TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE DE AUTODESENVOLVIMENTO AULA TEMA 03: FUNDAMENTO DO MICROEMPREENDEDORISMO E ESTRUTURA PATRIMONIAL

Pesquisas Acadêmicas: ATIVIDADE DE AUTODESENVOLVIMENTO AULA TEMA 03: FUNDAMENTO DO MICROEMPREENDEDORISMO E ESTRUTURA PATRIMONIAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2014  •  564 Palavras (3 Páginas)  •  2.094 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Dentre as opções apresentas no passo 4 (Quatro) foi escolhido o formato jurídico o E I Empreendedor individual para formalizar a minha empresa fictícia de barraquinha de cachorro quente.

Empresa Individual de responsabilidade ilimitada (E.I.)

O empresário individual (anteriormente chamado de firma individual) é aquele que exerce em nome próprio uma atividade empresarial. É a pessoa física (natural) titular da empresa. O patrimônio da pessoa natural e o do empresário individual são os mesmos, logo o titular responderá de forma ilimitada pelas dívidas. Os reais motivos dessa escolha foi de abrir uma firma individual para quem tem um sonho de possuir seu próprio negocio.

Vantagens de ser um empreendedor individual

Formalização sem burocracia e gratuita: alvará e a primeira declaração anual são feitas gratuitamente por contadores conveniados.

Obtenção de CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica): Poderá comprar e vender de maneira mais fácil, participar de licitações e muitas outras negociações que somente um CNPJ possibilita.

Pacotes bancários especiais: as taxas de juros para pessoas jurídicas são menores que das pessoas físicas.

Suporte técnico do SEBRAE: o empreendedor pode tirar suas duvidas com o SEBRAE de sua cidade.

Aposentadoria: neste caso a aposentadoria pode ser por idade (mulher aos 60 anos e homem aos 65 com um mínimo de 15 anos de contribuição)

.Benefícios diversos: o empreendedor individual tem direito a auxílio-doença (após um ano de contribuição) e salário-maternidade (após 10 meses de contribuição).

Benefícios para a família: sua família também pode ter benefícios como pensão por morte (depois da primeira parcela) ou auxílio-reclusão (também a partir da primeira parcela). Impostos com preços fixos e reduzidos: as taxas de impostos que deverão ser pagas são para a previdência social (11% do valor do salário mínimo), mais R$5,00 de ISS (Impostos Sobre Serviços) e R$1,00 de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias) caso trabalhe com indústria ou comércio.

Empregado contratado: é possível contratar um empregado que receba de um salário mínimo até o piso de sua categoria com apenas 3% adicional ao seu salário para a Previdência Social.

Desvantagens de ser um empreendedor individual

Custo alto para fechar ou alterar custos da empresa: para formalizar não paga nada, se encerrar suas atividades, pagará taxas maiores do que empresas com outro regime de tributação.

Limitação de funcionários: poder contratar um funcionário – pode também ser uma desvantagem caso necessite expandir suas atividades e contratar mais um funcionário

Aposentadoria limitada: o direito à aposentadoria é somente em casos de morte e invalidez e não pode ser aplicado por tempo de contribuição, sendo que o valor da aposentadoria é de apenas um salário mínimo.

Serviços

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com