TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Freelancers conquistando seu espaço

Pesquisas Acadêmicas: Freelancers conquistando seu espaço. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.327 Palavras (6 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

O mercado de trabalho já vem sofrendo enumeras mudanças, e as pequenas e grandes empresas tem que se adaptar a esse meio; O Google e o Facebook são exemplos; Esses administradores regem suas empresas usando teorias e modelos diferentes umas das outras.

Com novas informações e uma grande mudança no mercado, os profissionais chamados de freelancers estão chegando e conquistando seu espaço; É um profissional autônomo que conclui seus projetos com menos tempo e a preços acessíveis para as empresas.

Contudo como qualquer outro profissional possui suas vantagens e desvantagens.

1- FREELANCERS CONQUISTANDO SEU ESPAÇO

Os Freelancers já vem ganhando o mercado de trabalho, e a IBM como uma grande Organização já esta se adaptando a esse meio e contratando profissionais da área. A uma grande diferença do trabalho desses profissionais para o modelo tradicional das chamadas Organizações Burocráticas que segundo Max Weber, a “administração Burocrática é a forma mais racional de Organização. Pela burocracia é possível obter a obediência e manter a continuidade.” (KOETZ, LUCIANE SOUTELLO, 200).

Max Weber quis dizer que a Burocracia esta vinculada a normas e padrões de eficiência e que as empresas que adotam a Burocracia como os bancos, por exemplo, tendem a seus profissionais trabalharem num ambiente rotineiro, padronizado e que cada um estabeleça sua função com competência, técnica e profissionalismo.

Max Weber ainda diz que a “Burocracia é a organização eficiente por excelência.” E para ele “A sociedade e as organizações Modernas são sistemas de normas impessoais. São normas (ou leis) que regem o comportamento das pessoas” (MAXIMINIANO, 2004, p.60).

A burocracia por ter esse aspecto de que seja feito tudo com eficiência e profissionalismo também apresenta desvantagens e algumas delas são: o excesso de formalismo, excesso de documentação (papéis/arquivos), atendimento ao público precário;

Enquanto o Sistema Burocrático rege a tendência de normas e regras os Freelancers trabalham de uma maneira não vinculada às empresas, ou seja, não possuem contrato formal, seus trabalhos são desenvolvidos em casa, longe de normas e formalizações. “Normalmente um freelancer tem horários de trabalho mais flexíveis e permite um engajamento maior em projetos que demandam uma dedicação diferenciada, visões mais abrangentes ou independentes da cultura organizacional dos clientes. Por ter a possibilidade de vivenciar continuamente projetos em diversas empresas, acaba tendo uma percepção generalizada do mercado.”(WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre [SN].

2- LUCRO ALIADO A FLEXIBILIDAE E ADAPTAÇÃO AO MERCADO

O Facebook foi criado por jovens universitários com o intuito dos alunos se conhecerem uns aos outros; É uma empresa social, usada para diversão, comunicação, contatos, divulgação enfim é uma empresa onde os usuários podem participar de grupos de escola, artistas, filmes dentre outros. Usa a Teoria Y “a motivação, o potencial de desenvolvimento, a capacidade de assumir responsabilidades e a presteza em dirigir o comportamento para metas da organização estão presentes nas pessoas, para que cada uma possa atingir suas próprias metas dirigindo seus esforços para os objetivos organizacionais. (KOETZ, LUCIANE SOUTELLO. 2009).

O Google é uma empresa de Organização Virtual que procura deixar seus empregados num ambiente agradável os encoraja a tomar iniciativas, e falar abertamente sobre cada projeto que deseja executar na empresa. A empresa visa muito a diversidade de suas tarefas, os canais de comunicação e principalmente a ausência da Burocracia em seu meio organizacional. É um site organizacional que tem estrutura simples e possui uma abordagem sistêmica onde procura produzir seus objetivos de uma maneira unificada e independente; É basicamente um sistema aberto que influência e é influenciado de acordo com as novas gerações, formas modernas.

É uma organização que possui pouca formalização, no entanto possui uma autoridade centralizada que acredita em liderar de uma forma compartilhada possuindo assim uma estrutura funcional e agradável para seus funcionários.

A diferença entre as empresas é que o Facebook é uma rede social de comunicação, interatividade e entretenimento entre pessoas. Já o Google é uma empresa que dispõe de pesquisas, ferramentas de compra, notícia e divulga mento.

3- RECURSOS ARGUMENTATIVOS

Os recursos argumentativos utilizados são: recurso de prova concreta e recurso de autoridade. Recurso de prova concreta busca evidenciar por meio de informações da realidade ou até dados estatísticos do meio em que vivemos. (ANTUNES ODETE, [SN]). Nas questões A,B e C é usado o recurso de prova concreta, onde percebemos que a um grande números de dados estatísticos nos trechos.

As questões D e E são utilizados os recursos argumentativos de autoridade. Esse recurso sustenta a citação de uma fonte confiável, que pode ser um especialista no assunto, ou dados de uma instituição de pesquisa. (ANTUNES ODETE, [SN]).

A diferença entre esses recursos é que o recurso de prova concreta busca evidenciar o assunto por meio de fatos notórios (de domínio publico) e pode ser dito por qualquer pessoa. Já o recurso de autoridade é dito por um especialista no assunto abordado ou uma citação confiável.

4- VANTAGENS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com