TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerenciamento de fluxos de materiais: conceitos gerais

Projeto de pesquisa: Gerenciamento de fluxos de materiais: conceitos gerais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2014  •  Projeto de pesquisa  •  792 Palavras (4 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 4

1- Introdução. Administração de materiais: conceitos gerais.

Visita Técnica

Nome da empresa: CCS corte de metais a laser

Relatório de visita técnica

Introdução

O objetivo deste relatório mostras como funciona a administração de matérias dentro da empresa CCS corte de metais a laser, e aplicar no que foi aprendido em sala de aula.

Desenvolvimento

Nosso contato foi à aluna Lorena Assis de Oliveira que já trabalha dentro da empresa, as informações passadas pela empresa foram limitadas, por isso iremos nos basear apenas nas informações que foram possíveis ser coletadas.

A empresa utiliza o sistema MRP (Material Requirement Planning), que planeja toda a necessidade de matérias.

Nas últimas semanas 100% dos itens do seu maior cliente foram implantados no sistema MRP, essa atitude da empresa facilitou muito o controle do seu estoque, diminui extravio de peça, perda de ordem se fabricação (por se tratar de um sistema onde se utiliza apontamento das ordens). Para a implantação geral desse sistema, foram realizados “eventos kaizen”, onde os funcionários faziam grandes inventários, divididos por tipos de produto onde eram geradas as ordens de fabricação, feito o apontamento até o processo onde a peça se encontrava e as ordens eram distribuídas em seus determinados itens.

Pudemos observar que a implantação desse sistema facilitou muito para o controle de matérias, o PCP foi um dos mais favorecidos com esse procedimento, ordens que eram geradas manualmente hoje geram pelo sistema, análises que demoravam horas, hoje em questão de minutos já são feitas. O controle da expedição hoje já é bem mais confiável, e com a porcentagem menor de erros. Mas ainda existe uma barreira para os seus funcionários procederem da maneira correta.

Conclusão

Podemos concluir que a visita realizada nos mostrou de forma prática como funciona o sistema MRP, e quais são seus reais benefícios e o quanto é importante nos dias de hoje as empresas investirem em um bom sistema de administração de mateais, porque muito mais que administrar, é ter um trabalho de qualidade, entregas na data correta e da maneira correta.

Pudemos observar também que ainda existem algumas barreiras por parte dos funcionários que trabalham na fábrica em apontar ordens, sugerimos que fossem feito reunião e treinamento de tempo em tempo, e como na empresa existe a

“reunião de 5 minutos” que é feita semanalmente, também sugerimos para que fosse abordada a importância do apontamento das ordens de fabricação.

2- Dimensionamento e Controle de estoques.

De acordo com Baranger (1994), o Just-in-time é uma proposta de reorganização do ambiente produtivo, que visa a eliminação de desperdícios e o melhoramento contínuo dos processos de produção. Seu objetivo consiste em entrega de produtos e serviços, na hora certa para o uso, buscando a melhoria continua, que é obtida e desenvolvida através da redução de estoques. Este sistema permite a continuidade do processo, mesmo quando há problemas nos estágios anteriores a sua produção final.

Segundo Baranger (1994), o conceito do JIT é bastante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com