TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO ESCOLAR DENTRO DO PROCESSO DEMOCRÁTICO: CONSTRUÇÃO PARTICIPATIVA DA QUALIDADE EDUCACIONAL

Por:   •  19/12/2016  •  Artigo  •  5.809 Palavras (24 Páginas)  •  486 Visualizações

Página 1 de 24

FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA SERRA[pic 1][pic 2]

PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL COM ÊNFASE EM ADMINISTRAÇÃO , SUPERVISÃO, ORIENTAÇÃO E INSPEÇÃO ESCOLAR

GESTÃO ESCOLAR DENTRO DO PROCESSO DEMOCRÁTICO: CONSTRUÇÃO PARTICIPATIVA DA QUALIDADE EDUCACIONAL

Manaus/AM

2016


                    ELISANGELA CASTRO SILVA[pic 3][pic 4]

JOSETE PEREIRA RIBEIRO

GESTÃO ESCOLAR DENTRO DO PROCESSO DEMOCRÁTICO: CONSTRUÇÃO PARTICIPATIVA DA QUALIDADE EDUCACIONAL

Artigo apresentado como exigência parcial para obtenção de nota final no curso de Pós-graduação em Gestão Educacional com Ênfase em Administração, Supervisão, Orientação e Inspeção Escolar da Faculdade de Educação da Serra.

Prof. (a): Orientadora Esp. SAMANTA ALVES.

Manaus/AM

2016


GESTÃO ESCOLAR DENTRO DO PROCESSO DEMOCRÁTICO: CONSTRUÇÃO PARTICIPATIVA DA QUALIDADE EDUCACIONAL

  [1] Elisangela Castro Silva

                                                                                                            [2] Josete pereira Ribeiro

                                                                                                 

RESUMO: Este estudo teve como objetivo analisar se a equipe gestora atua de forma que todos os membros da escola e da comunidade participem das tomadas de decisões relevantes a escola. Tal estudo é fundamentado com embasamentos teóricos de alguns autores que tratam da referida temática, tais como: Maia e Bogoni (20083), Libâneo (2008), Lück (2011) entre outros autores que abordam a importância da temática em destaque, na qual visa compreender os papéis exercidos pelos membros da gestão, bem como investigar a forma de gestão dos membros gestores e analisar de que forma as decisões são apresentadas na escola e na comunidade. Por fim, o referido estudo almeja abordar os possíveis caminhos para uma gestão educacional que fortaleça a definição de educação que envolva princípios éticos, políticos e ideológicos. Nesse contexto e conforme pesquisa de cunho bibliográfico desenvolvida, observa-se que algumas decisões são tomadas de forma arbitrárias e a gestão democrática que deveria ser feita em comunhão dos colaboradores da escola e a comunidade, acaba deixando a desejar. Para que se estabeleça situações significativas que possam edificar a participação de todos no sentido de gerar a qualidade no processo de ensino-aprendizagem se faz necessário algumas mudanças. Este estudo desejar mostrar, como fazer uma gestão democrática e participativa para ser ter uma boa qualidade.

Palavras – chave: Democracia; Participação; Qualidade

ABSTRACT: The purpose of this study was to analyze whether the management team acts in a way that all members of the school and the community participate in the relevant school decision making. This study is based on theoretical foundations of some authors that deal with this theme, such as: Maia and Bogoni (2008), Libâneo (2008), Lück (2011) among other authors who discuss the importance of the theme in which it focuses Understand the roles of management members, as well as investigate the management of managing members and analyze how decisions are presented at school and in the community. Finally, this study aims to address possible ways for an educational management that strengthens the definition of education that involves ethical, political and ideological principles. In this context and according to a bibliographical research developed, it is observed that some decisions are taken arbitrarily and the democratic management that should be done in communion of the collaborators of the school and the community ends up leaving something to be desired. In order to establish significant situations that can build the participation of all in the sense of generating quality in the teaching-learning process, some changes are necessary. This study research wants to show, how to make a democratic and participative management to be of a good quality.


Key - words: Democracy, Participation, Contribution, Quality 

  1. INTRODUÇÃO

O estudo em questão integra uma pesquisa de cunho bibliográfico sobre a gestão democrática e participativa no espaço educacional enfatizando sua qualidade que é algo bastante discutido nos últimos tempos. Assim sendo, expõe como propósito a relevância de uma gestão escolar com a participação de todos os colaboradores da escola, como também pais e comunidade para melhor efetivação de um ensino de qualidade para os que deles usufruem desde a Educação Infantil ao Ensino Fundamental.

O presente artigo apresenta como objetivos: Analisar se a equipe gestora atua de forma que todos os membros da escola e da comunidade participem das tomadas de decisões relevantes a escola, tendo como específicos os objetivos: Compreender os papéis exercidos pelos membros da gestão; Investigar a forma de gestão dos membros gestores e Analisar de que forma as decisões são apresentadas na escola e na comunidade.

O supracitado trabalho aqui apresentado parte do princípio de que existem grandes desafios em busca de uma gestão democrática e esses desafios são propostos para profissionais da educação com o objetivo de renovarem sua prática educativa. Este trabalho busca compreender o papel do gestor, suas decisões dentro da escola, se propõe analisar a gestão como processo de democratização e busca pela qualidade educacional.

Atualmente para que a escola possa ter uma atuação eficaz é necessário o apoio da comunidade e há uma preocupação da escola em conquistar esse apoio. Para que esse apoio ocorra é necessário que seja feito um trabalho de qualidade técnica administrativa que vise um bom relacionamento comercial, financeiro e segurança com as partes internas e externas.

Diante destas indagações foi criada a seguinte problemática: Existe uma construção participativa da qualidade educacional dentro do processo de Gestão Escolar Democrático? Levantando ainda a seguinte hipótese a verificação da realidade escolar e as inúmeras indagações sobre a gestão escolar, onde verifica-se a ineficácia da comunidade escolar nas tomadas de decisões do cotidiano escolar, como tornar essa ação participativa mais atuante e soberana no ambiente escolar? Pois uma escola onde todos participam e opinam tornam o ambiente mais participativo, indagador, compreensivo e questionador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.6 Kb)   pdf (225.2 Kb)   docx (26.8 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com