TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Gestão De Pessoas II

Artigo: Resumo Gestão De Pessoas II. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  9.145 Palavras (37 Páginas)  •  474 Visualizações

Página 1 de 37

Resumo de Gestão de Pessoas II

Aula 1 - Instrumentos de desenvolvimento de pessoas

- Diferença entre treinamento e desenvolvimento: Treinamento prepara o indivíduo para o cargo (curto prazo), prepara o individuo para desempenhar as tarefas específicas do cargo que deve ocupar. Desenvolvimento tem visão no médio e longo prazo, foco na carreira, capacita o funcionário para assumir novas responsabilidades e atribuições (longo prazo).

- Desenvolvimento pode contribuir para melhoria dos resultados: na entrada de novos concorrentes; na necessidade de expansão para outros países; e na necessidade de agilizar o desenvolvimento de novos produtos.

- Ferramentas utilizadas para o desenvolvimento de pessoas: Coaching; Gestão de carreira; Rotação de funções; Responsabilidade Social; Treinamento; Feedback; Gestão de Desempenho; Mentoring; e Programas de trainee.

- Benefícios da avaliação de desempenho: • dá aos funcionários a oportunidade de discutir seu desempenho com o superior imediato (feedback entre chefias e funcionários); • dá a oportunidade de identificar os pontos fortes e os que necessitam de desenvolvimento; • permite ao supervisor recomendar um treinamento específico para ajudar um funcionário a aprimorar seu desempenho; • oferece possibilidades de desenvolvimento de carreira do funcionário; • permite alinhar os objetivos individuais e os objetivos organizacionais.

- Avaliações de desempenho: podem se basear em atitudes, comportamentos, competências (ex.: comunicação, liderança, capacidade para trabalhar em equipe), resultados (ex.: receita de vendas, volumes de produção, nível de absenteísmo) ou uma mescla destes itens.

- Processos de avaliação mais utilizados pelas organizações: • Avaliação chefe-subordinado ou top-down (realizada pelo chefe superior. O avaliado faz uma auto-avaliação e depois se reúne com seu chefe para debater seu desempenho); e Avaliação 360 graus (fornece aos funcionários a visão mais precisa possível, com pareceres diversos – do superior hierárquico, de clientes internos, de subordinados, e outros.

- Coach (treinador): pessoa externa à organização contratada para ajudar uma pessoa a expandir uma aptidão, aumentar a sua performance ou até a mudar a forma de pensar.

- Diferença entre o coaching e mentoring: o mentoring é realizado por um funcionário da própria organização e o coaching é realizado por uma pessoa externa à organização.

- Gestão de Carreira: planejamento da carreira é feito cada vez mais pelos próprios funcionários, e não pela organização. O funcionário é responsável em manter atualizados seus conhecimentos, habilidades e capacitações, preparar-se para as futuras tarefas.

- Motivos da resistência dos gestores em relação ao feedback: chefias se sentem desconfortáveis em discutir o fraco desempenho com o subordinado e apresentar um feedback negativo; muitos funcionários não aceitam o feedback como construtivo e como base para melhoria do desempenho; alguns funcionários superestimam seu próprio desempenho, e mesmo diante de uma boa avaliação, gostariam que ela fosse melhor ainda.

- Principal objetivo dos programas de trainee: desenvolver lideranças para assumir posições executivas a longo prazo.

- Rotação de Funções (ou job rotation): movimentação das pessoas em várias posições nas organizações com o objetivo de expandir suas habilidades, conhecimentos e capacidades.

- Rotação de funções: pode ser vertical ou horizontal.

- Rotação de função vertical: promoção provisória para uma posição mais complexa (ex.: substituir a chefia durante suas férias).

- Rotação de função horizontal: transferência lateral de curto prazo para adquirir conhecimentos e experiências da mesma complexidade (ex.: sair temporariamente da função treinamento e trabalhar em Cargos & Salários por seis meses).

Aula 2 – Treinamento de Pessoal

- Treinamento: transmissão de conhecimentos, informações, habilidades e atitudes aos profissionais, para atingir os objetivos da empresa, sempre em busca dos melhores resultados.

- Características do treinamento: curta duração; visa à capacitação do profissional; voltado para o presente; foco nos objetivos mais imediatos da empresa.

- Benefícios do treinamento: aquisição de novos conhecimentos; reciclagem; motivação; aumento de produtividade; mudança de comportamento; solução de conflitos; redução no índice de acidentes de trabalho; criatividade; desenvolvimento de aptidões; novas perspectivas pessoais e profissionais.

- Motivos que levam as empresas a treinarem seus funcionários: reter funcionários; qualidade; valores e cultura corporativa; melhoria de processos; lealdade dos empregados; lealdade dos consumidores; mensuração de resultados; certificação; inovação ou sugestões de funcionários.

- Benefícios do treinamento para o funcionário: faz com que ele melhore profissionalmente e adquira novos conhecimentos.

- Benefícios do treinamento para a empresa: motiva o funcionário, aumenta sua produtividade, proporciona maior lucro à organização.

- O que fazer antes de optar pelo treinamento: definir a finalidade do treinamento; avaliar os recursos disponíveis e o perfil da empresa; programar o treinamento (tipo de treinamento, duração, quem irá treinar, quem será treinado, como será executado).

- Alguns tipos de treinamento: expositivo (em sala de aula); on the job (no trabalho); jogos; a distância; e-learning; job rotation (rotação de cargos); conferência ou palestra; estudo de caso; dramatização; dinâmica de grupo; etc.

- Treinamento expositivo (em sala de aula): instrutor presente durante todo o tempo e grande troca de informações; oportunidade de fazer perguntas e tirar dúvidas. Desvantagem: grande risco dos treinandos adotarem somente a postura de ouvintes.

- Treinamento on job (no trabalho): acontece no próprio trabalho. Utiliza as máquinas e os instrumentos do próprio local onde acontece o trabalho, reduzindo o custo e apresentando resultados mais rapidamente. Desvantagem: se não for bem planejado, pode prejudicar o andamento das tarefas realizadas pelos profissionais e levar ao não-cumprimento das metas e dos prazos a serem atingidos pela empresa.

- Treinamento com jogos: proporciona descontração, integração e motivação no treinamento. Apresenta simulações próximas da realidade, proporciona aprendizado quanto à tomada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com