TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM I GM

Artigo: PIM I GM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2013  •  1.474 Palavras (6 Páginas)  •  637 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE PAULISTA

SEPI – SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL INTERATIVO

EDVANA CARVALHO

Projeto Integrado Multidisciplinar - PIM

CROC TAPIOCA

Belém

2008

EDVANA CARVALHO

Projeto Integrado Multidisciplinar - PIM

CROC TAPIOCA

Belém

2008

01

RESUMO

CROC TAPIOCA

O habito de tomar açaí é tão tradicional para o povo paraense quanto o banquete do Círio de Nossa Senhora de Nazaré. No almoço, as famílias se reúnem para comemorar uma festa de mais de duzentos anos como se fosse Natal. Para o paraense, diferente do que acontece em outras regiões do Brasil ou com os modismos lançados pelos surfistas, como misturar açaí com granola, o principal acompanhamento do açaí é “farinha de mesa” ou a farinha de tapioca, ambas derivadas da mandioca.

Diante desse ponto de vista, o empresário paraense José Carlos Rodrigues de Souza, 46 anos, transformou o Pará no único lugar do planeta a ter uma fábrica mecanizada de farinha de tapioca, a Croc Tapioca.

Atualmente, a produção de 15 toneladas é encaminhada às cestas básicas da merenda escolar. Souza investiu na criação da fábrica após ter identificado uma baixa produtividade e problemas de higiene na elaboração da tapioca. Tudo começou em 1994, quando comprou um sítio em Americano, pólo de produção de farinha, a 30 quilômetros de Belém. Os produtores tradicionais foram incorporados ao novo processo.

01

02

1.1. Fundamentos de Administração - Descrição da organização

1.1.1 Denominação e forma de constituição.

A Croc Tapioca,CNPJ Nº 02431246/0001-43, é uma empresa brasileira fundada em 1998, por José Carlos Rodrigues de Souza, sediada em Belém, Pará, única na produção de farinha de tapioca com o auxilio de máquinas desenvolvidas pela própria empresa.

Localização: Rodovia Augusto Montenegro, Rua Mário Andreazza nº 18

Fone / Fax:(91) 3268-2517

Cel. (91) 9983-8210

Belém - Pará - 66821030

1.1.2 Dados e fatos relevantes da origem da organização

Em 1995, quando comprou um sitio na colônia de Americano, município de Santa Isabel do Pará, José Carlos Rodrigues de Souza observou que os vizinhos produziam farinha de tapioca utilizando um processo manual e fisicamente desgastante e sem os devidos cuidados com a higiene: não usavam luvas nem gorros. Não bastasse isso, havia épocas em que a produção parava em função da falta de lenha para queimar nos fornos.

Em conversa com os irmãos, José Carlos revelou que gostaria de encontrar uma forma de melhorar a atividade. “Vou quebrar a cabeça, mas hei de simplificar todo o processo, agregando valor com higiene, quantidade e qualidade, diminuindo o esforço e ajudando a preservar o meio ambiente.”

José Carlos não conclui o curso de Agronomia e se define como um curioso.

Ele mantinha em Belém uma empresa de locação de veículos, mas a busca de soluções para a atividade agrícola o fez mudar em meio a uma crise familiar. Em 1996, o espírito de inventor “baixou” de vez no empresário, com inspiração literária: criar uma máquina de fazer tapioca e mecanizar todo o processo de fabricação.

03

- Missão:

Inovar os métodos de produção da farinha de mandioca tornou-se a obsessão e o desafio de José Carlos.

- Cultura Organizacional:

Através de sua diretoria e gerencia, planeja, coordena, executa e presta orientações técnicas sobre atividades de administração de pessoal, treinamento e desenvolvimento, serviço social e segurança e saúde ocupacional, embasadas nas políticas, diretrizes e normas da empresa.

- Objetivo:

Projetou e materializou um conjunto de máquinas e mecanizou a produção da farinha de tapioca. Administra e aperfeiçoa seu trabalho e com o apoio do SEBRAE, já tem planos para o mercado internacional.

1.1.3 - Natureza e ramo de atuação

Produção mecanizada de farinha de trigo.

1.1.4 - Informações sobre o porte da empresa

Observando a necessidade de ter no mercado um produto de melhor qualidade, a CROC TAPIOCA, sendo uma empresa de pequeno porte, passou a desenvolver máquinas exclusivas para sua produção e tornou-se uma empresa que mais cresce em todo o estado neste segmento.

1.1.5 – Filiais:

Pólo em americano – Santa Izabel – município do Pará

04

1.1.6 – Número de funcionários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com