TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formas de poder na organização

Artigo: Formas de poder na organização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2014  •  Artigo  •  540 Palavras (3 Páginas)  •  427 Visualizações

Página 1 de 3

Resíduos

Toda coletividades abriga diferenças sociais, e que se exige algumas medidas para manter a convivência, porque sem regras em comum, a vida se torna se impossível. A Cultura organizacional é composta por crenças, valores e comportamento.

Não existe liberdade individual se não houver um espaço habilitado, o mínimo de organização.

O poder na organização, sua fonte originária de coagir, ou de estabelecer domínios sobre os demais. É uma relação social que produz um efeito desejado, controlando as ações alheias, é formado pela denominação e sujeitarão de mando e obediência.

O Mando é a face operacional do poder, que é atribuído a decisões imperativas, que corresponde ao direito de dar ordens, e zelar seu comprimento, e faculta a alguns a possibilidade de se fazer obedecer sem precisar de concordância de consentimentos dos outros, consiste em ter a capacidade de decidir, ditar ordens e conseqüentemente vendo cumpridas.

5

O autor explica que tem varias formas de poder, e classificou.

• Coagir-Compelir, ameaçar e controlar.

• Administrar- Planejar, organizar, e dirigir.

• Julgar- Resulta na disputa

• Deliberar- Escolher rumos

É de extrema importância ressaltar quem tem mais poder dentro da organização são os proprietário, é delegado pelos seus gestores, que além de defenderem os interesses patronais, tem que saber gerenciar, liderar e desenvolver pessoas.

E na cultura nas organizações, o autor relata que apesar de sermos indivíduos diferentes, dentro da organização os funcionários ficam parecidos nos ritmos, e jeitos parecendo ser tudo natural. E os recém-chegados na empresa se deparam com uma cultura organizacional, que terá que se adequar no ambiente dos demais.

O autor ressalta que a cultura organizacional ela impregna a todas as praticas, e formam mesmo conjunto de pensamentos e de saberes. É a partir desse momento que se forma um sistema que procura unir a todos para alcançar os mesmo objetivos, é isso que tornam semelhantes no modo de agir e muitas vezes no pensar, e a cultura ela não formado dia para a noite, isso é constituído por um longo tempo.

Quando surgem imprevistos dentro da organização, situações que não eram esperadas pelas normas existentes, a cultura organizacional aparecem com recursos, porque tem valores que o levam a tomadas de decisões e ações.

Por fim o autor enfatiza nesse capitulo que as culturas organizacionais elas são diferentes uma das outras, ninguém leva a cultura da outra empresa para dentro da organização atual, a pessoa terá que se acostumar com a realidade que ela vive, e obedecer à ordem imposta dentro dessa organização. E cada gestor tem seu jeito de exercer o poder dentro da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com