TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamental para Rosseau referente à educação da criança de sua época e resgatar as implicações desse pensamento para a educação na atualidade.

Por:   •  15/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  599 Palavras (3 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 3

Desigualdade Racionais e suas Desigualdades na Escola

Este texto descreve os vários tipos de racismo que existem desde o início da civilização, começando nos gregos até os romanos e continuando até a idade média. Hoje a nossa sociedade brasileira tem vivido momento histórico singular nas discussões em torno do racismo, preconceito e discriminação racial, pois, pressionada pela grande atuação dos movimentos e organizações negras que tem sido instigida a buscar rever e superar o quadro de desigualdade racial, construindo historicamente.

A relação racionais e educação constituem uma temática que tem sido prioritária nas agendas das pesquisas educacionais, na medida em que se caminha para um consenso de que a discriminação e o preconceito racional são práticas sociais extremamente destrutivas para uma auto-imagem das populações que nelas são vítimas, uma vez que contribuem de forma decisiva para dificultar, ou mesmo impedir, o sucesso na escola e o acesso a posições mais bem sucedidas no mercado de trabalho, impossibilitando a população negra, dos direitos humanos. O preconceito é entendido como uma opinião pré-estabelecida que é imposta pelo meio, época e educação, regulando as relações sociais, o preconceito sempre leva a discriminação, que é a materialização e a exteriorização do mesmo, e é uma ação que fere os direitos das pessoas como na base da raça. E o Brasil tem um efeito perverso, na medida que dificulta o acesso da população negra a uma educação de qualidade e ao mercado de trabalho e entre outros. E como consequência disso, as crianças além de sofrerem privações e serem maltratadas pelo o seu baixo poder aquisitivo de suas famílias pois, em sua memória, pertencem as parcelas pobres da população brasileira, também sofrem efeitos perversos ao ingressarem no sistema público de ensino. E o sistema educacional foi construído para poder entender a realidade das classes mais favorecidas econômica e socialmente, ou seja, a classe média brasileira, e lembrando também que o ambiente escolar reproduz todos os preconceitos e discriminação que permeiam a sociedade brasileira. E como uma instituição que se destina a aprendizagem do aluno, na prática, ela acaba reforçando o racismo? E com isso acaba distorcendo a sua função social, que seria preparar futuros cidadãos para poderem aprender com as diversidades humanas, e para poder aprenderem a combater todos os tipos de preconceito acesso a bons postos de trabalho e uma vida digna.

Então portanto se foram dadas a essas crianças e adolescentes oportunidades, desde muito cedo, para poderem construírem uma outra representação e destino para suas vidas, certamente acabarão aceitando e acreditando que o seu lugar na sociedade é aquele demarcado pelo o grupo branco: o lugar do pobre, analfabeto, trabalhador braçal e sempre subordinado cultural, e social e economicamente. E além disso esses alunos são vítimas de seletividade escolar carreando para engrossar um alto índice de evasão e repetência, condenando a maioria deles o chamado “fracasso escolar”, que não sendo problematizado pela a escola que acaba sendo entendido como falta de competência, E esses alunos além de serem privados das condições materiais, e estruturais para terem uma educação de qualidade, os alunos negros sofrem também um outro tipo de desigualdade no espaço escolar, o tratamento diferenciado e a crença de que, por sua condição racial, são menos capazes, e essa expectativa inicial e as atribuições negativas durante o processo de escolarização, vão, ao longo do tempo, consolidando verdadeiras barreiras para ascensão educacional da população negra, pois o preconceito influencia no desenvolvimento dos alunos, no decorrer do racismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (62.5 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com