TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geopolitica

Por:   •  23/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  275 Palavras (2 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 2

Na década de 1960, a CEPAL, órgão da ONU, conduziu as tentativas de integrar a econômia na América Latina, em que acreditava-se que iria industrializar, ao invés de vender externamente as matérias primas. Uma das tentativas da CEPAL foi na América Central, o Tratado foi assinado entre as Repúblicas da região, sendo Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras e Nicarágua; Vendiam o que produziam: cacau, café, frutas, madeiras e etc, para a Europa e EUA e não inter-regional. A idéia da CEPAL era que o comércio, não fosse somente de bens primários aumentado e sim o resultado produtivo e a venda local, mais recursos ficaria na região aumentando a riqueza e o trabalho.

A TEC é um dos passos mais complicados para integrar, e para a América Central, colocavam metas para atingir em curto período. O maior órgão dirigente é o Conselho Econômico Centro Americano. Criando o Conselho Executivo com a Secretaria chamada SIECA, com sede na cidade de Guatemala. O tratado não afirmava segurança e nem tratamento diferenciado às economias menores.

As economias regionais eram parecidas, não havia diferenças profundas entre elas. Os fatos demonstraram que Honduras e Nicarágua sentiam-se prejudicados com a integração, pedindo garantias especiais, acontecendo na ALALC (Associação Latino-Americana de Livre Comércio) e na CAN (Comunidade Andina de Nações).

A Duração do tratado é de 20 anos podendo ser prorrogado quantas vezes quisesse. A integração por mais problemas que tivesse ajudou a melhorar as trocas regionais. Contudo, não durou muito tempo, o nacionalismo interno se movimentou e barreiras foram levantadas. Fundir a integração dependia de melhorias na infra-estrutura regional precária, e nos produtos vendidos que iam para países de fora da área.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (39 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com