TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos das Ciências Sociais

Por:   •  13/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.585 Palavras (7 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 7

Aula 1

Começando esse assunto já trazendo uma indagação: Quem é quem? A sociedade constrói o homem ou o homem constrói sociedade?

É preciso conceituar de acordo com o ponto de vista das Ciências o conceito de indivíduo e de sociedade para então poder responder a pergunta do início.

Indivíduo - Para Karl Mark (Economista e filósofo alemão), indivíduos são analisados conforme o seu contexto histórico-social, bem como, as classes a que pertence. Um exemplo claro disso seria relações dentro de uma mesma indústria, porém, uma formada por aqueles que realizam as tarefas que lhes são ordenadas e uma outra relação formada pelos gestores que, muitas vezes por consequência da função semelhante, tendem a formar um outro tipo de relação.

Sociedade - Pode ser entendida como algo dinâmico, ou seja, que se encontra permanentemente em processo de mudança. Fica compreensível esse processo de mudança permanente quando entendemos que as relações e as instituições darão continuidade à própria vida social. Fica aí evidente a relação entre sociedade e indivíduo, onde um necessita de outro para continuar existindo.

[pic 1]

Surgimento e a importância do estudo socioantropológico para compreender a realidade

Já desde o início, quando das primeiras organizações humanas já haviam muitos questionamentos do tipo: de onde viemos? Quem somos? Pra onde vamos? O que é importante para nós? Enfim.

Diferentemente de outras ciências, as Ciências Sociais procuram, além da realidade, lidar também com fatos que são exteriores aos homens, mas sem distinção de interpretação, ou seja, trata de forma igual como faz com a realidade.

Pode-se dizer que as Ciências Sociais caracterizam-se como uma importante ferramenta no tocante ao desenvolvimento da compreensão crítico-reflexiva, uma vez que, esse conjunto de Ciências estuda a ação do indivíduo em sociedade, sua linguagem, seus símbolos, valores e culturas, aquilo que lhes serve aspirações para o seu ânimo e de tantas alterações a que sofrem e a que estão expostos.

Com base no exposto acima, podemos afirmar que as Ciências Sociais estão sendo utilizada desde uma atividade mais simples a uma mais complexa da atividade humana. Se essas atividades humanas apresentam mudanças cada vez mais rápidas, onde, a necessidade de compreensão é exigida, então, o papel das Ciências Sociais se tornam cada vez mais necessário para tentar analisar e tentar explicar tantas perguntas que surgirão, como as observadas na figura abaixo.

[pic 2]

As Ciências Sociais que é pertencente ao grupo de saberes intitulado Ciências Humanas e apresentam  métodos próprios para investigar  fenômenos que analisam. Fenômenos estes já existentes e aqueles que surgem em decorrência do processo de globalização, quando os fluxos migratórios do planeta passam uns aos outros suas culturas, modelos de família (exemplo: uma família aqui no continente americano se relacionando com uma família de costumes árabes ou chinesa), na religião, redes que se formam em sociedade e tantas outras configurações que vão surgindo.

Sgundo o que aprendemos de acordo com um artigo de  Albert Einstein ("Porquê o Socialismo?”), o homem é ao mesmo tempo um ser solitário e um ser social.

Ser solitário - solitário quando a intenção é de resguardar a sua própria existência e também a a daqueles que próximos a ele. Procurando satisfazer seus desejos pessoais e desenvolver suas capacidades inatas.

Ser social - já o  ser social, necessita o reconhecimento e afeição dos seus próximos, tenta dividir seus prazeres, ter sua condição de vida melhorada.

Três grandes áreas de saberes das Ciências Sociais

Com base no que foi visto até aqui, pode-se dizer que as Ciências Sociais tem a sociedade como objeto de estudo e, nas dimensões sociológicas, antropológicas e políticas.  

Sociologia - estuda o homem e o universo sociocultural (relações sociais, as estruturas e a dinâmica das sociedades modernas), tendo como objetivo o análise das inter-relações entre os tantos fenômenos sociais.   vida social é analisada de diferentes perspectivas teóricas, principalmente aquelas conceituadas com base nos estudos realizados por Émile Durkheim,Max Weber e Karl Marx.

São essas as  matrizes teóricas com base nas quais estudam-se os fatos sociais, as ações sociais, as classes sociais, as relações sociais, as relações de trabalho, as relações econômicas, as instituições religiosas, os movimentos sociais etc.

Ciência política - analisa as questões ligadas às instituições políticas. Traz nos seus análises o conceito de poder, autoridade e dominação. Os partidos políticos de um país, o comportamento e as políticas públicas em suas diversas fases são objetos de estudo dessa área das Ciências Sociais. Fica fácil entender que essa ciência tenta compreender as diferenças entre povo, nação e o papel do Estado como a instituição que detém de  uma forma legítima, o monopólio de domínio e de controle de um território.

Antropologia - esta ciência, assim como as demais tem também os seus análises de um objeto. Trata dos aspectos culturais do comportamento de grupos e comunidades sociais, éticos, vem como, passa a analisar também as transformações que normalmente irão surgir em função da relação ou interação entre esses grupos.

Uma série de estudos foram desenvolvidos pela Antropologia sobre grupos sociais urbanos, destacando a diferenciação entre os indivíduos desses grupos, baseando-se em critérios de raça, cor, etnia, gênero, orientação sexual, nacionalidade, regionalidade, afiliação religiosa, ideologia política, sistemas de crenças e valores, estilos de vida etc.

Aula 2

As Ciências Naturais estudam fatos e eventos naturais (o objeto das mesmas)  que, presumivelmente, têm causas simples e são facilmente isoláveis,  recorrentes e sincrônicos ao ponto de poderem ser vistos, isolados,  divididos, classificados, e finalmente reproduzidos em razoáveis condições de  controle experimental, em laboratório.   Consequentemente, nas Ciências Naturais, existe uma distância relativa entre  o cientista e seu objeto de pesquisa, o que torna o método objetivo o mais  adequado para a investigação de tais fenômenos.   Já as Ciências Sociais estudam fenômenos que se encontram além daqueles  produzidos pela realidade objetiva, que é necessariamente composta por fatos  exteriores aos homens. Tais fenômenos subjetivos correspondem as impressões,  concepções e interpretações desenvolvidas pelos homens e seus grupos sociais  em relação à essa realidade objetiva, e ainda a forma como estes fenômenos  humanos e sociais influenciam o homem nas suas relações intersubjetivas,  indivíduo para indivíduo e o indivíduo para com a sociedade.   As Ciências Sociais, portanto, estudam fenômenos inerentemente complexos, com  determinações e medições naturalmente complicadas e que podem ocorrer em  ambientes grandemente diferenciados. Em vista disso, toda análise desses  fenômenos é intrinsecamente parcial e subjetiva.   Primeiro, porque indivíduos e grupo sociais reagirão de forma diferente ao  mesmo estímulo ou fenômeno, baseado em suas visões de mundo e demais  características específicas. E segundo, porque mesmo que fosse possível  reproduzir todos os elementos envolvidos em um fenômeno social específico,  seria impossível reproduzir a forma como cada um dos indivíduos envolvidos  naquele fenômeno reagiu, ou reagiria, aos mesmos eventos, quando apresentados  em uma estrutura de pesquisa controlada.   Tais fenômenos só podem ser analizados, na maioria das vezes, como eventos  históricos, já que, em grande parte, fazem parte do passado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (103.6 Kb)   docx (302.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com