TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE NEGÓCIOS EM TERMOS FINANCEIROS E CONTABÉIS NA PETROBRÁS E AS ESTATÍSTICA APLICADA NA EMPRESA

Por:   •  14/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.122 Palavras (13 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

        

PROJETO INTEGRADO MULTICIPLINAR PIM III

 CURSO SUPERIOR TECNOLÓGICO EM GESTÃO FINACEIRA

GESTÃO DE NEGÓCIOS EM TERMOS FINANCEIROS E CONTABÉIS NA PETROBRÁS E AS ESTATÍSTICA APLICADA NA EMPRESA                 

                

                                NOME: ANGELITA JÉSSICA DE CASTRO VIDAL

                                R.A: 1982104

Polo de Fortaleza, Ce

        2019

[pic 2]

PROJETO INTEGRADO MULTICIPLINAR PIM III

CURSO SUPERIOR TECLÓGICO EM GESTÃO FINANCEIRA

GESTÃO DE NEGÓCIOS EM TERMOS FINCEIROS E CONTABÉIS NA PETROBRÁS E AS ESTATÍSTICA APLICADA NA EMPRESA

NOME: ANGELITA JÉSSICA DE CASTRO VIDAL

R.A:1982104                                

ORIENTADOR(A):

ORIENTADOR(A):

ORIENTADOR(A):

POLO DE FORTALEZA, CE

RESUMO:

        

A pretensão desse trabalho é analisar a estrutura administrativa de uma empresa baseando-se nas disciplina aplicadas durante o segundo semestre do curso de Gestão Financeira ( Contabilidade, Fundamentos da Gestão Financeira e Estatística Aplicada), para demonstrarmos o grau de aproveitamento que obtivermos e ao mesmo tempo, ampliarmos nossos conhecimentos através de pesquisas baseadas na literatura  conforme referências descritas e com dados registrados da suposta empresa escolhida para analisa ilustrativa com o Projeto Multidisciplinar. Destro da Contabilidade em gestão mundo a fora, tanto em empresas como em associações de contabilista profissionais ou universidades está se imprimindo um rumo radicalmente novo para a Contabilidade que visa trazê-la para o século XXI e capacita-la a atender as necessidades de informação em mundo de alta volatilidade. Em Fundamentos de Gestão Financeira vamos tratar a administração dos recursos financeiros da empresa, voltado para o financeiros, ou seja, integra todo o trabalho á obtenção, utilização e controle dos recursos financeiros. Em Estatística Aplicada na empresa seja utilizada na forma de organizar, analisar e interpretar os resultados para explicar os fenômenos sociais, econômicos ou naturais, montando-se um banco de dados, é uma ferramenta portanto, imprescindível a qualquer pessoa ou pesquisar que necessite tomar decisões.

Palavras Chaves: Contabilidade, Fundamentos da Gestão Financeira e Estatística Aplicada

SUMÁRIO:        

  1. Introdução________________________________5
  2. Definição da Empresa_______________________6
  1. Setor de serviços e produção________________7
  1. Desenvolvimento____________________________8
  1. Contabilidade_____________________________8
  2. Fundamentos da Gestão Financeira___________9
  3. Estatística Aplicada_______________________10
  1. Conclusão_________________________________15

INTRODUÇÃO

O trabalho de pesquisa PIM III (Projeto Multidisciplinar) teve como principal foco o estudo financeiro da PETROBRÁS.

        

Uma empresa de capital aberto(Sociedade Anônima), cujo acionista majoritário é o Governo do Brasil, sendo, portanto, uma empresa estatal de economia mista. Opera atualmente em 25 países no segmento de energia, prioritariamente nas áreas de exploração, produção, refino, comercialização e transporte de petróleo, gás natural e seus derivados. A Petrobrás é líder mundial no desenvolvimento da tecnologia avançada para exportação petrolífera em águas profundas e ultraprofundas.

Em Setembro de 2010, a empresa ficou conhecida internacionalmente por efetuar a maior capitalização em capital aberto da história72,8 bilhões ( a época 127, 4 bilhões de reais), praticamente o dobro do recorde até então que era da Nippon Telegraph and Telephone (NTT), com 36, 8 bilhões de dólares capitalizados em Novembro de 1987. Em 2014 a Petrobrás teve um prejuízo de 21, 587 bilhões de reais, o maior desde 1986 e o primeiro da empresa desde 1991. A perda de causada pela corrupção entre 2004 e 2012 foi de 6 184 bilhões de reais. Em 2015, a Petrobrás registrou um prejuízo de 34, 8 bilhões de reais em decorrência de fatores relacionadas a baixas nos campos de petróleo, o preço internacional do barril referente a Operação Lava Jato, entre outros.

DEFINIÇÃO DA EMPRESA

        

A empresa foi constituída pela Lei n° 2004 sancionada pelo então presidente da República Getúlio Vargas, em 3 de outubro de 1953. A lei dispunha sobre a política nacional do petróleo, definido as atribuições do Conselho Nacional do Petróleo(CNP), estabelecendo o monopólio estatal do petróleo e a criação da Petrobrás. As atividades da empresa foram iniciadas com o acervo recebendo do antigo Conselho Nacional do Petróleo, que manteve a função fiscalizada sobre o setor.

        

As operações de exploração e produção de petróleo, bem como as demais atividades ligadas ao setor de petróleo, gás natural e derivados, a exceção da distribuição atacadista e da revenda no varejo pelos posto de abastecimento, foram conduzidas pela Petrobrás de 1954 a 1997 período em que a empresa tornou- se líder na comercialização de derivados no país. Nos primeiros anos a companhia frustou as expectativas com descobertas lida inicialmente como promissórias em 1955 jorrou petróleo em Nova Olinda do Norte, as margens do Rio Madeira. Foram, abertos três poços que não se mostraram em condições de produzir comercialmente. Outro achado foi na Bacia do Tucano, no Maranhão que igualmente não se produtivo. Durante seis anos, o projeto de exploração da Petrobrás foi chefiado pelo geólogo norte-americano Walter Link cuja trata de resultados levou a que deixasse ás pressas o país em 1960 acho acusações de políticos e jornalistas. Nessa época ele escreveu quatro cartas sobre os resultados de seu trabalho(três em 1960 e uma em 1961) que ficaram conhecidas como Relatório Link.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)   pdf (179.3 Kb)   docx (41.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com