TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos do Microempreendedorismo

Por:   •  21/9/2015  •  Artigo  •  444 Palavras (2 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 2

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Administração de Micro e Pequenas Empresas

Aula-tema 03: Fundamentos do Microempreendedorismo

e Estrutura Patrimonial

NOME

Daniele de Souza Santos

RA

3737719036

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional

2015

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Administração de Micro e Pequenas Empresas

Aula-tema 03: Fundamentos do Microempreendedorismo

e Estrutura Patrimonial

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido na disciplina Administração de Micro e Pequenas Empresas apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do TUTOR AMARILDO GUIMARAES

Anhanguera Educacional

2015

Analise qual formato jurídico você escolheria para sua empresa e descreva o motivo da escolha, levando em consideração as vantagens e desvantagens relacionadas à natureza jurídica escolhida.

É de grande importância na hora de contituir uma sociedade, depois de ter feito o estudo de mercado e efetuado a analise de viabilidade do negócio a escolha da forma jurídica do seu negócio. Escolher um determinado estatuto jurídico de modo a valorizar os pontos fortes da sociedade, dando muita atenção as características que melhor se adaptam às expectativas de desenvolvimento da sua empresa.

A noção de contrato de sociedade é dada pelo artigo 980.° do Código Civil, onde refere se que “o contrato de sociedade é aquele que em duas ou mais pessoas se obrigam a contribuir com bens ou serviços  para o exercício em comum de certa atividade econômica, que não seja de mera fruição, a fim de repartiem os lucros resultantes dessa atividade”.

A sociedade ecolhida para abertura da minha empresa seria a Sociedade por Quotas de Responsabilidades Limitadas (L.T.D.A).

Nessa sociedade cada sócio possui uma responsabilidade restrita e limitada ao valor de quotas empregadas no capital social da empresa. A figura jurídica escolhida é uma inovação simples e eficiente na qual o uso das demais formas de sociedade quase não são usadas mais.

As vantagens desse tipo de sociedade é que se deixa esclarecido sobre a separação do patrimônio da sociedade e da pessoa jurídicapor ser limitada. Podem haver também mais sócios que poderam contribuir de várias formas para o crescimento do negócio como: conhecimento, recursos e experiências, assim os fundos podem ser adquiridos com mais facilidade.

A desvantagem nesse tipo de sociedade um sócio pode ser chamado para responder perante os credores pela totalidae do capital, uma vez que essa responsabilidade tanto pode ser solidária com a sociedade, como subsidiária em relação a esta ( artigo 980.°do CSC). È obrigatória a entrada dos sócios com dinheiro ou pelo menos com bens avaliáveis em dinheiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (94.7 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com