TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GERENCIAMENTO CONTÁBIL: ANÁLISE DA CONTABILIDADE COMO MECANISMO DE SUPORTE E GESTÃO PARA AS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Trabalho Escolar: GERENCIAMENTO CONTÁBIL: ANÁLISE DA CONTABILIDADE COMO MECANISMO DE SUPORTE E GESTÃO PARA AS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2013  •  7.446 Palavras (30 Páginas)  •  903 Visualizações

Página 1 de 30

1. INTRODUÇÃO

O desenfreado crescimento econômico associado à amplitude da globalização veio ultrapassando fronteiras e gerando novas oportunidades que atingem o comercio mundial em diferentes categorias, do macro às micro empresas, desde que essas saibam a melhor maneira de aproveitar o seu capital para manter-se firme no cenário competitivo que cada vez mais se estabelece.

A nova ordem econômica mundial consiste em melhores condições de produtividade e rentabilidade, estabelecendo assim um novo mercado comercial globalizado, para tanto, as empresas de diversos tipos precisam adaptar-se, utilizar-se dos novos recursos, mais tecnológicos e inovadores que contribuam para o desenvolvimento em diversas etapas que englobam: planejamento, objetividade, controle, gerenciamento, supervisão e mais ainda otimização do processo produtivo em larga escala.

A emergente complexidade do mercado tornou necessário o desenvolvimento de ferramentas eficazes que atuassem no controle de gestão. Profissionais e instrumentos que proporcionassem informações precisas, eficientes e determinantes para a tomada de decisões, já que delas dependem analise da contabilidade como mecanismo indispensável de suporte e gestão para micro e pequenas empresas, comprovando a importância de sua utilização para as empresas e ao futuro e o desenvolvimento empresarial.

Nesse sentido, destaca-se a contabilidade como uma ciência moduladora, que interfere positivamente na construção e na manutenção dos sistemas informacionais, colaborando diretamente na formulação de modelos de gestão, na organização de setores e no gerenciamento como mecanismo de suporte fundamental para a evolução empresarial.

No contexto, moderno e tecnológico destaca-se o surgimento cada vez mais aparente das empresas de pequeno porte, com características peculiares de administração e que vem conquistando de forma sólida e consistente um espaço nesse novo formato empresarial.

Estas organizações carecem de um sistema de gestão que assegura os gestores uma nova forma de direcionar os negócios, tornando o processo produtivo mais rápido e seguro, abandonando o gerenciamento intuitivo que predomina e que inúmeras vezes levam essas empresas a falência.

Deste modo, compreende-se a necessidade do uso de uma ferramenta primordial, que auxilie no processo gerencial, fala-se da implementação da contabilidade na gestão empresarial e sua importância para as micro e pequenas empresas, a partir da compreensão sobre a contextualização das mesmas e suas necessidades na condução administrativa.

Salienta-se ainda que algumas destas empresas quando utilizam o conhecimento contábil, limitam-se a obrigatoriedade burocrática dos órgãos públicos para a obtenção de regularização comercial ou ainda faz uso da contabilidade financeira para controle de lucros e dividendos, sem anexar a esses, atividades de gerenciamento.

A partir destas premissas sugestiona-se que este estudo possa demonstrar a importância da contabilidade para o crescimento e desenvolvimento das empresas, nesse caso, micro e pequenas quando utilizadas como um instrumento gerencial eficaz. Assim decidiu-se por realizar uma revisão sistematizada de literatura relacionada ao assunto em questão para identificar, quais os aspectos abordados pelos autores sobre a análise da contabilidade como mecanismo de suporte e gestão e os benefícios de sua aplicabilidade nesse tipo empresarial especificadamente.

Diante da problemática abordada, busca-se responder ao seguinte questionamento: Qual a relação existente entre a contabilidade e a gestão de micro e pequenas empresas como mecanismo de suporte e gestão?

Para responder tal questionamento, traçou-se como objetivo geral: Evidenciar a Contabilidade como mecanismo indispensável de suporte e gestão para as micro e pequenas empresas, comprovando a importância de sua utilização para as empresas. Tendo como objetivos específicos. Explanar conceitos contábeis associados ao gerenciamento empresarial; demonstrar a importância da contabilidade no processo de suporte e gestão das micro e pequenas empresas para a atuação empresarial adequada e evidenciar o papel da contabilidade no processo de gestão empresarial.

Justificando-se pela relevância do tema, para a realização da pesquisa adotou-se a seguinte metodologia, como tipo de pesquisa, um estudo de caráter exploratório, sendo ainda necessário para a realização da pesquisa um estudo bibliográfico, iniciando-se a partir de uma investigação acerca de delinear a evolução da contabilidade gerencial.

Com o objetivo de situar o leitor na configuração e estruturação deste texto dissertativo, apresenta-se a síntese de cada um dos capítulos que o compõem.

O primeiro capítulo trata da introdução, ora apresentada. O segundo, intitulado “Revisão da Literatura”, apresenta conceitos básicos da área da contabilidade e do processo de gestão das micro e pequenas empresas. Estabelece uma reflexão sobre o gerenciamento contábil e o papel do contador, e explicita a conceitualização da contabilidade como agente facilitador no processo de suporte e gestão de micro e pequena empresa.

O terceiro capítulo trata da trajetória metodológica, aonde se descreve o tipo de pesquisa, que é caracterizada como revisão bibliográfica, retrospectiva, de análise qualitativa do conteúdo da literatura pesquisada. Nesse capítulo ainda se apresenta a identificação das fontes bibliográficas, os procedimentos de coleta de dados e a análise de dados. Destaca-se que a análise dos dados em todos os seus desdobramentos seguiu a proposta de análise do conteúdo.

As Considerações Finais contemplam a síntese do estudo e reportam-se aos objetivos propostos e à questão norteadora e extraem os indicadores validados, que se configuram nas implicações da pesquisa para a contabilidade como mecanismo de suporte e gestão para as micro e pequenas empresas. O trabalho apresenta também referências, apêndice e anexos.

Esse estudo tem em vista ainda acrescer à formação do profissional contábil conhecimentos mais amplos e bem direcionados acerca do assunto explorado, auxiliando na aprendizagem sobre questões gerenciais e outros serviços. Espera-se, portanto, que o resultado da pesquisa, de fato, represente uma contribuição efetiva, para a compreensão de como a contabilidade gerencial pode auxiliar na gestão da empresa, oferecendo suporte para que o processo decisório ocorra da forma mais satisfatória, a partir da identificação das necessidades informação, atribuindo valor qualitativo a esses recursos dentro da contabilidade gerencial.

2. GERENCIAMENTO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (52.9 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com