TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE PESSOAS II

Por:   •  19/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.276 Palavras (10 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 10

FACULDADE PITÁGORAS

CURSO: ADMINISTRAÇÃO EM MARKETING

ENTREVISTA AO GESTOR DE RECURSOS HUMANOS

Gestão de Pessoas II

São Luís – MA

2015

CARLA ESCORCIO; CHRÍSTILAN AGUIAR; EDNA SOUSA; ELIZANGELA MORAES; ELZA CABRAL; FRANCIELE MORAES; LAIZ MIRYAN; e STEFANE OLIVEIRA.

ENTREVISTA AO GESTOR DE RECURSOS HUMANOS

Gestão de Pessoas II

Relatório final, apresentado a Prof.ª Luciana Mendonça, desta Instituição, como parte das exigências para a obtenção da nota da Prova Parcial 2.

São Luís, 12 de junho de 2015.

Sumário

Introdução        4

A Empresa        ........................................................................................................5

Visão Geral.......................................................................................................5

Curriculum do Gestor de Recursos Humanos..................................................6

Recrutamento e Seleção        7

    Descrição de Cargo......................................................................................8

Avaliação de Desempenho        9

Treinamento e Desenvolvimento        10

Recompensar        11

Manter        12

Conclusão        13

Imagens        14

Referências        15

        

INTRODUÇÃO

                Este trabalho vem mostrar uma rotina de trabalho e relacionamento entre Gestor e Colaborador, interligando as competências que um Gestor de Recursos Humanos deve operar. Tendo em mente e em prática, que os valores humanos deverão sempre estar em evidência.

                Como todo organismo vivo, a empresa de transporte pulsa suas emoções no compasso das circunstâncias que movimentam seu destino na busca incessante de seus objetivos. Na lida diária, patrões e empregados, líderes e colaboradores se envolvem nas mais diversas atividades, superando dificuldades e fazendo da empresa um organismo forte e saudável, preparada para o desafio de transportar milhares de pessoas.

A EMPRESA

                A empresa Autoviária Menino Jesus de Praga Ltda. que vem operando no estado do Maranhão há 32 anos. Tendo sua sede na Rua 39, Nº 177, Qd: 144. Bairro: São Cristóvão – São Luís / MA. São seus fundadores: José Everardo Neves da Silva e Maria Tereza Aguiar Neves, e estes ainda hoje, dirigem a mesma no intuito de prestar um serviço de grande relevância aos seus usuários.  

 

VISÃO GERAL

                Autoviária Menino Jesus de Praga Ltda., é uma empresa de transporte urbano e suburbano de passageiros, localizada no Estado do Maranhão. Esta empresa de capital privado foi fundada no ano de 1983 e encontra-se em atividade há mais de 18 anos que a expectativa média de vida para uma empresa no Brasil, e há mais de 16 anos que a expectativa média de vida para uma empresa desse ramo de atividade. Atualmente, a organização emprega 339 pessoas (estimado), dos quais três empregados trabalham neste estabelecimento (estimado). No Estado do Maranhão, uma empresa tem em média, entre 3 a 26 empregados. Isto significa que a Autoviária Menino Jesus de Praga Ltda. emprega um número típico de pessoas para uma empresa deste segmento.

CURRICULUM DO GESTOR DE RECURSOS HUMANOS

                Edna Oliveira é a responsável interina do departamento de pessoal, e tem formação técnica em Contabilidade. Ocupa o cargo de funções gerenciais há quinze anos na Empresa Autoviária Menino Jesus de Praga. Segundo a mesma, não houve um processo seletivo em sua contratação, e sim um convite (indicação) do proprietário da empresa, posto que, este já conhecia seu desempenho nas tarefas de contabilidade no SET (Sindicato das Empresas de Transporte). Hoje exerce diversas funções administrativas, entre elas a de recrutamento e seleção de pessoal na atual empresa.

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

        Nesta etapa inicial, o recrutamento é o processo de busca e atração de mão-de-obra para a organização procurando suprir o número adequado de candidatos para os cargos em aberto.

                Segundo Chiavenato (2006), a seleção é o processo pelo qual uma organização escolhe de uma lista de candidatos, a pessoa que melhor alcançar os critérios de seleção, para a posição disponível, considerando as atuais condições do mercado.

                A empresa ’Praga’ faz o recrutamento e seleção de pessoal utilizando processos bem simples. Para um recrutamento, anuncia-se a vaga em pequenos cartazes na porta, e algumas vezes em jornais, ou mesmo um ‘boca-a-boca’. Já no quesito de seleção, a empresa realiza o processo de comparação X = Y, definindo como a escolha da pessoa certa para o cargo certo, ou seja, entre os candidatos recrutados, aquele com o perfil mais adequado para o cargo, visando manter ou aumentar a eficiência, a qualidade e o desempenho do pessoal. Antes da contratação os candidatos passam por um rigoroso processo de seleção composto por análise de currículos, avaliação psicotécnica com aplicações de testes e dinâmicas, e entrevista com a psicóloga. Os currículos podem ser entregues na portaria.

DESCRIÇÃO DE CARGO

                Segundo Gil (2001, p.175), a descrição do cargo “é a exposição ordenada das tarefas ou atribuições de um cargo. Ela procura descrever o que o ocupante do cargo faz como faz e por que faz”. A descrição do cargo deve apresentar os requisitos básicos para determinado cargo, com essa descrição será fácil de visualizar a comparação de salários pagos na empresa com o mercado (LACOMBE, 2005).

                E desta forma, a empresa ‘Praga’ apresenta uma descrição de cargo de acordo com o código de ocupação. No processo de recrutamento e seleção, a empresa já determina a descrição de seus cargos, ditando quais as competências e/ou experiências que o candidato deverá apresentar, salvo quando há necessidade de contratação para o cargo de Trocador (a) – conhecido como Cobrador (a) - que segundo a sua política, deverá estar isento de experiência para moldar-se ao perfil da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (219.1 Kb)   docx (638.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com