TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Existem tipologias clássicas de formas de poder e tipologia moderna de formas de poder

Projeto de pesquisa: Existem tipologias clássicas de formas de poder e tipologia moderna de formas de poder. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.165 Palavras (5 Páginas)  •  3.106 Visualizações

Página 1 de 5

1- Diferencie a tipologia clássica das formas de poder e a tipologia moderna das formas de poder.

A tipologia clássica das formas de poder foi formulada por Aristóteles, que se baseou no interesse em favor do qual o poder é exercido. Existiam 3 formas de poder de acordo com sua formulação; o poder paterno, que era exercido pelo pai sobre o filho no interesse do filho; o poder despótico, que era exercido pelo senhor sobre o escravo no interesse do senhor e o poder político, que era exercido pelos governantes sobre os governados no interesse de ambos. Aristóteles considera, dos quatro elementos que o poder supõe, apenas 3 elementos; o sujeito, pode ser um indivíduo, um grupo ou uma organização que exerce o poder; o objeto, pode ser um indivíduo, um grupo ou uma organização sobre o qual o poder é exercido e o fim, que é o objetivo ou a finalidade com que o poder é exercido pelo sujeito sobre o objeto. Aristóteles formulou também 3 categorias das formas de governo que eram: o governo de um só; o governo de poucos; e o governo de muitos. Um bom governo, em sua concepção, é sempre orientado para satisfazer o interesse de todos; quando realizado por um só indivíduo, era a monarquia; quando por uma minoria, era a aristocracia e quando realizado pela maioria, era a politeia que significa o governo da pólis (cidade-estado). Um mau governo era considerado as formas de governo degeneradas, são sempre orientados para satisfazer o interesse dos governantes que pode ser exercido; por um individuo só, era a tirania; por uma minoria, era oligarquia e pela maioria, era a democracia que significava tirania da maioria sobre a minoria.

A tipologia moderna das formas de poder foi formulada por Norberto Bobbio, baseando-se em Max Weber, que foi constituída a partir dos meios pelos quais o poder é exercido. Definiu então 3 poderes, o poder econômico que é exercido por todo aquele que “... se vale da posse de certos bens, necessários ou considerados necessários, numa situação de escassez, para induzir aqueles que não os possuem a certo comportamento , que pode ser, principalmente, certo tipo de trabalho...” (Bobbio, 1984, p.7). O poder que o primeiro exerce sobre o segundo funda-se essencialmente na posse de um bem necessário e escasso, e não na coerção física como podemos observar no exemplo a seguir:

 Um proprietário de terras exerce poder econômico sobre os trabalhadores rurais sem terra ao induzi-los a trabalhar de uma determinada forma em suas terras, por um determinado período de tempo em troca de um pagamento.

 Uma empresa industrial exerce poder econômico sobre seus operários ao condicioná-los a uma determinada rotina e jornada de trabalho nas suas fábricas em troca de um salário mensal.

“... na posse dos meios de produção reside uma enorme fonte de poder por parte daqueles que os possuem em relação aos que não possuem” sejam esses, meios de produção, terras, máquinas ou dinheiro.

O poder ideológico influencia o comportamento dos indivíduos independentemente do uso de coerção física sobre eles, ou de sua necessidade material, e também influencia o seu comportamento político e econômico, sem, contudo, se confundir com o poder político e econômico que é exercido sobre eles como demonstram os exemplos a seguir:

 As religiões e seus sacerdotes exercem poder ideológico sobre sus fiéis por meio dos seus valores expressos em palavras que condicionam o seu comportamento.

 Os meios de comunicação de massa como jornais, revistas, redes de rádio e de televisão exercem igualmente poder ideológico sobre os seus leitores, ouvintes e espectadores, quando esses incorporam os argumentos e raciocínios veiculados por aqueles meios e agem de acordo com eles. Esse comportamento pode ser o ato de sustentar e votar em um determinado candidato em uma eleição; contribuir com seu dinheiro ou seu trabalho para alguma campanha; ou consumir ou se negar a consumir um determinado produto.

O poder político, de acordo com Max Weber, caracteriza o Estado e o poder político, que é por ele exercido, é o monopólio do uso legítimo da força física sobre os indivíduos que integram uma sociedade. O uso ou a ameaça do uso da força é, o meio pelo qual o poder político se exerce. São 3:

 Pagar impostos: caso um indivíduo deixe de cumprir esta obrigação, pode ter os seus bens arrestados ou ser preso.

 Cumprir as leis: caso contrário, o indivíduo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com