TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A tripologia moderna das formas de poder

Artigo: A tripologia moderna das formas de poder. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2014  •  Artigo  •  306 Palavras (2 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 2

Política é um adjetivo derivado de polís (cidade, Estado), no ínicio o termo política era utilizado para desegnar o estudo de atividades na area humana , já na época moderna esse sentido que era dado a política mudou e se tornou “doutrina do Estado” , que nada mais é as atividades que tem como referência a pólis. Então a política é a atividade humana ligada ao poder pelo conjunto de meios que permite alcançar os efeitos desejados, um desses meios é o domínio sobre outro homem, domínio que está voltado para o interesse do governo.

A tripologia moderna das formas de poder : poder econômico, poder ideológico eo poder político. O poder econômico em geral é aquela pessoa que possui abundância de bens e que determina o comportamento daquele que se está em condição de miséria, prometendo em troca vantagens . Poder ideólogico são ideias formuladas por pessoa com certa autoridade para compartilhar com os associados os mesmos ideaís. Poder político é o poder coator. Esses trÊs poderos são fundamentais para manter uma sociedade de desiguais.

O poder político é caracterizado pela exclusividade do uso da força em relação aos grupos que atuam em um contexto social, é um processo que é desenvolvido em toda sociedade organizada. Para Marx e Engels em uma sociedade dividida em classes contrarias, a política tem a função de permitir a classe dominante de manter o seu domínio, para o monopólio ter eficácia , por isso que cada Estado é uma ditadura. A pretensão do monópolio é legítima coerção fisíca é com vistas ao comprimento da lei.

Os fins da política são a metas de um grupo organizado que se porpõe de acordo com as circunstâncias. O fim da política significa o fim daquela forma de organizar a sociedade pelo uso do poder coativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com