TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Finanças publicas

Por:   •  1/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  523 Palavras (3 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 3

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

  1. Avaliação a Distância

Unidade de aprendizagem: Finanças Públicas

Curso: Administração Ex

Professor: João Antolino Monteiro

Nome do estudante: Sérgio Alves Resende

Data: 24/03/2015

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. Entre os princípios das finanças públicas, foram discutidos os princípios da neutralidade e o do maior benefício social. Com base na leitura atenta destes princípios, responda a seguinte pergunta: Qual dos dois princípios fica mais evidenciado na administração publica brasileira? Justifique sua resposta a partir de exemplos reais. Traga a sua fonte de pesquisa conforme normas da ABNT. (4,0 pontos)

Conforme conceituados os princípios das finanças públicas no livro didático paginas 24 e 25, a administração pública brasileira evidencia características do princípio do maior benefício social, através de políticas de distribuição de renda como os programas sociais criados pelo governo federal como exemplo o Bolsa Família, projetos de financiamento de casa própria, impostos sobre o consumo, a política salarial que cria e mantém um salario mínimo, o controle de preços, para manter os níveis de preços estáveis, a exemplo as reduções de IPI. Desta forma, enquanto agente interventor, o Estado busca fazer com que a renda seja distribuída da melhor forma possível.

2. Qual o papel dos bens e serviços públicos na economia brasileira? Justifique sua resposta com um exemplo prática do nosso dia a dia. Traga a sua fonte de pesquisa conforme normas da ABNT. (3,0 pontos)

Conforme o livro didático em sua unidade 3, os serviços públicos assumem importância como mecanismos de distribuição e de justiça social, a exemplo das necessidades básica que fazem parte do nosso dia a dia como luz, telefone, transporte e ainda necessidades a defesa externa, ordem interna são incumbências do Estado no seu fornecimento.

Assim temos ainda os bens públicos, que são inerentes às atividades estatais, também melhoram a distribuição de renda, são de uso comum e tem como princípio atender a todos sem distinção, e por sua vez devem estar aos cuidados de todos. A segurança pública, o corpo de bombeiros, vacinações, controle de epidemias, são exemplos de bens que só podem ser oferecidos pelo Estado, pois não podem ser cobrados determinando preço nem medida a quantidade oferecida no caso típico de segurança pública.

3. Os serviços públicos no Brasil cumprem sua função, enquanto instrumento de distribuição de renda? Exemplifique sua resposta. (3,0 pontos)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (280.4 Kb)   docx (74.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com