TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GM INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE ELETRÔNICOS S / A

Projeto de pesquisa: GM INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE ELETRÔNICOS S / A. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.092 Palavras (5 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

Os sócios da empresa “GM INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE ELETRÔNICOS S/A”, possuem algumas dúvidas sobre finanças. O conteúdo desenvolvido a seguir servira para esclarecer tais dúvidas que cercam os sócios da empresa os auxiliando para que possam gerir melhor seu negócio.

Será possível analisar meios para conhecer o andamento das rotinas da empresa, descobrindo se estão gerando lucros ou prejuízos; conhecer as melhores formas a que se podem destinar os patrimônios que a empresa possui; controle dos investimentos, podendo manter o controle sobre os investimentos de acordo com o período estabelecido para o cumprimento de determinada meta; como também conhecer os meios tributários nos quais a organização esta inserida.

1 INTRODUÇÃO

A necessidade de adquirir maior conhecimento deve-se a trabalhos bem elaborados que busque o enfoque na informação necessária para o enriquecimento intelectual de seu executor como também do seu leitor. Nesse trabalho, destacado a seguir, busca tal conhecimento em virtude da grande demanda de informações para esses assuntos que são rotineiramente pertinentes a todos os contadores.

Em primeiro momento, estudará o planejamento financeiro, suas características e fundamentos, sabe-se da importância da palavra planejamento em todos os nossos dias, seja no âmbito familiar, empresarial, estratégico, como também o financeiro, o foco do trabalho. Nele pode-se ter a real importância do mesmo para a empresa e a importância que o contador deve dar a ele para auxiliar no desenvolvimento do seu trabalho junto à empresa. Além de conhecer o planejamento financeiro e seu conceito, estudará também a necessidade de sua execução real.

2 DESENVOLVIMENTO

Por meio das demonstrações financeiras podem ser extraídas várias informações sobre a situação em que uma empresa se encontra, como por exemplo, se ela esta rendendo lucros ou prejuízos. Por meio de tais demonstrações pode-se obter talvez aquela que seja a mais importante de todas as informações, o Fluxo de Caixa. A seguir, poderá se ver sobre ele e outros meios de informações essenciais para um bom planejamento financeiro.

Segundo Ross, Westerfield e Jordan (p. 63, 2010) por fluxo de caixa quer se dizer simplesmente que “se trata da diferença entre a quantidade de dinheiro que entrou no caixa e a quantidade de dinheiro que saiu”. Como pode ser analisado, trata-se de uma ferramenta que serve para informar a pessoas que dele se utilizam (empresários, administradores) contendo dados sobre como esta acontecendo a movimentação dos recursos financeiros envolvidos nas transações diárias de uma organização, disponibilizando meios de se acompanhar ações como pagamentos, recebimentos e o saldo, situações realizadas e que estão para se realizar. Através dele, o empresário pode manter suas contas em equilíbrio.

Segundo Marion (2008, p. 115) "sem o fluxo de caixa fica quase impossível projetar e planejar-se financeiramente. Sem orçamento é impossível ter uma administração Sadia”.

Para Marion (2008) faz-se necessario ainda salienta que “o fluxo de caixa não deve ser enfocado como uma preocupação exclusiva da área financeira, mais efetivamente deve haver comprometimento de todos os setores empresariais”.

Quando se fala em custo de oportunidade está relacionando as decisões que se tem de tomar diariamento sobre diversas situações que surgem. Em outras palavras, consiste em abrir mão de fazer algo para executar outras tarefas visando um bem maior, ou seja, busca de benefícios. Exemplo disso, sua empresa talvez possua um ativo que esteja pensando em vender, alugar ou empregar em algum outro setor de atividade. Se o ativo for utilizado em um projeto, as receitas que possa gerar em empregos alternativos serão perdidas. Essas receitas perdidas podem ser corretamente vistas como custos. Por isso, são chamadas de custos de oportunidade, uma vez que realizado o projeto, a empresa passa a renunciar toda e qualquer oportunidade que surgir para utilizar seu ativo.

De acordo com FEMENICK (2005), “toda empresa precisa controlar seus custos e incrementar suas receitas, (...). Esse controle de custos e projeção das vendas é mais importante ainda e necessário num

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com