TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principais atividades de logística

Artigo: Principais atividades de logística. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2014  •  Artigo  •  1.032 Palavras (5 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 5

Logística

A Logística é a área da gestão responsável por prover recursos, equipamentos e informações para a execução de todas as atividades de uma empresa.

Entre as atividades da logística estão o transporte, movimentação de materiais, armazenamento, processamento de pedidos e gerenciamento de informações.

Em resumo, diante a esse trabalho podemos falar sobre as ATIVIDADES PRIMÁRIAS

atividades-chaves

* Transportes.

* Manutenção de estoques.

* Processamento de pedidos.

Estas atividades são consideradas primárias porque ou elas contribuem com a maior parcela do custo total da logística ou elas são essenciais para a coordenação e o cumprimento da tarefa logística.

No caso da movimentação de materiais, é importante que o projeto seja elaborado a fim de diminuir ao máximo a movimentação dos itens, visto que um sistema propriamente desenvolvido consegue reduzir em até 20% o tempo de operação. Dessa forma, deve-se analisar os locais para recebimento e despacho dos componentes, aliando com o espaço disponível para estocagem, equalizando esta conta para resultar no mínimo de movimentação possível.

Além disso, no caso de produtos frágeis, o risco de avariar é proporcional ao número de vezes que o item é movimentado. Portanto, o ideal é alocar o produto sem movimentá-lo até o momento de seu carregamento. No caso das transportadoras, o sistema de cross-docking é cada vez mais utilizado. As docas de recebimento estão à 180° do local de carregamento, ou seja, o material entra por um lado, é separado, e após o picking é direcionado diretamente para a expedição, quase em linha reta. Dessa forma, evita-se que o material seja manuseado diversas vezes, reduzindo assim o custo de movimentação e o risco de avarias.

Porém, a determinação do layout não deve ser analisada somente para casos onde a obra está em construção. Nas demais situações, o layout pode ser remanejado, a fim de diminuir os 25% do tempo, em média, trabalhado em uma indústria destinada à movimentação de materiais.

Posição de Estoque

O Relatório de Posição de Estoque permite identificar a posição do estoque em uma determinada data, inclusive com a valorização do mesmo. Pode ser acionado pelo Menu Relatórios / Estoque / Posição de Estoque:

Este relatório também pode ser acessado pela Manutenção de Fechamento Financeiro. A tela deste relatório não é exibida, mas na tela do Relatório de Posição pode selecionar a ordenação desejada e o relatório apresenta a posição do estoque obtida na data do fechamento.}

Informe a unidade de negócios desejada para o relatório, podendo optar entre:

A opção Considera regra de fechamento financeiro exclusivo, se marcada, serão consideradas no relatório somente as empresas que não estejam configuradas como fechamento exclusivo.

O relatório de Posição de Estoque é baseado em Fechamentos de Estoque, não considerando qualquer saldo atual. Suas informações dependerão basicamente dos fechamentos realizados.

Ele pode apresentar os fechamentos de uma determinada data, conforme data de fechamento informada na tela. Neste caso não serão apresentados produtos/depósitos que não tenham fechamento na data informada.

Se desejar ter uma posição do estoque na data informada, ou seja, saber qual o saldo final de cada produto/depósito/empresa nesta data, marque a opção Exibe o último fechamento até a data informada.

Para apresentar somente produtos que sejam combustíveis marque a opção Somente combustíveis.

Para agrupar o relatório pela classificação dos produtos, marque a opção Agrupa Produtos por Classificação.

O layout do relatório será gerado conforme o arquivo PosicaoEstoque.rtm que estiver no mesmo caminho do executável, porém sua existência não é obrigatória.

Se a empresa desejar pode-se alterar o layout utilizando o botão Edita Layout.

Armazenagem

Sistema de Armazenagem:

É a perfeita disposição das partes de um

todo, coordenadas entre si e que devem

funcionar como estrutura organizada.

Para caracterizarmos um "Sistema de

Armazenagem" é necessária uma perfeita integração entre estrutura metálica, equipamento de movimentação, prédio/armazém,

produtos a serem estocados, etc. Tudo isso

para que se satisfaça as necessidades de

cada organização.

A importância da "Armazenagem" na Logística é que ela leva soluções para os

problemas de estocagem de materiais que possibilitam uma melhor integração entre:

Suprimento-Produção-Distribuição.

O planejamento desta integração deve ser

efetuado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com