TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geopolitica

Por:   •  1/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.233 Palavras (5 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 5

Geopolitica

• Comercio Exterior – Soberania do Pais (Nação);

• Nação = Organização – Pessoas – Territórrio – Lider – Estruturação;

• Relações Internacionais – Acordos entre Soberanias. Porém o conceito se baseia não mais em Nações, e sim, entre Estados e Governos.

• Fundamentos das Relações Internacionais

Trasnacionalização de todas as relações (Econômicas, Sociais, Politicas e Culturais);

Diminuir os conflitos, pois há interdependência das nações;

Diplomacia (Busca Acordos), Multilateralismo (Varios Lideres “China, Eua, Russia, Alemanhã, India”), Multiculturalismo;

Histórico: Até Sec. XVII não haviam Estados, tudo era a base de FORÇA e PODER para exercer autoridade sobre territórios, ou assuntos relacionados a guerra, exércitos ou tratados. Suas unidades econômicas eram famílias, os feudos, e as cidades, outros. A politica era estruturada pelos laços de sangue, e comunhão de valores religiosos.

• Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918)

- Os europeus começaram a ter um grande progresso econômico (ricos oprimindo os mais pobres);

- Disputa desses Paises industrializados para dominar a Europa em busca de (Mercados e Matérias Primas, e Territórios);

- Investimentos em tecnologias (Armamentos, Remédios, Exércitos);

- Começaram as Alianças, e foram divididos em dois blocos:

TRIPLICE ALIANÇA : Alemanha, Italia, Imperio Austro-Hungaro

TRIPLICE ENTENTE: Russia, França e Inglaterra

- O fim da guerra veio em 1917, onde os EUA decidem entrar na guerra. Eles entram do lado da Triplice Entente, devidos a acordos com frança e Inglaterra. A entrada foi crucial, assim consolidando o final e a assinatura da rendição por parte da Tripliçe Aliança.

TRATADO DE VERSALHES: Alemanha com a perda da guerra, teve que diminuir seu exército, ter sua indústria sob controle, e devolver as colonias para a França, além de pagar os prejuizos dos ganhadores.

• Consequencias da 1ª Guerra Mundial :

- 10 Milhões de Mortos

- EUA o Pais mais rico do mundo

- Aumento do desemprego na Europa

- Divisão do império Turco

- Surgimento de alguns Países (Iugoslávia) e desaparecimento de outros

- Separação do império Austro-Hungaro

• CAPITALISMO X SOCIALISMO :

Capitalismo – Sistema econômico em que os meios de produção e distribuição são de propriedade privada e com fins lucrativos. A oferta, demanda, preço, distribuição NÃO são feitos pelo governo, e os lucros são para os proprietários das empresas, e os salários são pagos de acordos com cada empresa. Isso gerando Classe Social. O Capitalismo é dominante no mundo desde o final do feudalismo.

Socialismo - O Socialismo se baseia no desejo de justiça e liberdade, de forma inclusiva. No sistema socialista o controle é realizado pelo estado administrando e distribuindo bens e é caracterizado pela igualdade para todos os cidadãos. Muitos socialistas criticam o capitalismo, pois concentram injustamente a riqueza e o poder nas mãos de poucos que controlam a sociedade.

• Karl Marx – Um dos principais filósofos, que afirmava que o sistema socialista não deveria haver classes sociais e nem propriedade privada. Todos os bens e propriedades particulares seriam de todos, e haveria repartição do trabalho comum e dos objetos de consumo, eliminando as diferenças econômicas entre todos.

• Comunismo – O socialismo é uma etapa para chegar ao comunismo. O comunismo seria a etapa onde implicaria o desaparecimento das classes sociais e do próprio Estado. E teria o repartimento dos lucros de forma igual, seriam proprietários de seu trabalho e bens de produção. (Hoje vemos Cuba e China como teoricamente *Comunistas)

• Idealismo : O Idealismo defende a forma de estruturar o mundo, buscando condutas pacificas, buscam acordos, buscam a paz. A paz duradoura. O motivo de existir esse pensamento, provalvelmente foi pela consequência dos tristes resultados da 1ª Guerra. Com isso foi criada a Liga das Nações, onde foi havendo a limitação de armamentos, remoção de barreiras comerciais, fim da exploração colonial, reajustamento dos territórios. Porém isso não durou muito, e os fracassos ficaram evidentes com o começo da 2ª Guerra Mundial. “Alemanha, Italia e Japão”, não gostaram do Idealismo.

• Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945)

- As Nações (Alemanha, Italia e Japão) desejavam alcançar a condição de potências hegemônicas, e para isso, acreditavam que conquistando territórios seriam totalmente donos do mundo. A guerra deu inicio em 1939, quando a Alemanha invadiu a Polônia. Com esse ato imediatamente a França e a Inglaterra sairam em defesa, declarando guerra. Mais tarde em 1941a URSS também se ingressou na guerra, por ser atacado pelas forças Alemãs. Os EUA também entraram na guerra quando foram atacados pelos Japoneses em sua base naval Pearl Harbor.

- Houve surgimento dos governos totalitários com objetivos militaristas e expansionistas;

- Surge o nazismo na Alemanha e Hitler, com objetivos expansionistas, assim desrespeitando o Tratado de Versalhes, e retoma alguns territórios perdidos na 1ª Guerra;

- Partido Fascista na Italia com Mussolini que também não respeita o tratado;

- O Japão tem desejos de expansão.

Assim

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (54 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com