TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geopolitica

Por:   •  19/10/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  259 Palavras (2 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 2

Questão 1

Na evolução do sistema internacional, percebe-se a formação de hegemonias de um país ou um grupo de países. Aborde a passagem da hegemonia da Inglaterra para a dos Estados Unidos da América, apontando 2 (duas) principais dimensões deste período que auxiliaram a queda da Inglaterra e/ou a ascensão dos Estados Unidos. (5,0 pontos)

Hegemonia é a soberania de um país em relação ao outro, onde o país hegemônico tem influência em diversas áreas sobre o outro (áreas econômicas, políticas, culturais e etc.).

A partir do século XVIII é que se formam estruturas hegemônicas sob a condição de liderança de uma potência onde normalmente coincide com sua posição no desenvolvimento do capitalismo mundial.

A Inglaterra foi a pioneira no processo de evolução das máquinas a vapor que trouxe evolução a produção e através disso conseguiu ser a maior potência econômica do mundo, sendo o país que exercia a hegemonia sobre os Estados Unidos.

Foi na Primeira Revolução Industrial, originária da Inglaterra do século XVIII e XIX, ocorrendo plenamente entre 1820 e 1830,que a Inglaterra se tornou o centro hegemônico do capitalismo.

Graças a sua indústria a Inglaterra dominava a maioria dos países consumidores.

Já na Segunda Revolução Industrial, que ocorreu no final do século XIX,os Estados Unidos assumiram a hegemonia através de uma nação agroexportadora.

As principais dimensões e/ou fatos importantes para a queda da Hegemonia da Inglaterra e ascensão dos Estados Unidos se deu porque os Estados Unidos criaram máquinas inovadoras como o automóvel, inauguraram grandes conglomerados industriais e alteraram os processos produtivos através das técnicas de Frederick W. Taylorassumindo a liderança do mercado consumidor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (40.9 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com