TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geografia

Por:   •  8/9/2015  •  Artigo  •  568 Palavras (3 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 3

 Página 11: O que é a Geografia.

“ Não é fácil, definir nem estabelecer, com precisão, o que é a Geografia; este problema, porém, é comum ás outras ciências sociais, pois não existem ciências estanques, com objetivos bem delimitados, mas uma ciência única que, para facilitar o estudo de determinadas áreas, foi dividida, um pouco arbitrariamente, em várias outras, compartimentando-se uma totalidade. Esta divisão da ciências em vários campos do conhecimento foi o resultado tanto do alargamento do conhecimento científico, tornando difícil a uma pessoa dominar todo o seu campo, como faziam os sábios da Grécia, como o domínio da filosofia positivista, cada vez mais proeminente com a expansão do capitalismo, visando formar especialistas que entendam o mais profundamente possível de áreas cada vez mais restritas. Para que se castrassem os estudiosos de uma visão global, totalizando da realidade, tratou-se de estimular cada vez mais, a especialização e, em consequência, neutralizar ou reduzir a capacidade crítica dos estudiosos, sábios e pesquisadores.”

Página 15: A Geografia e o Problema de Interdisciplinaridade.

“ No caso da Geografia, a situação é mais grave; estudando as relações entre a sociedade e a natureza, ela tem áreas em comum com os dois grandes grupos científicos, e se o espaço é produzido e reproduzido pela sociedade, a Geografia tem grande aproximação com as mais diversas ciências sociais; se analisa a intervenção desta sociedade na natureza, tem naturalmente a necessidade de manter contatos, de trocar conhecimentos e experiências com muitas das ciências ditas naturais. Ao usar técnicas modernas, divulgadas pelas ciências ditas exatas, a Geografia necessita manter contatos com as chamadas ciências exatas. Esta diversidade de contatos e de enfoques tem colocado em perigo até a identidade da Geografia, fazendo com que autores conceituados afirmem ora a dualidade da Geografia, ora até a existência não de uma mas de diversas ciências geográficas.”

Página 17: a Unidade e a Diversidade em Geografia.

“ A Geografia, estudando as relações entre Sociedade e a Natureza, tem um objeto muito amplo, levando a ser confundida ou a penetrar em outras ciências. Daí as discussões sobre a existência de uma Ciência Geográfica ou de Ciências Geográficas que tanto preocuparam os seus estudiosos em congressos nacionais e internacionais, desde o primeiro, como o realizado em Amberes, em 1871. O fato é que a ampliação dos conhecimentos geográficos e o desejo da especialização dos geógrafos, a partir da primeira metade do século xx, levaram os mesmos a se dividirem em dois grupos: os que faziam Geografia Física e os que faziam Geografia Humana.”

                                 

                                             Crítica Geral

De fato, cabe à Geografia estudar as relações entre a sociedade e a natureza, analisando a forma como a sociedade atua, buscando criticar os métodos utilizados e indicando técnicas e as formas sociais que melhor mantém o equilíbrio biológico e o bem estar social. Ela é uma ciência eminentemente política, devendo indicar caminhos a sociedade nas formas de utilização da natureza. Daí podemos concluir que a Geografia é eminentemente uma Ciência Social, uma Ciência da Sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (39.3 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com