TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE SERVIÇOS - LOCAÇÃO DE VEÍCULOS

Por:   •  6/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.287 Palavras (14 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO PROFESSOR JOSÉ DE SOUZA HERDY

ESCOLA DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Cursos de Administração

GESTÃO DE SERVIÇOS–ATIVIDADE E NOME DA EMPRESA LTDA

Turma 071-21 - 1ª Etapa

Adriana Botelho - 2028147

Gabriela Cruz - 2028138

Leon Felipe Alves – 2029094

Maria Carolina Botelho - 2028341

Rodrigo Assis – 2028147

Thayane da Silva Afonso - 2028975

Rio de Janeiro

2017

Adriana Botelho - 2028147

Gabriela Cruz - 2028138

Leon Felipe Alves – 2029094

Maria Carolina Botelho - 2028341

Rodrigo Assis – 2028147

Thayane da Silva Afonso - 2028975

GESTÃO DE SERVIÇOS –ACADEMIA “NOME DA EMPRESA LTDA”

Turma 071-20 - 1ª Etapa

        

Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina Gestão de Serviços, no curso de Administração na Universidade do Grande Rio.

Orientador: Prof. Pedro Paulo Bugarim

Rio de Janeiro

2017

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO .................................................................................................. 3

2. BREVE HISTÓRICO DA EMPRESA ................................................................ 5

3. PORTFÓLIO DE PRODUTOS .......................................................................... 6

4. DADOS DO MERCADO DE LOCAÇÃO DE VEÍCULOS ................................. 9

4.1. CONCORRÊNCIA DE MARCA ...................................................................... 9

4.2. CONCORRÊNCIA DE PRODUTO OU CONCORRÊNCIA DE FORMA ........ 9

4.3. CONCORRÊNCIA GENÉRICA ...................................................................... 10

5. SEGMENTAÇÃO E PÚBLICO-ALVO .............................................................. 10

6. CONCLUSÃO ................................................................................................... 12

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ..................................................................... 13

FONTES ELETRÔNICAS ..................................................................................... 13


  1. INTRODUÇÃO

Por volta de 1910, o aluguel de veículos surgiu nos Estados Unidos, logo depois do surgimento dos primeiros automóveis. A partir de então, alguns pequenos empresários começaram a vislumbrar o serviço de locação como um negócio promissor e desta forma iniciou-se a atividade. Hoje, segundo a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis - ABLA, o mercado de locação de veículos europeu movimenta cerca de US$ 10 bilhões por ano e os principais países que fazem uso deste tipo de prestação de serviços são respectivamente: Alemanha, Reino Unido, França, Itália, Espanha e Holanda. Na Ásia, o Japão detém o mercado de locação de veículos, possuindo, além de frotas de multinacionais, frotas também nacionais. No Brasil, o setor nasceu em 1956, quando o empresário Alberto Camargo, com estímulo da indústria automobilística, incentivada pelo Plano de Metas de Juscelino Kubitschek acreditou que a locação de automóveis seria algo promissor, fundando a Auto Drive S.A. Indústria e Comércio.

A idéia de criar a nossa locadora de veículos (Franz Rent a Car) surgiu da alta demanda pelo serviço na cidade do Rio de Janeiro, e da necessidade de oferecer um produto de qualidade aos clientes. Além disto, a falta de personalização da concorrência foi o fator-chave para intensificar a criação de uma empresa de locação de veículos que fosse transparente e pudesse alcançar as expectativas de seus clientes.

A empresa Franz Renta a Car fica localizada no bairro de Jardim América Rua Franz Schubert localizada a menos de 500 metros da Via-Dutra, principal rodovia do Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, zona norte da cidade. Localização próxima a Duque de Caxias, Nova Iguaçu, dentre outros municípios da baixada fluminense, foco de negócios dos mais variados setores produtivos.

A análise SWOT consiste em uma metodologia de análise de ameaças e oportunidades do ambiente externo e consumidor e das forças e fraquezas decorrentes da análise do ambiente interno, de modo que sejam minimizadas os riscos e otimizadas as oportunidades/forças. Ferrell (2000, p.71) propõe uma matriz de quatro células para a análise e priorização das informações "combinando as forças com as oportunidades e convertendo fraquezas em forças e ameaças em oportunidades".

Na análise do ambiente interno, os pontos fortes identificados estão centrados na prática de preços e promoções diferenciados, no atendimento personalizado aos clientes e em sua fidelidade. Nos pontos fracos, a falta de capital, de controle financeiro, de frota especial para atendimento da demanda e o não pensar estrategicamente da empresa.

As fraquezas elencadas acima podem ser convertidas em forças com a entrada de um novo sócio com capital suficiente para geração de folga nos recursos disponíveis potencializando os negócios da Franz Rent a Car, inclusive com a aquisição de frota especial (veículos classe A) para atendimento de demanda, aquisição de software de gestão integrado (modelo ERP) onde os centros de custos seriam mensurados por contrato fechado e contratação de consultoria especializada em Planejamento Estratégico.

No ambiente externo, foram analisadas as ameaças e oportunidades que desenham o cenário de mercado da empresa. Se o aumento do turismo e de negócios na cidade do Rio de Janeiro aliado ao aumento do faturamento do setor de locação acena com a possibilidade de crescimento (oportunidades), a alta carga tributária, o custo elevado para renovação de frota, o aumento da violência na cidade do Rio de Janeiro e a diminuição do poder de compra do brasileiro, visível nos últimos anos se mostram como algumas das ameaças do ambiente externo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.3 Kb)   pdf (145.4 Kb)   docx (22 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com