TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO LOGISTICA ATIVIDADE DE INTRODUÇÃO À LOGISTICA

Por:   •  1/4/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  680 Palavras (3 Páginas)  •  518 Visualizações

Página 1 de 3

GESTÃO LOGISTICA

ATIVIDADE DE INTRODUÇÃO À LOGISTICA

  1. A partir da leitura do conceito de logística disponível na página onze do material didático indique, através de um exemplo, como um gestor público pode alcançar a agregação de valor de um produto ou serviço.

Segundo ROSA (2012, p.15), “a logística é definida como a colocação do produto certo, na quantidade certa, no lugar certo, no prazo certo, na qualidade certa, com a documentação certa, ao custo certo, produzindo no menor custo, da melhor forma, deslocando mais rapidamente, agregando valor ao produto e dando resultados positivos aos acionistas e clientes. Tudo isso respeitando a integridade humana de empregados, fornecedores e clientes e a preservação do meio ambiente”.

Nesse sentido, usamos como exemplo os serviços prestados de um hospital, o qual, para ter um bom funcionamento é necessário comprar os medicamentos, a água, ter ambulância em perfeito estado para uso, além de apresentar um atendimento médico organizado de acordo com as necessidades dos clientes, agregando valor aos serviços. De acordo com ROSA (2012) o valor gerado pela logística pode ser expresso de duas formas: tempo e lugar. O produto possui valor caso esteja com o cliente quando (tempo) e onde (lugar) ele necessita que esteja. Dessa forma, o gestor público pode alcançar a agregação de valor de um produto ou serviço atendendo as necessidades do cliente no tempo e lugar desejado, da forma solicitada por ele.

  1. Você concorda que o nível de serviço logístico deve ser mensurado e gerenciado por toda e qualquer organização pública? Justifique sua resposta.

Conforme ROSA (2012), “o nível de serviço pode ser definido como sendo a qualidade (prazo combinado/atendido, confiabilidade, integridade da carga, atendimento etc.) na ótica do cliente”. É necessário que esse nível de serviço seja estabelecido de tal forma que possa ser numericamente mensurável, não deixando margens à discussão, seguindo exatamente o que foi combinado com o cliente em contrato.

Ressaltamos, ainda, que é o nível de serviço que determina o mercado que a organização pretende atuar, onde pode optar por trabalhar com produtos e serviços com qualidade inferior desde que tenha compradores interessados a pagar menos por produtos de baixa qualidade. Dessa forma, estabelecido o nível de serviço da organização, este torna-se o item fundamental à ser mensurado e alcançado em logística, precisamente na forma como foi combinado.

Assim, o nível de serviço logístico deve ser mensurado e gerenciado por toda e qualquer organização pública para que se possa coordenar as diferentes atividades componentes da logística, tornando-as um conjunto harmonioso que visa a obter os menores custos logísticos que atendam ao Nível de Serviço que o cliente contratou.

  1. Indique e argumente sobre quais as atividades da logística (de planejamento e/ou de apoio) são mais importantes no âmbito das organizações públicas.

Segundo ROSA (2012), as atividades de Planejamento podem ser vistas como macroatividades que englobam uma visão de planejamento; e as atividades de Apoio Operacional podem ser vistas como atividades operacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (91.1 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com