nos textos do mito de linha dividida e da Alegoria da caverna de Platão com a concepção de Aristóteles no texto da Metafisica.

Platão descreve o conhecimento e seu processo como um ato de escolha do homem e de desvios de caminho e ruptura com o seu status inculto anterior até que a verdade/sabedoria lhe seja revelada. Cita os sentidos como iludíveis e influenciáveis pelo entorno - não está errado nisto, posto que até hoje usamos este princípios nos simuladores – mas pressupõe que o homem deve desejar alcançar o conhecimento. Já Aristóteles defende que o conhecimento chega ao homem até mesmo de forma espontânea, pela observação e acúmulo de informações através da memória. Isso é a experiência. Não descarta o conhecimento procurado. Esse é o passo seguinte na sua concepção do processo. Partindo da experiência identificar a causa do objeto de conhecimento. O porquê. Até aqui fala de conhecimento aplicado. Como último estágio cita o saber como abstrato, sem necessidade de aplicação prática. Infere inclusive que a ciência pode ser produzida no ócio. Na essência, parece a mim, que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (56.7 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com