TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GERENCIAMENTO DE GESTÃO E COLEÇÃO DE CONTABILIDADE

Trabalho acadêmico: GERENCIAMENTO DE GESTÃO E COLEÇÃO DE CONTABILIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2014  •  Trabalho acadêmico  •  3.643 Palavras (15 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 15

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais

Atividade Avaliativa - ATPS

Gestão de Custos e Formação de Preços

Prof. EAD Me. Jefferson Dias

RA Acadêmicos

7530602017 Aline dos Santos Cabeça

7530602001 Ariane dos Santos Cabeça

7529586281 Silvana Aparecida Ramos

7700630770 Victor Raphael Crodelino

JUNDIAÍ/SP

2014

RA Acadêmicos

7530602017 Aline dos Santos Cabeça

7530602001 Ariane dos Santos Cabeça

7529586281 Silvana Aparecida Ramos

7700630770 Victor Raphael Crodelino

ATIVIDADE AVALIATIVA ATPS

Prof. EAD Me. Jefferson Dias

Professor tutor presencial Lucimara de Campos

Atividade Avaliativa: ATPS apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a avaliação da Disciplina de Gestão de Custos e Formação de Preços para a obtenção e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.

Jundiaí /SP

2014

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 18

2. CONTABILIDADE E GESTÃO DE CUSTOS 19

2.1. Objetivo da Gestão de Custos 19

2.2. Definição e classificação de Gastos, Custos e Despesas, considerando uma empresa industrial como exemplo 20

2.3. Definição dos Componentes e Contas básicas no processo de Custeio 20

2.4. Diferenças entre Tipos e Métodos de Custeio 20

3. SISTEMA DE ACUMULAÇÃO DE CUSTOS E CONTROLE DE ESTOQUE 23

3.1. Representação esquemática de Custo 23

3.2. Métodos de avaliação de estoque 25

3.3. Ilegalidade fiscal do método de avaliação de estoque UEPS 26

4. SISTEMA DE ACUMULAÇÃO DE CUSTOS E CONTROLE DE ESTOQUE 27

5. FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA POR MEIO DOS MÉTODOS MARK UP I E MARK UP II 30

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS 32

7. REFERÊNCIAS 34

1. INTRODUÇÃO

O objetivo desta Atividade Prática Supervisionada (ATPS) é apresentar através de um desafio a capacidade do grupo em compreender tecnologias associadas aos instrumentos, técnicas e estratégias utilizadas ao reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e gerenciar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão na busca da qualidade, produtividade e competitividade das organizações abrangendo ações de planejamento, avaliação e gerenciamento de custos referentes a negócios e serviços presentes em organizações públicas ou privadas, de todos os portes e ramos de atuação, estudando o mercado e seu ambiente socioeconômico para criar e inovar, de forma a promover e solidificar sua marca no mercado e definindo estratégias, público-alvo e preços a serem praticados, sem deixar de atentar-se às constantes mudanças.

Durante a realização de cada etapa deste desafio, serão vivenciadas aplicações do conhecimento da disciplina, de forma a criar oportunidade de estruturar as premissas do Processo Administrativo, descobrindo como se pode planejar, organizar, coordenar e controlar os custos de uma organização. Este desafio deve facilitar a percepção de como se dá a atuação do Gestor de Custos na organização durante o exercício profissional. Também deve influenciar na noção de aplicação do conhecimento universitário em benefício da sociedade, por meio da proposta do projeto a ser criado.

2. CONTABILIDADE E GESTÃO DE CUSTOS

A Gestão de Custos enfatiza tanto as mudanças atuais observadas no ambiente de negócios quanto a relevância de uma boa gestão de custos na busca da sobrevivência das empresas.

Essa abordagem deu-se através da definição de estratégias competitivas compatíveis com o mercado, no sentindo de as empresas enfrentar o futuro. Ressaltam-se o papel e a importância das ciências contábeis como apoio para a evolução da teoria de custos, assim como a relevância dos fundamentos básicos a serem utilizados em métodos e princípios de custeios, desde os métodos tradicionais, metodologias ABC de custeio até a melhoria continua. Apresentam-se, por fim, a visão de informações e as principais dificuldades que poderão surgir no momento da implantação de gestão de custos.

Depois de entender sobre gestão de custo, precisamos entender a diferença entre: Gastos, Custos e Despesas são diferentes.

Chamamos de gastos os valores monetários de todos os desembolsos e compromissos assumidos pela empresa no desempenho das suas operações de produção de bens e serviços de apoio e essas operações de venda e pós vendas. Os gastos empresarias compreendem: Custos, despesas, investimentos, perda e desperdício.

Temos três tipos de custos básicos: Matéria-prima ou material direto, mão-de-obra direta e custos indiretos de fabricação. Temos três contas básicas de estoque para atender o processo de custeio que são eles: Conta de matérias-primas ou material direto, conta de produtos em processo de fabricação e conta de produtos acabados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com