TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GREGÓRIO BEZERRA E SUA IMPORTÂNCIA PARA O POVO PERNAMBUCANO

Por:   •  8/9/2015  •  Ensaio  •  982 Palavras (4 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

GREGÓRIO BEZERRA E SUA IMPORTÂNCIA PARA O POVO PERNAMBUCANO

PRISCILA TIMÓTEO DE ALMEIDA

RECIFE

SETEMBRO - 2015


PRISCILA TIMÓTEO DE ALMEIDA

GREGÓRIO BEZERRA E SUA IMPORTÂNCIA PARA O POVO PERNAMBUCANO

                Trabalho apresentado ao Professor (a): MARIA LUIIZA MACIEL MENDES,                     da disciplina de Metodologia Científica                 da turma do 1ºPeríodo, turno: manhã                 do curso de  Administração.

     

FACULDADE INTEGRADA DE PERNAMBUCO

Recife - 2015


4

 1-DESENVOLVIMENTO          

  Nasceu na cidade de Panelas de Miranda, que hoje é conhecido por Panelas, município brasileiro. Localiza-se no Agreste de Pernambuco. Desde criança começou a trabalhar e quando completou seus oito anos ficou órfão de pai e de mãe, passando a ser escravo doméstico, fugiu por não aguentar os maus tratos. E nesse ano 2015, fazem 32 anos de sua morte, ficou conhecido como um dos maiores políticos e defensor da democracia do país. Além das atividades que exerceu cito estas como as principais, Agricultor, trabalhador domestico, operário da construção civil, militar, militante e comunista. O pernambucano Gregório Lourenço Bezerra, foi um dos primeiros presos pelo golpe de 64. Pela comissão da verdade no Recife, participou de diversas manifestações por melhores condições para os trabalhadores e como exemplo de intelectual revolucionário e com sua simplicidade transmitiu ao povo teses da importância prática e teórica. m importante greve ocorrida em 1917, Gregório começa a atuar ativamente, lutando pela jornada de 8 horas e em favor da Revolução Bolchevique. Neste episódio foi preso, acusado de perturbar ordem pública e cumpriu 5 anos de prisão.No ano de 1922 ele alista-se no Exército e decide se alfabetizar para entrar na Escola de Sargentos. Já a partir de 1927 passou a ler diversas obras marxistas e no ano de 1929 consegue entrar para a Escola de Sargentos. No ano seguinte ele filia-se ao Partido Comunista Brasileiro e passa a proteger militantes perseguidos pelo movimento integralista da época. Em 1932 Gregório recebeu a missão de comandar um exército de analfabetos e flagelados da seca, que combateu os Paulistas na Revolução Constitucionalista.

Participante da Aliança Nacional Libertadora (ANL), sua principal tarefa foi filiar o maior número de militares à frente. Gregório obteve sucesso nesta tarefa, além de conseguir centenas de fuzis e munições para a frente. Teve a incumbência, ainda, de deflagrar o movimento revolucionário em Recife. Liderou a tomada do Quartel General e vários pontos importantes da cidade.Com o movimento derrotado, Gregório foi preso, espancado e barbaramente torturado. Por participar dos eventos ligados à insurreição comunista, Gregório foi condenado a 27 anos de prisão. Em 1942 foi transferido para a Ilha Grande. No ano seguinte, quando passou para o presídio Frei Caneca, conheceu Prestes. Saiu da prisão em 1945. Recebeu do PCB a tarefa de reorganizar o partido em Pernambuco. Nas eleições de dezembro do mesmo ano, Gregório é o Deputado Federal mais votado para a Constituinte, aonde defendeu o direito de greve e a autonomia sindical; direito de votos aos analfabetos e aos militares; denúncia da exploração do trabalho, principalmente infantil; defesa da construção de creches para as mães solteiras e trabalhadoras, assim como sua obrigatoriedade em escolas, postos médicos, favelas e locais de trabalho. Foi defensor incondicional da Reforma Agrária Radical. Em setembro de 1947 o PCB volta novamente à ilegalidade e o mandato de seus deputados são cassados, inclusive o de Gregório Bezerra. Em 1948 foi sequestrado e preso por ordem do então presidente Dutra. Foi falsamente acusado de incendiar o quartel 15 R.I., em João Pessoa, na Paraíba. Sofreu várias tentativas de assassinato. Depois de dois anos de prisão foi absolvido por unanimidade pelo STM. Mesmo solto, continuou sendo perseguido. Entrou para a clandestinidade e continuou atuando na organização do PCB. Atuou em São Paulo, Goiás, Mato Grosso e Paraná.Em 1957 foi novamente preso por sua militância, principalmente formando Ligas Camponesas e sindicatos rurais. Foi liberto por habeas corpus. No V Congresso do partido, no ano de 1960, é eleito para o Comitê Central.Com o Golpe Militar de 1964, Gregório foi novamente cassado, espancado e barbaramente torturado pelos militares. Durante o período em que esteve preso, foi levado às ruas de Recife, amarrado com cordas pelo pescoço e arrastado. Foi processado e condenado por crime de lesa Pátria e por subversão a 19 anos de prisão e sua saúde e integridade física foram totalmente abalados. Foi libertado, somente, no ano de 1969, trocado, junto com 13 presos políticos, pela vida do embaixador americano sequestrado no Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (195.7 Kb)   docx (91.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com